Administrar uma empresa pode ser bastante desafiador. Por isso, você precisa avaliar diferentes dados do negócio. Nesse sentido, vale a pena entender o que é e como calcular o lucro líquido. Afinal, esse é um indicador fundamental para identificar a lucratividade do seu negócio.
Assim, é preciso interpretar corretamente os resultados obtidos pelo cálculo e conhecer a importância desse indicador para o seu empreendimento para poder tomar melhores decisões na gestão financeira e otimizar as estratégias da empresa.
Quer entender o que é lucro líquido, como calcular e qual a importância desse indicador financeiro para qualquer negócio? Continue a leitura!
O que é o lucro líquido?
O lucro líquido é um indicador financeiro que tem relação com a geração de caixa decorrente da operação de um negócio. Ele é obtido a partir da diferença entre a receita total da empresa (tudo o que ela recebeu) e o seu gasto total.
Dessa maneira, o lucro líquido analisa tudo o que o negócio, de fato, lucrou. Ou seja, qual é o dinheiro que sobra para a empresa, depois dos descontos com despesas, custos para manter a operação e impostos.
Os custos são todos os gastos diretos da produção do negócio, como salário dos funcionários da produção e custos com matéria-prima. Já as despesas são todos os outros gastos, que não se ligam diretamente a serviços ou produtos ofertados, como conta de luz, internet, comissões, etc.
Qual a importância desse indicador para o meu negócio?
Você já viu que o lucro líquido é central para analisar a saúde financeira ou sucesso de um negócio. Por meio desse indicador, é possível saber como as contas estão e fica mais fácil decidir, por exemplo, investimentos para o crescimento do negócio.
Um bom lucro líquido serve, também, para preservar o seu fluxo de caixa positivo. Afinal, os dados permitem ver se a empresa está tendo lucro para se manter ou crescer. Do contrário, se ela está com perdas ou reduções constantes no lucro, pode significar que a sua gestão não está apropriada.
Diante desse resultado, você pode reorganizar as finanças do seu empreendimento e tomar decisões mais estratégicas. Ao verificar um desempenho negativo, uma solução pode ser diminuir os valores de custos e despesas ou modificar os preços dos seus serviços e produtos.
Sabendo o seu lucro, você ainda pode fazer uma reserva de emergência ou planejar melhorias para o empreendimento. Contratar mais funcionários, adquirir novos produtos ou reformar o seu negócio são algumas possibilidades.
Com um bom nível de lucro, há mais organização financeira e não é preciso recorrer a empréstimos. Sua empresa também terá maior segurança em períodos de crise. Por isso, é tão importante que o lucro líquido do seu empreendimento seja calculado e gerido corretamente.
Como calcular o lucro líquido?
Para o cálculo correto do lucro líquido, todas as despesas fixas ou variáveis precisam ser identificadas. Na prática, a fórmula é descrita assim:
Lucro Líquido = Receita total– Custos – Despesas (fixas e variáveis)
Então, para fazer o cálculo, você deve pegar o valor da receita total (ganho mensal) e subtrair os custos e despesas (fixas e variáveis). São exemplos de despesas e custos das operações de uma empresa:
- salário dos funcionários;
- comissões;
- pagamento de fornecedores;
- aluguel;
- custos com matéria-prima;
- seguros;
- impostos;
- contas de energia, celular, internet, água, etc.;
- benefícios dos funcionários;
- taxas de cartão de crédito;
- pró-labore de sócios;
- marketing;
Embora o cálculo não seja complicado, existem diversas informações consideradas na fórmula. Por isso, é necessário realizar o acompanhamento regular do seu fluxo de caixa para auxiliar na análise do identificador.
Com esse cuidado, você poderá fazer uma melhor gestão financeira e tomar decisões efetivas na sua empresa. Uma dica para auxiliar nesse processo é contar com a tecnologia, utilizando um sistema para facilitar o controle das finanças.
O Granatum Financeiro, por exemplo, permite registrar o fluxo de caixa do seu negócio e melhorar o acompanhamento de forma que você centraliza todos os dados financeiros, acessa facilmente os indicadores e consegue embasar as decisões sobre o orçamento corporativo.
Vale destacar que esse foi o primeiro software de gestão financeira no Brasil. Suas soluções tecnológicas já facilitaram o trabalho de mais de 20 mil empresas. Dessa forma, ele pode ser um parceiro estratégico para ajudar a cuidar melhor das finanças do seu negócio.
Como interpretar os resultados obtidos a partir desse indicador?
Agora você sabe como calcular o lucro líquido e qual a relevância dele para a melhor gestão do seu empreendimento. Mas como interpretar o resultado? Em primeiro lugar, você deve se certificar de estar usando dados confiáveis na fórmula.
É preciso anotar e controlar todas as movimentações do seu fluxo de caixa, pois somente assim você terá um resultado exato. Do contrário, o resultado do lucro líquido não será realista, podendo trazer inúmeros problemas para a gestão.
Tenha em mente que tomar decisões baseadas em resultados falsos pode gerar escolhas equivocadas. A empresa poderia, por exemplo, aparentar estar com um orçamento saudável, quando, na realidade, está com prejuízos. Essa falha na análise afetaria a gestão e poderia causar problemas no negócio.
Além de usar dados confiáveis, você deve saber interpretar os resultados obtidos com o cálculo. Para isso, é válido considerar todo o contexto, como momento do mercado, resultados em outras épocas, mudanças internas, entre outros fatores.
A partir disso, você conseguirá analisar o lucro líquido de maneira mais ampla para tirar conclusões sobre os resultados. Nesse processo, é válido utilizar outros indicadores financeiros de preços, faturamento, dívidas etc.
Com uma análise mais completa, você terá informações robustas sobre a saúde financeira do seu negócio, poderá fazer avaliações abrangentes e tomar melhores decisões na sua empresa.