Quem deseja ampliar e consolidar seu empreendimento, gerando mais lucro e alcançando o sucesso, precisa saber como oferecer um bom atendimento ao cliente. Afinal, esse processo é de extrema importância para fidelizar seu público, além de permitir captar mais pessoas.

Embora pareça óbvio, nem todo empreendedor sabe como criar uma relação promissora com sua clientela. Afinal, não basta oferecer produtos e serviços de boa qualidade, é necessário fazer com que o consumidor se sinta valorizado pela empresa — e isso é feito valorizando os detalhes.

Ficou curioso? Então continue a leitura deste artigo para entender como um bom atendimento ao cliente pode melhorar seus resultados!

O que é atendimento ao cliente?

Antes de saber como um bom atendimento ao cliente pode aprimorar a lucratividade de seu empreendimento, é preciso conhecer esse conceito. Pode parecer surpreendente, mas poucas pessoas sabem ao certo o que significa atendimento ao cliente.

A confusão ocorre porque a relação com o cliente não acontece apenas no momento em que ele efetiva a compra de seu serviço ou produto. Na verdade, quando o assunto é o atendimento ao seu público, é necessário considerar todo o percurso que levou uma pessoa até sua marca.

Além disso, o atendimento envolve os procedimentos que ocorrem após a efetivação de uma compra. Assim, um bom atendimento ao cliente significa se relacionar bem com o público desde o interesse inicial em relação à sua marca até o pós-venda.

Qual a importância de um bom atendimento ao cliente?

Agora que você entende melhor o que é o atendimento ao cliente, é hora de compreender qual a importância dele para seu negócio. Na verdade, essa é uma etapa essencial para fidelizar clientes e desenvolver o empreendimento.

Como aponta uma pesquisa da Zendesk, 57% dos consumidores tendem a voltar a comprar um produto ou serviço após serem bem atendidos. Dessa maneira, independente de qual seja seu nicho de mercado, atender seus clientes com excelência é um diferencial necessário.

Ao interagir mais com seu público, você terá maior acesso a feedbacks. Essa relação permite o aprimoramento de seu negócio, fazendo com que ele satisfaça cada vez mais as demandas de sua clientela.

Também vale a pena lembrar que, se o cliente foi bem atendido, ele tem altas chances de retornar e tende a fazer recomendações para outras pessoas. Assim, mais que fidelizar consumidores que já conhecem sua marca, essa boa relação permite ampliar a sua carteira de clientes.

Quais os riscos de não olhar para esse processo?

Depois de entender o que é o bom atendimento ao cliente e sua importância, é interessante saber também quais são os riscos que sua empresa corre ao negligenciá-lo. Nesse ponto, o ponto de atenção é a possibilidade de perder a sua clientela.

Lembre-se de que no mercado sempre existirão alternativas à sua empresa. Por isso, se você prestar um mau atendimento, é bem provável que o público opte por seus concorrentes em outras oportunidades.

Além disso, um atendimento ruim gera feedbacks negativos e faz com que seus clientes não recomendem seus serviços e produtos — ou, até mesmo, publiquem reclamações na internet. Por isso, quando sua empresa tem uma má relação com a clientela, isso gera uma visão ruim sobre a marca.

Desse modo, negligenciar o atendimento é um grande erro para qualquer negócio que deseja alcançar o sucesso. Como resultado, a empresa tenderá a alcançar cada vez menos pessoas e, consequentemente, diminuirá seu desempenho e faturamento.

Como manter um bom atendimento ao cliente?

Até aqui, você entendeu as principais informações sobre o que é o bom atendimento ao cliente e sua importância para o sucesso de um empreendimento. Agora é hora de conhecer as principais práticas para atender seu público da melhor forma possível.

Confira!

Trabalhe a segmentação de clientes

O primeiro passo para oferecer um bom atendimento ao cliente é conhecê-lo. Afinal, as pessoas apresentam diferentes necessidades e expectativas. Por isso, para lidar com seu público de forma adequada, é necessário segmentá-lo.

Você pode dividi-lo em grupos, considerando fatores em comum de acordo com seus históricos de compra e comportamento. A partir dessa postura, será possível oferecer um atendimento personalizado.

Faça a gestão do relacionamento com o cliente

Além de segmentar seu público para se aproximar dele, também vale a pena fazer uma gestão de seu relacionamento. Nesse caso, pode ser interessante estabelecer o contato frequente com os grupos definidos.

Esse modelo de ação, conhecido como régua de relacionamento, serve como uma orientação para compreender a melhor maneira para interagir com seus clientes. O principal objetivo é garantir que a empresa esteja presente na vida das pessoas, e vice-versa.

Valorize os feedbacks

Críticas e sugestões muitas vezes são vistas de forma negativa, como um ataque pessoal ao empreendimento. No entanto, para que o negócio possa crescer e se aproximar do público, é preciso saber o que as pessoas têm a dizer sobre ele.

Logo, é fundamental ouvir os feedbacks de seus clientes, sejam eles positivos ou negativos. Outra estratégia interessante é disponibilizar canais para que as pessoas possam fazer críticas, sugestões e elogios ao seu atendimento.

Essa é uma forma de demonstrar que a opinião do cliente é relevante e considerada no desenvolvimento da empresa. Mas não basta oferecer esse canal de comunicação, é necessário de fato ouvir o público e levar a sério esse contato nas estratégias internas. 

Tenha bons canais de comunicação

Ninguém gosta de ser ignorado, principalmente quando precisa tirar uma dúvida ou fazer uma reclamação. Por isso, para garantir um bom atendimento ao cliente, a empresa deve investir em bons canais de comunicação e oferecer retorno ao público. 

Para tanto, considere oferecer diferentes meios de contato. Algumas pessoas podem preferir se comunicar por meio de aplicativos, enquanto outras acreditam que as ligações são melhores. Então é importante que seus clientes tenham à sua disposição o canal que faça mais sentido para eles.

Desenvolva estratégias de pós-venda

Por fim, para que você entregue um atendimento de qualidade para seus clientes, é preciso prestar atenção no pós-venda. Muitas empresas têm o foco significativo na etapa de vendas, visando fechar negócios. Essa é uma medida necessária, mas não é suficiente.

Continuar gerando valor ao consumidor após a conclusão da compra aumenta a satisfação e eleva as chances de fidelização. Com isso, os clientes podem fazer novas aquisições com o seu negócio e indicar sua marca mais vezes.

Como você viu, investir em ter um bom atendimento ao cliente é essencial para toda empresa que deseja crescer e se consolidar no mercado. Afinal, a boa relação com o consumidor favorece a fidelização e o alcance de novas pessoas. Portanto, siga nossas dicas e aprimore seu atendimento.

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