precificação por margem de contrinuição

Uma gestão financeira de qualidade é fundamental para qualquer tipo de negócio — independentemente do porte ou setor de atuação. Para fazê-la com eficiência, é importante saber como precificar um produto, o que pode ser feito por meio da margem de contribuição unitária.

Isso ocorre porque o preço que uma empresa estabelece para as mercadorias que vende está diretamente relacionada aos seus resultados financeiros. Desse modo, uma precificação adequada, além de possibilitar lucros, garante a viabilidade e o crescimento do negócio.

Se você deseja saber como calcular a margem de contribuição unitária e fazer uma precificação correta do seu produto, acompanhe as informações a seguir!

O que é a margem de contribuição unitária?

Também conhecida como lucro bruto, é um indicador financeiro que representa o ganho bruto que uma empresa obtém sobre as vendas realizadas. Logo, esse indicador mostra o lucro apurado, após o pagamento do custo do produto e dos seus respectivos impostos.

Em todo tipo de negócio, a margem de contribuição unitária é utilizada para pagar os gastos fixos da organização. Entre eles, estão:

  • aluguel;
  • contas mensais;
  • folha de pagamento;
  • manutenção de equipamentos;
  • seguros.

Além disso, essa margem integra a distribuição dos lucros entre os sócios e os acionistas da organização. Outro ponto para considerar é que, por meio desse indicador, é possível avaliar o desempenho e a saúde financeira da empresa. Como consequência, há como entender se o faturamento é suficiente para cobrir as despesas fixas e ainda gerar ganhos.

Como fazer o cálculo dessa margem?

Agora que você já sabe o que é margem de contribuição unitária, vale a pena conhecer a fórmula utilizada para calculá-la. Antes disso, entretanto, é preciso entender que existe uma distinção entre custos e despesas. Isso porque elas fazem parte da fórmula e podem gerar dúvidas na hora de realizar o cálculo.

Os custos referem-se aos gastos que a empresa tem para produzir um determinado produto — por exemplo, a compra de insumos. Já as despesas estão relacionadas aos gastos para manter o negócio, como o aluguel ou a conta de energia.

Com essa explicação, confira a fórmula da margem de contribuição unitária:

Margem de contribuição unitária = Preço de venda do produto – (Custo variável unitário + Despesa variável unitária)

Exemplo prático

Para entender como calcular a margem de contribuição unitária, acompanhe o exemplo a seguir. Suponha que a sua empresa tenha vendido 50 unidades de um produto por R$ 80 cada. Os custos variáveis unitários foram de R$ 25 e as despesas variáveis unitárias foram de R$ 20.

Sendo assim, a partir da fórmula apresentada acima a margem de contribuição unitária será de R$ 35. Logo, cada produto desse exemplo contribuirá para cobrir os custos fixos da empresa com R$ 35. Essa é a quantia que sobra por unidade após um negócio ser concretizado.

Também é possível encontrar o valor da margem de contribuição unitária em porcentagem. A fórmula é a seguinte:

Índice de margem de contribuição unitária (%) = (Margem de contribuição unitária / Receita das vendas) x 100

No exemplo, a margem de contribuição será de R$ 1.750 (50×25) e a receita total será de R$ 4.000 (50×80). Assim, o índice de margem de contribuição unitária percentual será de 43,75%.

Como você pode ver, o cálculo não é complexo. Porém, é preciso levantar adequadamente todos os custos e despesas variáveis unitárias para identificar corretamente o resultado. 

Existe uma margem de lucro ideal?

Um assunto que costuma gerar dúvidas se relaciona a uma suposta margem de lucro ideal. Contudo, é preciso saber que ela depende de diversos fatores. Entre eles, estão o tipo de empresa, o produto, a concorrência, o mercado e outros.

Entretanto, há dois parâmetros que você pode usar como base:

  • empresas de comércio podem considerar uma margem de lucro entre 15% e 20%;
  • companhias do setor industrial costumam considerar essa margem entre 8% e 12%.

Por que precificar produtos através da margem de contribuição unitária?

Até aqui, você entendeu o que é a margem de contribuição unitária e qual a fórmula para calculá-la. Agora, é importante compreender por que utilizá-la para precificar os seus produtos.

Na prática, utilizar esse indicador na precificação de suas mercadorias ajuda a fazer uma gestão financeira mais adequada e inteligente. Isso ocorre porque, por meio dela, é possível:

  • definir o preço mínimo de venda;
  • avaliar a lucratividade da companhia;
  • estabelecer o ponto de equilíbrio financeiro do negócio (breakeven point);
  • elaborar ações e estratégias de vendas;
  • fazer um planejamento mais eficaz;
  • saber quanto de dinheiro sobra a cada venda para cobrir os custos e despesas fixas.

A partir desses pontos, há como tomar decisões mais apropriadas, visando a manutenção, os lucros e o desenvolvimento do negócio. Talvez seja necessário fazer alguns ajustes nos preços atuais para que a sobrevivência da empresa no longo prazo não seja colocada em risco, por exemplo.

Adicionalmente, ao conhecer a margem de contribuição por unidade, é viável determinar a quantidade de produtos que a empresa deve vender para cobrir todos os gastos fixos do período.

Como fazer a precificação considerando esse indicador?

Conforme você acompanhou, há diversos motivos relevantes para precificar produtos pela margem de contribuição unitária. Caso seja do seu interesse seguir com esse indicador, vale saber que a precificação é feita por meio da margem objetiva ou do lucro nominal objetivo.

Na primeira alternativa, você definirá um percentual de lucro sobre o preço de venda. Na segunda, estabelecerá um lucro independente do preço praticado.

Conheça as fórmulas a seguir!

Margem objetiva

Para precificar um produto por meio da margem objetiva, você deve utilizar a fórmula:

Preço de venda = Custo do produto / (1 – Taxas da venda – % Margem)

Nessa primeira opção, você consegue definir uma porcentagem de lucro para cada real faturado, o que pode ajudar a obter os recursos necessários para manter a operação.

Lucro nominal objetivo

Já para chegar ao lucro nominal objetivo, é necessário realizar o seguinte cálculo:

Preço de venda = (Custo do produto + Lucro objetivo) / (1 – Taxas da venda)

Nessa segunda opção, a empresa deve estabelecer o valor que deseja obter de lucro, o que pode aumentar sua previsibilidade financeira.

Como melhorar a margem de contribuição unitária?

Após aprender sobre os principais pontos relacionados à margem de contribuição unitária, vale a pena saber como melhorá-la. Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar:

  • fazer uma mudança coerente no preço dos produtos;
  • diminuir os gastos fixos;
  • reduzir custos e despesas variáveis.

Dessa forma, a tendência é sobrar uma margem de contribuição mais interessante para a empresa. Ao final, esse pode ser o diferencial para o seu negócio obter mais recursos.

Entendeu como precificar um produto pela margem de contribuição unitária? Como você viu, esse indicador é fundamental para estabelecer uma boa gestão financeira. Portanto, não deixe de considerá-lo ao estabelecer quanto cada mercadoria do seu negócio custará.

Para se aprofundar nos estudos sobre o assunto, assista ao nosso vídeo sobre o cálculo do lucro ou margem de contribuição!

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