Para gerir as finanças de um empreendimento de forma adequada, é necessário compreender e analisar diversos indicadores. Entre eles, é indispensável entender o que é o capital de giro líquido e compreender as informações que ele fornece sobre seu negócio.
A partir da análise desse recurso, podem ser tomadas diversas decisões em relação à empresa, tanto para ampliar seus resultados quanto para evitar possíveis problemas. No entanto, você precisa considerar alguns detalhes para calcular corretamente esse indicador.
Ficou curioso e deseja entender melhor o que é o capital de giro líquido e como calculá-lo? Então continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas!
O que é capital de giro e para que serve?
Antes de analisar o capital de giro líquido de sua empresa, é necessário ter clareza sobre o que significa o conceito de capital de giro. Ele pode ser considerado o montante financeiro que seu negócio precisa manter para custear as despesas para as operações cotidianas.
Assim, o capital serve para que você não dependa das entradas para pagar as contas. Ter o capital de giro saudável garante, portanto, que sempre haverá dinheiro suficiente para a manutenção do empreendimento.
O que é capital de giro líquido?
Como você viu, o capital de giro corresponde ao valor que a empresa possui para se manter em funcionamento por determinado período. Mas o cálculo tradicional desse indicador, considerando todos os ativos circulantes, não é a única alternativa que você pode adotar.
Também é possível calcular o capital de giro líquido. Ele considera o desempenho do empreendimento em relação aos seus ativos e passivos líquidos. Logo, esse indicador representa o montante que a empresa dispõe para cumprir suas obrigações imediatas ou de curto prazo.
Como calcular esse indicador?
Além de entender o conceito de capital de giro líquido, é necessário saber como calculá-lo para compreender adequadamente como ele pode ser aplicado no empreendimento. Na prática, será preciso encontrar a diferença entre os ativos circulantes e os passivos circulantes da empresa.
Mas o que significam esses termos? Confira a seguir:
Ativos circulantes
Esses são os direitos financeiros de curto prazo. Eles indicam o dinheiro que deve entrar no caixa da empresa no período de um ano.
Logo, os ativos circulantes correspondem ao fundo de caixa, às contas a receber e ao possível resgate de aplicações financeiras — desde que apresentem prazo de até 12 meses.
Passivos circulantes
Por outro lado, os passivos circulantes dizem respeito às obrigações financeiras ao longo desse mesmo período. Em termos gerais, eles são compostos pelas contas a serem pagas em até 12 meses, contando os impostos e demais obrigações financeiras devidas.
Uma vez que ambos forem identificados, basta aplicar a seguinte fórmula:
Capital de giro líquido = ativo circulante – passivo circulante
Vale notar que, para ter uma compreensão clara sobre esses aspectos, é indispensável ter uma organização financeira eficiente em seu negócio. Para tanto, investir em ferramentas pode fazer toda a diferença. Você pode contar, por exemplo, com nosso software online.
Para que serve o capital de giro líquido?
Depois de compreender o que é o capital de giro líquido e sua relação com o ativo e passivo circulante, é necessário entender para que serve esse capital. Como é possível perceber, ele é o resultado da quantidade de recursos que estão disponíveis para a companhia no curto prazo.
Por isso, ele serve, principalmente, para apontar o nível de liquidez da empresa. Quanto maior for esse capital de giro, maior será a disponibilidade de recursos em curto prazo ou menores são as despesas para esse período.
Além disso, o capital de giro líquido ajuda a identificar como estão as condições da empresa em relação aos compromissos assumidos. Com base no cálculo desse indicador, é possível visualizar a saúde financeira do empreendimento no que diz respeito aos períodos mais próximos.
Qual é a importância de conhecer o capital de giro líquido?
Até aqui, você conferiu as principais características do capital de giro líquido. Porém, é possível que você tenha dúvidas sobre a importância de conhecer esse indicador para garantir o bom funcionamento de seu empreendimento.
Então saiba que o capital de giro líquido está diretamente ligado à capacidade da empresa em conseguir se manter no mercado e superar desafios. Portanto, saber como diagnosticá-lo ajuda a manter as operações em andamento e colabora com o crescimento do negócio.
Confira a seguir três possibilidades de resultado sobre capital de giro líquido e o cenário que ele indica!
Giro líquido elevado
Quando o capital de giro líquido está elevado, isso pode ser sinônimo de uma boa saúde financeira. Contudo, é preciso ter atenção a todos os dados financeiros. Afinal, há a possibilidade de existir um endividamento concentrado de longo prazo — que, a princípio, não aparecerá nesse indicador.
Giro líquido nulo
Se o capital de giro líquido estiver nulo, é necessário verificar o gerenciamento financeiro. Nesses contextos, é provável que o cenário da empresa esteja caminhando para se tornar pouco saudável, sendo preciso cuidado extra para fazer correções no orçamento.
Giro líquido negativo
O capital de giro líquido negativo representa uma situação bastante delicada. Afinal, significa que a empresa tem passivos em curto prazo que superam sua capacidade de pagamento. Essa realidade levará a empresa ao endividamento.
Isso dificulta a manutenção de suas operações e traz riscos à sua sobrevivência. Mas é importante notar que o capital de giro líquido é um entre diversos indicadores relevantes para avaliar com clareza a situação financeira de um empreendimento.
Então, para ter uma gestão inteligente e que permita o desenvolvimento do negócio, você deve combiná-lo com outros indicadores financeiros da empresa. Desse modo, fica mais fácil fazer uma avaliação completa das finanças do negócio.
Agora você sabe o que é o capital de giro líquido. Então utilize essas informações para ter uma análise financeira mais precisa, com foco no crescimento de sua companhia. Assim, será possível usufruir de diversos benefícios!