Uma das maiores dúvidas entre os empreendedores, especialmente os proprietários de micro e pequenas empresas, é a seguinte: “como fazer minha empresa crescer?”. Afinal, esse processo pode representar o sucesso do negócio — ou a sua falência.

Por esse motivo, antes de aplicar medidas de expansão, é necessário buscar formas de ampliar o seu conhecimento. Assim, é possível elaborar um planejamento que permite o desenvolvimento sustentável e a longo prazo da organização.

Quer saber como ter uma empresa de sucesso? Continue a leitura e confira 8 dicas para fazer o seu negócio crescer!

1. Ofereça bom atendimento aos clientes

O primeiro passo para o crescimento da empresa é oferecer um bom atendimento ao cliente, independentemente do porte e do nicho de negócio. Isso porque as pessoas procuram uma experiência de compra, e não somente um produto ou serviço.

Dessa maneira, um cliente pode preferir a concorrência que oferece um bom atendimento, mesmo que o bem ou serviço não seja melhor que o seu. Assim, apesar de a qualidade ser indispensável, contar apenas com ela para aumentar as vendas e fazer a empresa crescer é arriscado.

2. Ouça os clientes

Outro ponto importante referente ao relacionamento com o cliente é saber ouvi-lo. Por mais que a sua empresa entregue produtos ou serviços espetaculares, se você não escutar o seu consumidor, o seu negócio tende ao fracasso.

Magaly Dressel — especialista em organizar processos que ajudam no crescimento de empresas — trouxe um exemplo no Episódio #08 do GranatumCast que ilustra esse contexto. Imagine uma empresa que vende desde chinelo à bota espacial.

Muitas vezes, o cliente só quer o chinelo e não a bota espacial, mas é comum a empresa insistir em vender o produto mais moderno. No entanto, esse item pode não ser o que o consumidor precisa no momento, e a organização pode perder esse cliente por não saber ouvi-lo.

Por esse motivo, é preciso ser flexível. Ou seja, estar pronto para reconstruir a sua verdade ao ver que os dados demonstram o oposto dela. E como fazer isso? É simples: ouça o que o consumidor tem a dizer, pois é ele que gera renda e lucro para a empresa.

3. Tenha processos definidos

Os processos são um conjunto de atividades que devem ser cumpridas para se chegar a um objetivo.  Por exemplo, quando os colaboradores seguem uma série de tarefas para fabricar um item, isso se chama processo produtivo.

Existem diversos tipos de processos que podem — e devem — ser implementados em uma empresa. Afinal, eles ajudam a padronizar as atividades, deixando os resultados mais previsíveis. 

Além disso, os processos permitem que os colaboradores entendam o que estão fazendo, aumentando o engajamento da equipe. Consequentemente, é possível ampliar a produtividade e reduzir o turnover — que é a rotatividade de funcionários que entram e saem da empresa.

4. Promova os valores e cultura da empresa

A cultura de uma empresa pode ser comparada à sua personalidade. Ou seja, ela tem relação com a maneira com que os gestores, colaboradores e todos do negócio agem. 

O que molda esse caráter são os valores que os líderes e empreendedores transmitem aos demais funcionários. Isso porque eles orientam hábitos, atitudes, comportamentos e decisões importantes do negócio.

Nesse sentido, uma empresa com valores bem definidos é capaz de construir uma identidade organizacional única, se destacando no mercado. Assim, promover os valores e a cultura da empresa é imprescindível para o crescimento sustentável.

5. Melhore o que os concorrentes fazem

No empreendedorismo, é fundamental se manter atualizado e acompanhar a concorrência — não para copiá-la, mas para melhorar o que ela faz. Um exemplo clássico é o toyotismo, que é um método de produção que surgiu em alternativa ao fordismo.

Henry Ford criou o sistema de linha de produção, em que cada funcionário é responsável por uma atividade específica na fabricação do produto ou serviço. Ele deu origem ao fordismo. No entanto, o modelo gerou acúmulo de estoque, gerando uma crise de superprodução.

Com base nessa concepção, Taiichi Ohno e Eiji Toyoda desenvolveram um método just-in-time para a produção dos veículos Toyota. Nesse sistema, a produção é feita sob demanda dos consumidores, o que evita a formação de grandes estoques e reduz o desperdício.

A partir desse exemplo, é possível entender que observar o que o seu concorrente faz e criar melhorias em cima disso é uma forma de otimizar os seus processos e crescer.

6. Promova a participação dos colaboradores

A resposta para a questão “como fazer minha empresa crescer?” pode estar nos seus colaboradores. A participação da equipe é outro passo fundamental para o sucesso do negócio. Na prática, o time pode ajudar a encontrar soluções que otimizem o processo produtivo.

Isso porque os funcionários lidam direta e diariamente com os meios de produção, podendo ter ideias para melhorar as atividades. Mas, para concretizar esse cenário, é importante que todos tenham conhecimento dos processos da empresa. 

Vale lembrar que também é necessário ouvir os colaboradores para que, assim, eles se sintam à vontade para serem proativos em suas atividades.

7. Controle o fluxo de caixa

Mais uma ação relevante para o crescimento da empresa é manter controle do fluxo de caixa. Ou seja, monitorar o dinheiro que entra e sai do negócio. Com o acompanhamento, há chances de avaliar outros índices fundamentais para a empresa, como retorno sobre investimento, lucratividade etc.

A partir da análise desses dados, a gestão pode entender se o negócio gera lucro e se esse ganho é suficiente para investir em crescimento, por exemplo. Logo, será possível tomar medidas que favoreçam o financeiro da empresa e, consequentemente, o seu desenvolvimento.

8. Conte com ferramentas tecnológicas

As ferramentas tecnológicas automatizam atividades burocráticas, simplificando o dia a dia dos colaboradores e minimizando os erros nos processos. Assim, é possível ter maior produtividade e menor desperdício de recursos.

Nesse cenário, contar com um software de gestão financeira, como o Granatum, se torna indispensável para gerir o departamento financeiro de maneira organizada e inteligente. Por meio dele, você pode controlar o fluxo de caixa, obter relatórios e aproveitar outras funcionalidades.

Se saber “como fazer minha empresa crescer?” era uma dúvida constante para você, neste post foi possível descobrir 8 dicas que ajudam nessa missão. Agora, basta estudar mais sobre o assunto e implementar os métodos aprendidos!

Seu negócio não está gerando o lucro esperado? Baixe o Checklist do Lucro e encontre os indicadores que demonstram os possíveis obstáculos que impedem o crescimento da sua empresa!

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