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Fazer uma boa gestão financeira do negócio envolve controlar diversos dados importantes, que interferem diretamente na conquista das metas financeiras. Nesse sentido, você precisa entender a fundo o que é o faturamento e como acompanhá-lo.

Afinal, esse é um dos elementos mais relevantes para o empreendimento — e determina o potencial de alcance dos seus objetivos de manutenção e crescimento. Por isso, ao compreender o que o faturamento representa e como calculá-lo, você pode utilizá-lo para tomar decisões melhores.

Para entender bem esse termo tão comum no cotidiano empresarial, continue a leitura e saiba o que é o faturamento, os principais tipos e como encontrar esse dado no seu negócio!

O que é o faturamento e para que serve?

O faturamento corresponde ao dinheiro obtido pela sua companhia a partir da realização das atividades principais. Logo, ele é o total que a empresa contabiliza com a venda de produtos ou a prestação de serviços.

Desse modo, o faturamento é essencial para a manutenção do empreendimento. Afinal, ele costuma ser a principal fonte de receitas do negócio. Então é a partir dele que recursos se tornam disponíveis para investir no crescimento ou na consolidação da empresa, por exemplo.

Além disso, o faturamento serve de base para o cálculo dos impostos devidos. Dessa forma, ele é um dos principais elementos da gestão financeira de uma empresa e tem influência direta em sua performance.

Quais são os tipos de faturamento?

Agora que você sabe o que significa o faturamento, é interessante entender que não existe apenas um tipo de faturamento. Dependendo do recorte que é observado sobre os resultados da empresa, há classificações diferentes para esse indicador.

Para compreender melhor, descubra quais são os principais tipos de faturamento e suas principais características!

Mensal

O faturamento mensal é apurado ao longo do período que corresponde a um mês. Note que isso pode ser feito de duas formas. A mais comum envolve a medição desde o primeiro até o último dia de um mês específico.

Outra forma de medir o faturamento mensal é analisar o volume obtido com as vendas em meses diferentes, ao longo de 30 dias. Então você pode avaliar os resultados entre os dias 15 de cada mês, por exemplo.

Trimestral

O faturamento trimestral é calculado a cada três meses e é comumente utilizado para a análise de desempenho do negócio. Além disso, muitas vezes o total serve como base de cálculo dos tributos, como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

Essa medida pode ser uma forma de acompanhar a performance das finanças com um tempo um pouco maior. Assim, é possível ter uma visão mais clara sobre as medidas adotadas para gerar mais ganhos, por exemplo.

Anual

Como o nome indica, o faturamento anual é a soma da performance durante 12 meses. Logo, essa análise ajuda a entender qual é a evolução do negócio em um período estendido.

Assim como acontece no resultado mensal, você pode medi-lo de dois modos. O primeiro considera os números de janeiro a dezembro e indica o desempenho no ano fiscal. Ainda, é possível acompanhar o faturamento ao longo dos últimos 12 meses, sem necessariamente iniciar em janeiro. 

Bruto

Além dos tipos de faturamento classificados conforme o tempo de apuração, existe o faturamento bruto. Ele é dado pela soma das vendas de produtos ou da prestação de serviços ao longo do tempo de análise.

Portanto, o faturamento bruto corresponde a todo o montante que a empresa foi capaz de movimentar ao concluir as operações de venda. Ele representa o teto dos resultados obtidos com as atividades principais.

Líquido

O faturamento líquido, por sua vez, desconsidera as despesas de vendas e os impostos cobrados na efetivação do negócio perante o cliente. Além disso, ele desconta as vendas canceladas, devolvidas e os chargeback, que são cancelamentos de vendas realizadas no cartão.

Logo, o faturamento líquido subtrai esses valores da soma do montante bruto. Com isso, você tem uma visão mais realista do que poderá entrar no orçamento do negócio.

Fiscal

Existem ainda outras duas classificações que podem ser consideradas: o faturamento fiscal e o real. O primeiro equivale aos valores declarados para a Receita Federal, Secretarias de Fazenda e outros órgãos de fiscalização.

Portanto, esse tipo é o total apurado pelas notas fiscais emitidas no caso de venda de produtos ou prestação de serviços. O valor pode ser medido nos diferentes períodos.

Real

Por fim, há o faturamento real, que corresponde a tudo que foi efetivamente obtido. Essa diferença de classificação entre real e fiscal costuma existir no caso de vendas que acontecem sem nota fiscal.

No geral, não é permitido vender produtos sem esse documento. Então o faturamento real deve ser, necessariamente, igual ao faturamento real. Porém, existem poucas exceções que podem ser consideradas.

Na prestação de serviços por um microempreendedor individual, por exemplo, não é obrigatório emitir uma nota fiscal de serviços (NFS) para pessoa física. Logo, esse é um dos únicos casos em que o faturamento real pode ser diferente do faturamento fiscal apresentado.

Qual é a diferença entre lucro e faturamento?

Além de conhecer os tipos de faturamento, é fundamental entender que essa métrica não é o mesmo que o lucro. Na verdade, o lucro é dado pelo faturamento menos os custos fixos e variáveis da empresa.

Logo, o faturamento é o número inicial, obtido com base na soma dos resultados das vendas. Desse total, são descontados os gastos — como impostos, taxas, comissões, custos de produto ou serviço e mais.

Portanto, é possível ter um grande faturamento e um lucro baixo — e vice-versa. Esse desempenho depende da composição de despesas do negócio e da incidência delas sobre os resultados obtidos com as vendas realizadas.

Como calcular o faturamento da empresa?

Ao entender o que é o faturamento, também vale a pena aprender como calculá-lo. No caso do faturamento bruto, que é o mais simples de calcular, a equação é dada por:

Faturamento = Custo do produto ou serviço x Número de vendas

Então, quanto maior for o preço cobrado ou o volume de vendas, maior será o faturamento obtido. Como consequência, o planejamento financeiro do negócio será otimizado, já que é provável que haja mais recursos disponíveis em caixa.

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Se você tem uma empresa, é importante contar com ferramentas para não precisar fazer o cálculo do faturamento manualmente. Automatizar a tarefa evita erros e aumenta a produtividade do negócio. Para tanto, você pode contar com um software de gestão financeira, como o Granatum.

Com as nossas funcionalidades, será possível registrar as vendas e seus valores, bem como conhecer e acompanhar a evolução do faturamento. Assim, há como tomar decisões mais embasadas, especialmente ao usar ferramentas complementares, como o fluxo de caixa.

Com base no que você viu até aqui, é possível perceber que o faturamento é um dos pilares das finanças empresariais. Diante da gestão adequada desse montante, existe a chance de aumentar o nível de saúde financeira do seu negócio!

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