Administrar uma empresa é uma tarefa que exige atenção constante, independentemente de seu porte. Em relação às finanças, todo gestor tem o desafio diário de controlar o fluxo de caixa, analisar números e lidar com as operações de cobrança.
Esse gerenciamento exige organização, o que implica em estabelecer metas financeiras claras. Desse modo, é possível avaliar o andamento das atividades da companhia e seus resultados, bem como identificar e corrigir erros.
Neste artigo, você verá o que são metas financeiras, para que servem e como defini-las. Boa leitura!
O que são metas financeiras?
As metas financeiras representam quais etapas devem ser alcançadas até o cumprimento dos objetivos traçados para sua empresa. Então elas funcionam como indicadores que nortearão a jornada de seu negócio no curto, médio e longo prazo.
Imagine que sua companhia precise gerar 10% a mais de lucro no próximo trimestre. A intenção é fortalecer a reserva de capital de giro. Para tanto, você decide investir em cursos de capacitação para melhorar o desempenho de sua equipe de vendas.
Em seguida, você calcula o valor correspondente às matrículas e conclui que, para financiá-las, terá que reduzir custos com fornecedores em 5%. Agora fica mais clara a ordem de metas que levarão ao cumprimento de seu objetivo principal.
Veja um exemplo de como podem ser definidas as metas:
- reduzir 5% dos gastos por meio de renegociações com fornecedores;
- investir esse valor em capacitação já no início do mês seguinte;
- estabelecer um prazo de duas semanas para que a equipe assista às aulas;
- supervisionar os colaboradores, de maneira a verificar se o desempenho deles melhorou;
- aguardar o final do trimestre e averiguar se o faturamento aumentou em, no mínimo, 10%;
- destinar essa quantia à reserva de capital.
Nesse sentido, as metas financeiras incluem a economia de capital, o investimento nas matrículas, o aumento do faturamento e a destinação à reserva de dinheiro.
Para que servem as metas financeiras em sua empresa?
Como você acompanhou no exemplo, as metas financeiras servem para auxiliar a gestão de seu negócio. Isso acontece porque elas são ferramentas que facilitam seu planejamento.
Ainda, é possível usá-las como um mapa no caso de os objetivos não serem alcançados. Ao reconhecer todos os passos, é mais fácil conferir qual etapa não foi atendida e impactou os processos. A partir de então, é possível fazer otimizações para melhorar os resultados futuros.
As metas financeiras também o ajudam a conhecer o atual momento do negócio. Isso é fundamental para estabelecer objetivos mais realistas. Dessa forma, é possível calibrar as expectativas e exigências sobre a gestão de equipe.
Ademais, o cumprimento das metas pode ampliar o engajamento de seus colaboradores, beneficiando o negócio. Afinal, um time unido tende a alcançar objetivos financeiros, como aumento do lucro líquido e da competitividade da empresa sobre os concorrentes.
Como definir as metas financeiras do seu negócio?
Agora que você sabe o que são metas financeiras e para que elas servem, é hora de aprender a defini-las. Para isso, você pode adotar critérios importantes e que tornam essa etapa mais simples.
Confira!
Estabeleça prazos bem definidos
Ao definir quais resultados são desejados para a sua empresa, é essencial considerar o impacto do tempo sobre os processos e objetivos. Ao estabelecer datas para as metas, os colaboradores podem se sentir mais motivados para alcançá-las.
Seja realista
Como você viu, é necessário criar expectativas que sejam coerentes com a fase atual de sua empresa. Somente assim será possível avaliar o desempenho de sua equipe de maneira justa e tomar decisões mais acertadas.
Por exemplo, não há como exigir de cinco funcionários resultados próprios de um time com o dobro de integrantes. Logo, expectativas irreais dificilmente serão atendidas, o que poderá deixar seus colaboradores desanimados e comprometer seu engajamento.
Seja específico ao definir metas financeiras
Ao considerar o método de metas SMART, por exemplo, é necessário que elas atendam a alguns critérios. Nesse caso, as definições devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Até aqui, você já viu como torná-las temporais e alcançáveis, mas ainda falta pensar nos outros três critérios. Para isso, você pode se basear em alguns exemplos para entender quais indicadores podem fazer sentido no seu planejamento.
É o caso de focar na redução de despesas e no aumento das receitas. Esse tipo de meta é relevante porque eleva o lucro líquido, mas também é específica e mensurável. Outra possibilidade consiste em definir uma redução específica nos custos de fabricação para tornar mais competitivo o preço de venda dos produtos, por exemplo.
Como parte da gestão financeira, também é possível estabelecer metas relacionadas à quitação de dívidas da empresa. Além desses exemplos, existem muitas outras opções para incluir em seu plano, conforme as necessidades do negócio.
Faça o monitoramento constante
Como você já percebeu, as metas funcionam como trechos de um mapa rumo a um ponto de chegada específico. Porém, além de defini-las, é essencial acompanhar o trabalho de sua equipe para verificar se os resultados têm sido atingidos.
Para tanto, faça um monitoramento constante da performance de sua empresa. Assim, você poderá corrigir erros de rota e aumentar as chances de alcançar os objetivos financeiros.
Busque auxílio da tecnologia
A gestão financeira de uma empresa é uma tarefa importante e que precisa ser executada de modo estratégico. Para tanto, vale a pena recorrer a soluções tecnológicas, como softwares voltados especificamente para gestores. É o caso do aplicativo Granatum, responsável por auxiliar mais de 20 mil companhias desde 2011.
Com a ferramenta certa, você reduz a probabilidade de encarar erros ao conduzir as finanças de seu negócio. Assim, tanto definir quanto atingir as metas tende a se tornar mais fácil, colaborando com o desenvolvimento da empresa.
Como você viu, as metas financeiras são fundamentais para uma gestão empresarial de qualidade. Estabelecê-las e aplicá-las pode contribuir para tornar seu negócio mais moderno, organizado e lucrativo. Logo, é essencial defini-las de modo adequado à realidade do seu negócio.
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