A gestão financeira de uma agência de publicidade é o conjunto de ações, planejamentos e ferramentas para que a agência disponha do dinheiro necessário para se manter no mercado e melhorar suas perspectivas no setor.

Ao considerar as etapas da gestão financeira, é fundamental entender como ela se aplica à realidade de uma agência de publicidade. Nesse sentido, você deve dedicar atenção extra a uma das situações mais relevantes: a relação entre as contas a pagar e a receber de uma empresa desse tipo.

No geral, as agências oferecem condições estendidas de pagamento para os clientes. Ao mesmo tempo, despesas como os salários de funcionários, o aluguel do espaço da agência e as mensalidades dos softwares e demais custos costumam incidir antes desses recebimentos.

Isso faz com que a agência tenha que dispor de capital de giro suficiente para cobrir as contas todos os meses. Adotando a medida, é possível garantir que os recursos fiquem disponíveis para manter as operações.

Ainda, é comum que as agências de publicidade custeiem os gastos extras da execução de certos projetos. A agência pode contratar fotógrafos, empresas de filmagem, modelos e freelancers para a realização de um projeto cujo pagamento ocorrerá posteriormente.

Por isso, é especialmente relevante dispor de um caixa saudável para poder honrar esses compromissos. Do contrário, a agência pode sofrer com efeitos do endividamento.

Além disso, vale a pena considerar que as agências de publicidade podem ser impactadas pela sazonalidade na captação de clientes.

Em momentos de crise econômica, por exemplo, a verba para publicidade costuma ser reduzida por muitos clientes. Com isso, as agências precisam de uma gestão financeira robusta para conseguirem suportar os desafios de períodos de dificuldade.

Por que é importante fazer a gestão financeira de uma agência?

Como você viu, a gestão empresarial dos recursos financeiros é fundamental para manter qualquer negócio em funcionamento. No caso das agências de publicidade, essa etapa pode ser ainda mais relevante.

Por meio da identificação dos dados financeiros e das decisões estratégicas, há maior disponibilidade de dinheiro para cumprir as obrigações. Logo, o gerenciamento ajuda a mitigar riscos financeiros de endividamento ou de uma interrupção de atividades.

Com essa solução de gestão também é possível identificar oportunidades relacionadas ao uso do dinheiro. Então a medida permite perceber quais são os serviços mais rentáveis ou quais tarefas podem ser eliminadas entre as soluções oferecidas.

Como fazer a gestão financeira em agências de publicidade?

Agora que você entende a importância da gestão financeira para agências de publicidade, é crucial entender como colocá-la em prática. Assim, a prática pode se tornar um diferencial estratégico a favor dos resultados do seu empreendimento, aumentado suas chances de sucesso.

A seguir, confira como realizar a gestão financeira na sua agência e veja o que deve ser prioridade nesse processo!

Cuide da análise e do gerenciamento de dados

No universo da publicidade, é comum utilizar dados para tomar decisões. Com eles, é possível ter um entendimento mais claro sobre o público, o que ajuda a estruturar o uso de recursos. No caso da gestão financeira, ela orienta escolhas com mais chances de acerto sobre o uso do dinheiro.

É por isso que um bom planejamento financeiro envolve o uso de dados. Dessa forma, é possível identificar onde estão os principais problemas, como os gastos maiores ou mesmo os prejuízos. 

Elabore um planejamento financeiro completo

Na gestão financeira de agências de publicidade, também é essencial a elaboração de um planejamento financeiro robusto. Nesse caso, a ideia não é apenas selecionar as ferramentas necessárias, como o fluxo de caixa projetado, mas também definir os objetivos financeiros. 

Por isso, o planejamento é um dos elementos mais importantes para estruturar um gerenciamento financeiro completo para o negócio.

Tenha atenção extra com o caixa

Como você viu, as agências de publicidade podem sofrer problemas com a composição do caixa. Se os principais clientes demorarem um pouco mais a realizar os pagamentos, por exemplo, a empresa pode ser afetada.

Para diminuir os riscos de isso acontecer, é essencial cuidar do caixa de maneira estratégica. Com a quantia necessária disponível em conta, o montante pode ajudar a custear operações em caso de emergências ou de inadimplência.

Por isso, é interessante recorrer a ferramentas como o fluxo de caixa e o fluxo projetado. Assim, você sabe o que esperar das entradas e saídas financeiras ao longo do tempo, o que pode favorecer o seu planejamento.

Automatize processos da gestão financeira

É comum que as agências de publicidade utilizem recursos digitais para melhorar a comunicação ou para entregar os serviços disponibilizados. Porém, é possível tornar o negócio ainda mais digital, aumentando a confiabilidade e a integração de informações financeiras.

Para que isso seja viável, é interessante automatizar os processos de gestão financeira. Na prática, contar com um software voltado para as finanças empresariais é uma alternativa vantajosa.

Ao escolher o Granatum, você terá acesso a uma série de funções em uma só ferramenta. Com o nosso sistema de gestão, há mais facilidade para elaborar e acompanhar o planejamento financeiro e o fluxo de caixa.

Também será possível gerar relatórios financeiros para entender a evolução da situação da sua agência de publicidade. 

Além disso, você poderá criar centros de custos e lucros para compreender o desempenho de cada área, além de definir categorias para as receitas. Essa é uma forma de ter mais visibilidade e, assim, encontrar oportunidades para gerenciar melhor as finanças.

Agora você sabe que as agências de publicidade precisam dar atenção redobrada à gestão financeira. Dessa maneira, há como obter e manter os recursos necessários para executar suas atividades de captação e atendimento ao cliente e aumentar as chances de destacar dos outros concorrentes.

Quer ajuda para fazer um gerenciamento automatizado e eficiente? Experimente grátis o Granatum!

Banner-blog-experimente
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Período para comentar encerrado.