Já conversamos sobre a crise, explicamos a importância do seu Fluxo de Caixa, te ensinamos a pensar em Cenários Orçamentários e no último post demos 6 dicas para reduzir os custos da sua empresa nos próximos meses.
Durante esse período exploramos diversas possibilidades para controle e eventual diminuição de despesas durante essa quarentena. Mas agora chegou a hora de te ajudarmos a pensar em oportunidades possíveis para o seu negócio aplicar e conseguir enfrentar esse período permanecendo ativo!
E embora nem todas as possibilidades de produtos, serviços e negócios se encaixem nas possibilidades consideradas, ressaltamos que é importante pensar com calma e perceber que podem existir maneiras de manter sua empresa funcionando durante essa crise. Estamos tentando pensar, juntos, em formas de manter as coisas nos trilhos.
>> Entenda como Não deixar a crise abater seu Negócio.
Elencamos apenas alguns dos formatos e adaptações que podem fazer sentido para seu empreendimento, mas de alguma forma eles podem te ajudar a ter ideias e chegar às suas próprias conclusões e saídas.
1) E-Commerce
Se você ainda não tem um formato online de comércio, talvez esse seja o momento de desenvolvê-lo. Com a maioria dos empreendimentos com portas fechadas, operando em home-office e com os estoques armazenados, montar um site para vendas remotas pode movimentar seu caixa, eliminar excedentes e ainda te ajudar na captação e fidelização de seus clientes.
Métricas de outros países já apontaram que o consumo online cresceu durante a pandemia. E hoje existem inúmeras plataformas confiáveis em que é possível incluir sua empresa, produto ou serviço.
Você também pode adicionar uma lojinha ou setor de vendas diretamente no site do seu empreendimento, ou até mesmo fazer a venda de seus produtos por WhatsApp, disponibilizando aos seus clientes um cardápio de serviços ou produtos com dinamismo, combinando prazos e passando valores diretamente do seu celular.
>> Automatizar processos pode ser melhor, mais rápido e mais eficiente.
2) Delivery
Sem poder sair de casa, com a família por perto, muita coisa para fazer no home office e tantas outras em casa para organizar. O cenário é propício para a maior parte das pessoas recorrer a facilidades cotidianas eventualmente.
Seja alimentação, uma compra específica e até itens diversos como plantas e suprimentos para pets: considere levar seu produto as pessoas de forma a facilitar o acesso do seu público a ele.
Com o delivery você mantém seu caixa rodando e ainda cria inúmeras possibilidades de consumo de seus produtos. Afinal, embora em quarentena, as pessoas ainda têm suas necessidades.
Atualmente, com aplicativos facilitando a retirada e entrega ao público final, é muito prático e simples implementar esse serviço. Ou no caso de preferir personalizar a entrega, muitos pequenos produtores estão utilizando seus próprios veículos para levar seus itens aos clientes.
3) Cursos Online
“Ah, mas eu não ofereço um produto, e sim um serviço…Como farei?”. Nesse caso, venda o que você tem de melhor: seu conhecimento.
Muitas pessoas estão aproveitando o tempo livre que têm expandindo seus hobbies, aprimorando suas habilidades, se informando mais sobre interesses muitas vezes deixados de lado devido à correria da rotina de trabalho, com deslocamento e etc.
Estão otimizando o próprio tempo consumindo mais conteúdo e se dispondo a aprender coisas novas.
Por exemplo, aqui no Granatum nós disponibilizamos diversos conteúdos que ensinam sobre Gestão Financeira. Webinars, Cursos, Vídeos… Todo esse conteúdo é desenvolvido para dividir nosso conhecimento.
E hoje, com a disponibilidade de um smartphone, da sua experiência sobre mercado e seu serviço, já é possível começar a desenvolver algum material. Você pode comercializá-lo com aqueles que querem ingressar no mesmo ramo ou apenas têm curiosidade sobre o nicho de mercado.
Muitas plataformas online permitem o cadastro e disponibilização desse conteúdo, seja ao vivo ou on demand. E se preferir fazer “por conta”, você ainda pode contatar seus clientes para oferecer a eles uma videochamada instrutiva ou usar as redes sociais para divulgar essa nova modalidade de prestação do seu serviço.
4) Vouchers de Desconto e Consumo Futuro
Muitos comércios estão oferecendo vouchers de desconto ou vales para consumo futuro de seus produtos. Um esquema comum no varejo de “Compre 1, Leve 2” às vezes faz sentido para o seu caixa quando seu produto não corresponde a algo essencial neste período, incentivando o consumo e podendo impactar de forma crucial a saúde financeira do seu negócio no momento.
Ou você pode ativar sua rede de contato com os clientes oferecendo algum serviço e promoção especial caso eles comprem hoje algo que receberão e usufruirão apenas ao final da pandemia. Só fique atento: no caso de oferecer hoje um serviço que será realizado no futuro, contabilize quantas horas pode dispor para não deixar seus clientes na mão ou acabar sobrecarregando sua agenda ou espaço nas datas propostas.
Pense em horários, datas ou até mesmo reserve parte da agenda para atender diariamente com esses clientes que estão te apoiando nesse momento.
Seja um produto exclusivo ou até um tratamento VIP: qualquer diferencial que você possa oferecer pode ser explorado e considerado para gerar entradas no seu caixa.
5) Associe-se a Outros Produtores
Assim como o seu negócio está passando por dificuldades, muitos setores do mercado não têm perspectiva de melhora. Quem sabe associar seu serviço ou produto ao de outro nicho vira um diferencial que agrada aos clientes?
Se você faz chocolates, converse com floriculturas; se produz pães ou doces artesanais, converse com restaurantes pequenos que possam oferecê-los no cardápio delivery. Pense em ofertas casadas que podem te ajudar e também dar suporte a outros serviços e vice-versa.
Todas essas dicas podem te ajudar a manter seu negócio operando e seu caixa rodando. Você inclusive consegue acompanhar o resultado das implementações olhando seus relatórios de Fluxo de Caixa no Granatum. Faça seu teste grátis por 7 dias clicando no botão abaixo ou baixar nossa planilha modelo pra fluxo de caixa:
E nos conte se consegue aplicar alguma dessas dicas no seu negócio ou se tiver alguma outra dica criativa. Mande suas ideias e experiências para podermos compartilhar com mais empreendedores.
Todas essas informações fazem parte de uma série que estamos desenvolvendo sobre controle financeiro para auxiliar os empreendedores durante a crise e foram disponibilizadas anteriormente através de e-mails para todos que fazem parte de nosso mailing. Você consegue conferir ela clicando aqui!
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