A inadimplência representa um atraso no cumprimento das obrigações financeiras do consumidor, e pode acontecer em vendas parceladas ou pós-pagas, por exemplo. Como o pagamento fora do prazo estipulado tende a afetar a gestão financeira do negócio, é importante acompanhar essas ocorrências — o que pode ser feito com ajuda do índice de inadimplência.
Por meio desse indicador financeiro, você terá uma visão completa sobre quais pagamentos de clientes estão em dia e quais estão pendentes. Essa análise também permite identificar gargalos e encontrar meios de evitar que o índice atinja níveis elevados na empresa.
Para entender esses pontos principais, veja o que é o índice de inadimplência e descubra como manter a situação do seu negócio sob controle!
O que é o índice de inadimplência e como funciona?
O índice de inadimplência é um indicador que mede o nível de pagamentos atrasados de uma empresa. Para padronizar a medição, é comum fazer o cálculo com base nos valores que estão em atraso há mais de 90 dias.
Já a fórmula é dada pela seguinte equação:
Índice de inadimplência = (Valores em atraso / Total de valores a receber) x 100
Logo, quanto maior for o volume financeiro em aberto em relação aos recebíveis da sua empresa, maior será a medida do indicador.
Embora não existam parâmetros mínimos e máximos, o ideal é manter esse índice o mais baixo possível. Afinal, isso significa que a maior parte dos valores devidos pelos clientes está em dia.
Por que é importante acompanhar esse indicador?
Agora que você sabe o significado da taxa de inadimplência, é interessante entender o que a torna tão relevante. Na prática, o indicador permite conferir a aderência dos clientes aos prazos de pagamento e identificar o volume de atrasos, ajudando na gestão financeira.
O índice também permite otimizar o gerenciamento do caixa, considerando entradas e saídas do orçamento. Além disso, essa é uma forma de identificar ameaças que possam levar a um desequilíbrio financeiro, como o crescimento da taxa de inadimplência.
Por meio dessa ferramenta, portanto, é possível entender o cenário de inadimplência da companhia e quais são os pontos que devem ser trabalhados para reverter o quadro. Assim, há como melhorar a entrada de recursos e favorecer a administração empresarial.
Como evitar um índice de inadimplência alto?
Até aqui, você conferiu que calcular e acompanhar a taxa de inadimplência dos clientes é essencial para a gestão financeira empresarial. No entanto, além de medir os resultados, vale a pena compreender como agir para melhorá-los. Para isso, você deve aprender a como evitar índices de inadimplência elevados.
A seguir, veja dicas importantes para colocar em prática!
Desenvolva uma política de concessão de crédito
Uma das medidas focadas na prevenção de inadimplência inclui o desenvolvimento e a implementação de uma política de concessão de crédito. Ela consiste em um conjunto de regras e critérios que definem se a sua empresa permitirá a venda a prazo para determinado cliente.
Essa política pode conter uma análise completa de crédito, por exemplo. Ao buscar informações públicas sobre o cliente, é possível conhecer o histórico de pagamento (inclusive a existência de pendências) e até a sua capacidade financeira.
A partir disso, analise os dados para definir quais são os consumidores que apresentam menos riscos de inadimplência. Desse modo, há como disponibilizar mais crédito para quem apresentar maiores chances de pagamento ou negar a solicitação para clientes com maior risco, por exemplo, visando reduzir as chances de inadimplência.
Ofereça vantagens para o pagamento em dia
Outra dica para evitar os atrasos no pagamento envolve disponibilizar condições mais interessantes a quem quitar os valores de maneira antecipada. É possível, por exemplo, dar um desconto para quem realizar os pagamentos pendentes até determinada data, antes do vencimento.
Vale a pena analisar qual benefício faz mais sentido para o tipo de cliente e as condições da sua empresa. No geral, esse tipo de iniciativa recompensa os clientes adimplentes e ajuda a criar uma cultura de pagamento em dia.
Crie uma régua de cobrança
Nas situações em que não for possível evitar a inadimplência, é essencial saber como realizar uma cobrança efetiva em busca da recuperação de crédito. Para tanto, uma das dicas mais importantes é desenvolver uma régua de cobrança.
Essa é uma ferramenta que serve para estabelecer um padrão de contato com os clientes em busca da reversão da inadimplência. Nesse cenário, você pode determinar após quanto tempo de atraso deve acontecer o primeiro contato, por exemplo.
Ainda, decida com qual frequência deve haver a abordagem e quais os canais devem ser utilizados para entrar em contato com o cliente. Assim, é possível criar processos que podem ser repetidos e que ajudam a recuperar os valores em aberto.
Dependendo do caso, pode ser interessante incluir pontos de contato antes do atraso e logo após ele se concretizar. É o que ocorre ao enviar um alerta sobre o vencimento de um pagamento na véspera e na data combinada para o pagamento.
Se houver atraso, existe a chance de entrar em contato já no primeiro dia de inadimplência. Isso porque um tempo menor até a cobrança pode elevar as chances de obter o pagamento.
Utilize a tecnologia
Para implementar essas estratégias sobre a inadimplência, é essencial contar com uma ferramenta que o ajude a executar as atividades com eficiência. No caso, usar a tecnologia é especialmente importante para o processo.
Com recursos automatizados, por exemplo, é possível garantir que o acompanhamento do índice de inadimplência seja preciso. Assim, você saberá exatamente quais são os clientes em atraso e poderá direcionar os contatos de cobrança com mais eficiência.
Como usar o Granatum para evitar a inadimplência na sua empresa?
Como você viu, recorrer à tecnologia é fundamental para prevenir, monitorar e reverter a inadimplência. Nesse caso, escolher o Granatum permitirá que sua gestão financeira tenha todos os recursos dos quais precisa para atuar de maneira automatizada.
Com a funcionalide de cobranças automatizadas que vem junto com o software do Granatum, é possível criar cobranças por boleto, cartão de crédito ou pix, e enviá-las para seus clientes em réguas de contato automáticas, que disparam emails antes, no dia e dias depois da data de pagamento, caso a cobrança não tenha sido paga.
Isso vai te ajudar a reduzir o tempo gasto com o processo de contas a receber e diminuir o índice de inadimplência na sua empresa.
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