Indicadores financeiros avaliam o desempenho de um negócio sob determinados aspectos. Entre os principais estão Faturamento, Recebimentos, Lucratividade, ROI e EBITDA.

As análises de um negócio são feitas a partir de diferentes métricas de desempenho. Porém, você sabe quais são os principais indicadores financeiros disponíveis para realizar essa avaliação? 

Acompanhar informações como o fluxo de caixa e os lucros obtidos, por exemplo, podem auxiliar nas tomadas de decisão sobre o futuro da empresa. Dessa forma, as chances de manter sua empresa saudável aumentam significativamente.

Com o acompanhamento adequado das métricas empresariais, também surgem oportunidades de otimizar o desempenho do negócio e conquistar mais oportunidades no mercado. Por isso, vale a pena saber mais sobre o assunto.

A seguir, você conhecerá 5 dos principais indicadores financeiros empresariais para acompanhar o desempenho do seu negócio de perto e com mais eficiência. Boa leitura!

O que são indicadores financeiros?

Ao gerir uma empresa, é preciso se basear em dados sólidos para fazer as escolhas certas. É nesse contexto que entram os indicadores financeiros. Trata-se de métricas utilizadas com o intuito de medir o desempenho de um negócio. 

Os KPIs (key performance indicators, ou indicadores-chave de desempenho) dão ao gestor uma visão mais realista sobre a atuação da empresa e as finanças corporativas. Ao acompanhar esses medidores, será possível entender se a organização tem gerado lucro ou prejuízo.

Qual a importância de acompanhar os indicadores financeiros?

Você percebeu que os indicadores financeiros de uma empresa são utilizados para avaliar o seu desempenho. No entanto, é comum que surjam dúvidas a respeito da importância de realizar esse acompanhamento frequente. 

Uma das principais utilidades dos KPIs é orientar as decisões que serão tomadas em relação ao planejamento financeiro. Quando se trata de campanhas publicitárias, por exemplo, é possível identificar se os investimentos trouxeram os resultados desejados.

Ao perceber que os custos superam os ganhos ou que a campanha não gerou o retorno esperado, é possível fazer ajustes na estratégia. Outra possibilidade é direcionar os aportes a outras ações mais eficientes.

Os indicadores também são relevantes em relação às estratégias de precificação dos produtos ou serviços. Por exemplo, ao perceber que os custos de produção estão acima da margem líquida de lucro, os gestores podem direcionar esforços a fim de reduzi-los e aumentar a rentabilidade.

Todas essas adequações são essenciais para que o negócio mantenha uma boa saúde financeira. Afinal, quando os custos são maiores que a geração de caixa, a empresa tende a ficar com as contas no vermelho.

Conheça 5 dos principais indicadores financeiros

Como foi possível perceber, os KPIs cumprem um papel fundamental e estratégico para a gestão de um negócio. Contudo, é preciso considerar que cada um deles tem uma função distinta. Logo, os gestores devem identificar quais são as métricas mais relevantes dentro do seu segmento. 

A seguir, você verá 5 exemplos de indicadores financeiros que nortearão suas decisões sobre o futuro do negócio. Confira!

1. Faturamento

O faturamento é um dos indicadores financeiros mais acompanhados pelos gestores de um negócio. Afinal, trata-se do valor de todas as negociações realizadas dentro de um período — podendo ser mensal, semestral ou anual.

Nesse indicador, são incluídas tanto as vendas de produtos quanto as prestações de serviços. Contudo, é válido mencionar que existem dois tipos de faturamento: o bruto e o líquido. O primeiro se refere à multiplicação do valor total de cada venda pela quantidade de negociações. 

Se foram realizadas 100 negociações pelo preço unitário de R$ 35, o faturamento bruto será de R$3.500. Vale destacar que o faturamento bruto será utilizado como base para fazer o cálculo dos impostos a serem pagos.

Enquanto isso, o faturamento líquido consiste no valor total das vendas menos as deduções (devoluções e cancelamentos) e os impostos. Assim, acompanhá-lo ajuda a visualizar o desempenho da empresa.

2. Recebimentos

Outro indicador financeiro importante são os recebimentos — e eles estão diretamente relacionados ao faturamento. Afinal, além de realizar as negociações, é preciso receber os devidos valores dos clientes. 

Se uma empresa faturou R$ 10 mil em um mês, não significa necessariamente que esse montante entrou em caixa. Na verdade, a quantia que a empresa receberá está diretamente relacionada às formas de pagamento, os meios utilizados e o prazo de pagamento concedido ao cliente.

Por exemplo, uma venda de R$ 100 à vista e no dinheiro fará com que esse valor entre rapidamente no caixa. Porém, imagine que uma negociação de R$ 500 foi efetuada por meio do cartão de crédito. O tempo de recebimento e o valor dependerão das regras da operadora do cartão e do número de parcelas.

De modo geral, existe uma relação entre a porcentagem cobrada e o prazo de pagamento. Se você quiser receber o dinheiro da venda em um dia, a taxa cobrada tende a ser maior do que se recebesse em um mês. Nesse contexto, a quantia recebida também será diferente da faturada.

3. Lucratividade

Um dos objetivos comuns entre as empresas é o lucro. Ele representa o total de ganhos que uma empresa obteve a partir de suas operações. O cálculo para descobrir a porcentagem de lucratividade de um negócio é bastante simples:

Lucro = (lucro líquido / faturamento líquido) x 100

Imagine que uma organização teve um faturamento líquido mensal de R$ 10 mil e que o lucro líquido foi de R$ 2 mil. Logo, a lucratividade foi de 20% — (2.000 / 10.000) x 100 = 20. Acompanhar esse indicador ajuda a identificar se a precificação e as margens de lucro estão adequadas. 

4. ROI

Entre as principais métricas analisadas para gerir empresas, está o ROI. A sigla vem do inglês return on investment e significa retorno sobre o investimento. O objetivo do ROI é identificar o resultado financeiro de uma estratégia. 

A fórmula é esta:

ROI = [(valores recebidos – valores investidos) / valores investidos] x 100

Para entender melhor, considere que um empreendimento fez uma campanha para divulgar um novo produto que custou R$ 2 mil. Ao final da ação, as vendas renderam R$ 4 mil. Dessa forma, o cálculo do ROI seria assim:

[(4000 – 2000) / 2000] x 100 = 100%

Ao perceber que a campanha teve um bom resultado, é possível direcionar mais aportes a ela, buscando ampliar os ganhos. Contudo, se o retorno for negativo, o gestor precisará buscar ajustes, a fim de melhorar o ROI da ação adotada na empresa. 

5. EBITDA

Essa sigla também vem do inglês e é traduzida como lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. A função desse indicador é demonstrar o potencial de geração de caixa de um negócio com suas atividades principais.

Inclusive, o EBITDA é um dos indicadores financeiros mais utilizados por investidores-anjo, por exemplo. Ao comparar esse KPI entre organizações de um mesmo setor, por exemplo, os investidores podem entender quais são as melhores opções para alocar seus recursos. 

A fórmula é a seguinte:

EBITDA = lucro operacional líquido + depreciações + amortizações

Os dados necessários ao cálculo dessa métrica estão presentes na DRE (demonstração de resultado do exercício) do negócio. Assim, manter esse indicador com resultados positivos pode ajudar a tornar sua empresa mais atrativa — especialmente se você considera expandir seu empreendimento no futuro.

Ao longo do texto, você conheceu 5 indicadores financeiros que podem ser utilizados na gestão de empresas. O acompanhamento deles é fundamental para entender a situação das finanças corporativas, tomar melhores decisões e, até mesmo, manter o negócio atrativo para clientes e investidores. 

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