Como você faz a gestão financeira da sua empresa? Para ela ser eficiente, sua equipe deve saber como calcular a margem de contribuição. Também chamada de lucro bruto, essa é uma das principais métricas de qualquer negócio. Portanto, ela precisa ser acompanhada da forma correta.
Quando isso é feito, você evita problemas comuns na empresa. Por exemplo, o indicador pode apresentar possíveis dificuldades financeiras, que prejudicam o pagamento de contas. Portanto, o acompanhamento dele permite resolver dificuldades e garantir a viabilidade do negócio.
Ele ainda permite encontrar alternativas em caso de outros problemas, como a falta de capital de giro. Assim, você consegue se programar para evitar um impacto bastante significativo nas finanças corporativas.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira neste post o que é margem de contribuição e como calcular o lucro bruto!
O que é margem de contribuição ou lucro bruto?
A margem de contribuição representa o ganho bruto que a empresa obteve sobre as vendas realizadas. Portanto, ela indica o lucro auferido após o pagamento do custo de produto e dos impostos sobre produtos e serviços. Ou seja, a métrica exclui os gastos variáveis.
Em todas as empresas, o lucro bruto serve para quitar os gastos fixos existentes no negócio. Alguns deles são folha de pagamento, aluguel e manutenção de equipamentos. Além disso, essa quantia também constitui o lucro que será distribuído aos sócios e acionistas.
Na prática, o conhecimento sobre o que é lucro bruto se torna fundamental para uma gestão inteligente. Isso porque ele mostra o desempenho financeiro do negócio. Logo, você descobre se o faturamento da empresa é suficiente para quitar custos e despesas fixas e ainda registrar ganhos.
Qual a importância desse indicador em uma empresa?
Entendendo o que é a margem de contribuição, chega o momento de saber a importância desse indicador. Afinal, se ele é fundamental para uma gestão financeira eficiente, é necessário compreender o porquê disso.
Na rotina empresarial, essa métrica é utilizada em diferentes situações, como:
- avaliação da lucratividade da empresa;
- definição do preço mínimo de venda;
- definição do ponto de equilíbrio;
- elaboração de estratégias de venda.
Desse modo, o cálculo da margem de contribuição é essencial para tomar decisões acertadas na gestão. A partir do seu resultado, você consegue saber se os produtos estão sendo vendidos e os gastos são efetivamente cobertos, por exemplo.
Ademais, o resultado sinaliza o quanto o lucro sobre a venda de cada produto contribui para quitar os gastos fixos do negócio. Ou seja, você descobre se a empresa está realmente gerando lucro ou se é necessário fazer ajustes nos processos.
Lembre-se de que a administração financeira precisa ser adequada para a realidade do orçamento empresarial, que está refletido no lucro. Então, ao observar o indicador, é mais fácil assegurar a sobrevivência do negócio no longo prazo.
Como calcular a margem de contribuição?
Agora que você descobriu por que esse indicador é importante, deve saber como o cálculo da margem de contribuição é feito.
A fórmula é a seguinte:
Margem de contribuição = faturamento das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
Para fazer esse cálculo, você deve considerar o valor das vendas com base no preço final de comercialização do produto. Por sua vez, os custos variáveis são aqueles gastos relativos à produção. Portanto, eles variam de acordo com o volume negociado ou fabricado.
Enquanto isso, as despesas variáveis mudam de acordo com as vendas realizadas. Esse é o caso da comissão de vendedores e dos impostos sobre os produtos comercializados. Também é possível fazer o cálculo individual para cada produto e serviço. Nesse caso, você deve somar os resultados para chegar ao lucro bruto total.
Qual a margem de contribuição ideal para o meu negócio?
Mais do que saber como calcular a margem de contribuição, você deve entender como interpretar o resultado. Na realidade, a análise depende de diversos fatores, porque seu resultado não será estático.
Ou seja, o lucro bruto varia de acordo com:
- produto;
- empresa;
- tempo;
- concorrência;
- mercado.
E como determinar a margem de contribuição ideal para sua empresa? Para responder essa pergunta, a sugestão é pensar no lucro que se pretende obter ao final do mês. Assim, a realidade do seu negócio é considerada na análise.
Além disso, os setores de negócio têm resultados médios esperados, que podem viabilizar a sua avaliação. Para as empresas de comércio, por exemplo, o recomendado é ficar entre 15% e 20% de contribuição para as despesas fixas.
Por sua vez, o resultado médio na indústria fica entre 8% e 12%. Enquanto isso, no setor de serviços, a tendência é que o indicador fique entre 20% e 30%.
De toda forma, esses percentuais são apenas indicativos. Isso porque a saúde financeira da empresa pode estar bem, mesmo com uma margem menor do que essas médias. Ou seja, cada caso precisa ser analisado de forma individual.
Como a margem de contribuição pode ser melhorada?
Com todas as informações vistas até aqui, você pode querer saber como melhorar a margem de contribuição. O alcance desse objetivo depende de uma administração correta.
Dessa forma, as três principais possibilidades para atingir esse propósito são:
- alteração dos preços de produtos e serviços: analise a concorrência para saber como o valor cobrado na sua empresa está em comparação com os outros negócios. Outra possibilidade é fazer o cálculo inverso da margem de contribuição para descobrir o preço mínimo de venda;
- redução dos custos e das despesas variáveis: é possível conseguir esse feito a partir de boas práticas. Algumas delas são negociar com fornecedores, melhorar o planejamento tributário e fazer uma gestão financeira eficiente;
- diminuição dos gastos fixos: essa é a alternativa ideal para amenizar a meta da margem de contribuição. Para isso, é preciso considerar a economia em contas de consumo, a terceirização de atividades e a renegociação de dívidas.
Qualquer uma dessas possibilidades pode ser aplicada com mais facilidade com a ajuda de um software de gestão financeira. Nesse cenário, sua empresa precisa ter um parceiro estratégico, que ajude a cuidar melhor das finanças corporativas.
Neste post, você entendeu como calcular a margem de contribuição. Com as dicas encontradas aqui e o auxílio de um sistema de gestão, sua empresa poderá melhorar seus resultados. Assim, é possível fazer mudanças significativas, que impactarão o desempenho do negócio!
Quer conhecer um software que pode ser seu parceiro estratégico na gestão financeira empresarial? Experimente gratuitamente o Granatum Financeiro!