Para evitar que um negócio quebre é preciso organizar o financeiro, analisar os dados disponíveis e a partir daí montar um plano de ação.
O cotidiano de um empreendedor é repleto de desafios, especialmente na tomada de decisões financeiras. Isso acontece porque um equívoco na estratégia pode trazer complicações para a operação da empresa — com risco até de levá-la à falência.
Além disso, existem diversos cenários que podem gerar dificuldades para que o empreendimento mantenha sua saúde financeira. No entanto, embora possa parecer uma tarefa complexa, há soluções capazes de reverter esse quadro e manter o funcionamento do negócio.
Quer saber como salvar uma empresa da falência? Neste artigo, você entenderá as situações que podem levar às crises e conhecerá as principais estratégias para transformar esse cenário negativo.
Acompanhe a leitura!
O que leva uma empresa à falência?
A falência da empresa é um dos principais pesadelos de um empreendedor. Afinal, a criação de um negócio pode representar não apenas a realização de um objetivo pessoal, mas ser sua principal ou única fonte de renda.
Além disso, a rotina dos funcionários também depende da saúde financeira da empresa. Nesse sentido, existem diversos cenários que podem resultar na falência. Muitos, inclusive, acontecem devido a situações externas à operação.
Para entender melhor, imagine os cenários de crise que o Brasil e o mundo enfrentam em 2020. Toda a economia global sentiu os impactos da instabilidade gerada pela pandemia de covid-19 e, consequentemente, muitos negócios não tiveram a oportunidade de encontrar soluções.
Entretanto, o risco de falência também pode incidir a partir de más decisões da gestão. Caso a empresa conte com pouca clareza em seu planejamento, por exemplo, as chances de que as estratégias não resultem em retorno positivo são altas.
Além disso, a falta de organização financeira é outro dos principais motivos que podem ameaçar a operação da empresa. Isso porque o cenário dificulta a identificação dos problemas que a companhia enfrenta.
Como salvar uma empresa da falência?
Como você viu, são muitos os motivos que podem colocar em risco a operação da empresa. Contudo, existem estratégias com potencial de reverter o quadro negativo e devolver saúde financeira ao negócio.
Conheça as principais!
Organize as finanças
O primeiro passo para salvar uma empresa da falência é organizar as finanças. Essa medida permite que os gestores identifiquem a real situação financeira do negócio. A partir desse entendimento, haverá mais clareza para desenhar as soluções necessárias.
Nesse sentido, é preciso começar com a organização do fluxo de caixa. A prática permite visualizar as entradas e saídas de capital das contas da empresa. Logo, ela permite que os gestores verifiquem os recursos disponíveis com maior facilidade.
Além disso, a organização das finanças pode mostrar quais são os principais motivos pelos quais a operação está gerando prejuízos. Também será possível entender o montante dos atuais compromissos financeiros da companhia.
Para pequenas empresas, um erro comum nessa área está em não separar as finanças pessoais daquelas referentes ao negócio. Assim, é possível que exista uma mistura de caixa que coloca em risco a saúde financeira do empreendimento.
Faça um planejamento financeiro
O planejamento financeiro cumpre uma função primordial na recuperação de uma empresa que apresenta risco de falência. Ele permite definir como será o uso dos recursos disponíveis e elaborar um plano de melhorias para superar as dificuldades enfrentadas.
Dessa maneira, uma das primeiras etapas do planejamento deve ser estabelecer o capital que será necessário para o pagamento das dívidas e definir como será possível obter os recursos. Após solucionar as pendências financeiras, considere criar uma reserva financeira para emergências.
Renegocie dívidas
Após organizar as finanças e entender a real dimensão do problema, é possível começar a trabalhar para quitar as dívidas. Para tanto, é interessante separá-las quanto aos prazos — com objetivo de priorizar as mais urgentes.
Assim, é preciso saber se a empresa conta com os recursos financeiros para pagar, ao menos, uma parcela delas. Caso isso não seja possível, você deve buscar estratégias de renegociação de prazos e montantes financeiros.
Vale lembrar que seus fornecedores e credores também precisam dos recursos para a operação deles. Logo, um acordo que funcione para ambas as partes será vantajoso para todos.
Corte despesas
O corte de gastos é outra prática importante para salvar uma empresa da falência. Isso acontece porque deixar a operação mais enxuta é uma das principais formas de encontrar soluções para o problema.
Uma das possibilidades é trocar os fornecedores. Nesse sentido, pode ser interessante encontrar outro parceiro que ofereça uma solução com melhor custo-benefício para suas necessidades naquele momento.
Outra opção está em reduzir o pró-labore dos sócios momentaneamente. Desse modo, haverá mais capital disponível para aplicar na operação do negócio.
Por último, a demissão dos colaboradores pode ser uma forma de reduzir gastos. Contudo, é fundamental ter cautela nesse momento. Afinal, além de essa atividade resultar em outros custos, a equipe também pode ter um papel importante na reversão da crise.
Consiga novos recursos
Mais uma estratégia para salvar uma empresa da falência é encontrar novas formas de obter recursos para sua operação. Uma opção é recorrer a instituições financeiras para negociar linhas de crédito, como empréstimos e financiamentos.
Entretanto, diante de uma possível falência, é imprescindível organizar todos os documentos financeiros para conseguir melhores condições no banco. Além disso, certifique-se da sua capacidade de pagamento, para evitar novos problemas financeiros.
A antecipação de recebíveis também pode ser uma alternativa nesse contexto. A prática consiste em adiantar a entrada de um pagamento futuro — como de vendas parceladas. Nesse caso, a principal vantagem é que ela não representa uma nova dívida e pode facilitar o levantamento de capital.
Estude estratégias para o negócio
Por fim, é preciso encontrar novos caminhos para a operação da empresa. Isso inclui desenhar estratégias para gerar outras fontes de renda — como a adição de mais produtos ou serviços. Repensar a atual lógica de precificação também pode ser uma opção interessante.
Ainda, é possível investir em novas soluções para otimizar a gestão da empresa, especialmente na área financeira. Com softwares especializados, por exemplo, há possibilidade de automatizar a rotina do setor e agilizar a tomada de decisões com base em dados — minimizando as chances de erros no planejamento.
Como você acompanhou, salvar uma empresa da falência é possível por meio de uma estratégia eficiente de recuperação. Depois de entender essas abordagens, é possível planejar as formas de retomar a operação com mais tranquilidade no orçamento!
Quer saber mais sobre como organizar a gestão da empresa? Entenda, na prática, como fazer um planejamento financeiro!