Muitos empresários e gestores financeiros não entendem a importância de fazer uma análise de concorrência. Você conhece os concorrentes da sua empresa? Ter informações sobre eles pode ser o segredo para que o negócio tenha sucesso.

Afinal, o seu empreendimento não existe de forma isolada. Então, para ter destaque, a empresa precisa mostrar diferenciais em relação às outras que vendem os mesmos produtos e serviços. Assim, entender a análise de concorrência será útil na rotina do seu negócio. 

Quer saber mais? Continue a leitura para ver o que é análise de concorrência e como se destacar no mercado com essa estratégia!

O que é análise de concorrência? 

Quando um empreendedor pensa em começar o próprio negócio ele deve entender o mercado para saber como será a aceitação dos seus produtos e serviços. Isso envolve, logo de início, compreender como o público está sendo atendido por outras empresas.

Assim, é possível saber quais são os negócios existentes e que oportunidades eles oferecem para empresas que queiram se diferenciar. Logo, a análise de concorrência ou análise de mercado consiste em monitorar os concorrentes. 

Para organizar seu empreendimento, é útil ter informações como preços praticados por eles, formas de atendimento, gestão, estratégias de marketing e outros dados. De modo geral, a análise de concorrência visa encontrar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e compará-los aos seus. 

Entre os aspectos avaliados costumam estar:

  • público-alvo dos concorrentes;
  • características dos produtos e serviços;
  • resultados financeiros;
  • preços praticados e promoções oferecidas;
  • estratégias de publicidade;
  • relação com os consumidores;
  • avaliação dos clientes.

Para que serve essa estratégia? 

Depois de saber o que é análise de concorrência você pode entender para que ela serve. O objetivo da prática é monitorar informações do mercado e utilizá-las para encontrar oportunidades de crescer no mercado e superar os concorrentes.

Dessa forma, a análise de concorrência ajuda em diversas atividades da empresa. Uma delas é no planejamento organizacional, trazendo dados relevantes para estruturar um plano de negócios. 

Além disso, analisar outras empresas permite fazer um melhor gerenciamento de estratégias de marketing. Se seus concorrentes têm uma linguagem semelhante, por exemplo, você pode se diferenciar ao falar com os clientes de outra maneira — sempre considerando o perfil do público-alvo.

A análise da concorrência também pode ser útil nas vendas. Ao saber quais são os métodos utilizados pelas demais empresas do seu nicho e o preço praticado por elas, você pode identificar riscos e oportunidades para se destacar. 

Como funciona a análise da concorrência?

Agora você já tem mais informações sobre a análise da concorrência. Mas como esse processo é colocado em prática? O primeiro passo é definir quem são os concorrentes diretos e indiretos do seu negócio.

Vale a pena fazer uma pesquisa e listar as principais empresas do seu nicho para organizar a análise. Desse modo, ficará mais fácil saber onde buscar informações e como analisar os negócios para entender seu posicionamento de mercado.

Depois disso, defina os objetivos da sua avaliação. Você dará mais atenção para a comparação financeira, os resultados de vendas, o marketing ou os preços? Responda essa pergunta para orientar a continuidade da análise e estabelecer as prioridades.

A próxima ação deve ser buscar as informações, o que pode ser feito por meio de diversos canais. Por exemplo, visitando as empresas fisicamente, avaliando seus sites e redes sociais, fazendo parte de suas newsletters e buscando opiniões em sites de reclamações.

Por fim, é necessário organizar os dados coletados e começar uma avaliação qualitativa. Vale a pena ter ajuda de outras pessoas da empresa para não deixar informações passarem sem a devida atenção. Assim, você pode desenvolver um plano de ação para obter destaque no mercado.

Qual a importância de analisar a concorrência da sua empresa? 

Se você administra a sua empresa sem se preocupar com os concorrentes, pode perder muitas oportunidades de se desenvolver. Afinal, existem diversos negócios disputando o mesmo público — e não conhecê-los aumenta suas chances de perder clientes.

Nesse sentido, a análise da concorrência ajuda a posicionar melhor sua marca no mercado e buscar diferenciais para atrair o público. Ao saber quais são os concorrentes mais populares, por exemplo, você pode entender o que eles fazem e tentar alcançar resultados melhores.

Em muitos casos, a análise da concorrência permite encontrar nichos que não são atendidos, trazendo a oportunidade de ser a única solução do mercado — ainda que temporariamente. Assim, é possível aumentar as vendas, fidelizar clientes e fortalecer cada vez mais a sua empresa.

Mesmo empresas que são líderes no seu nicho ainda devem analisar as concorrentes. Isso porque elas certamente estão analisando o mercado e tentando superar quem se destaca. Logo, acompanhar a concorrência permite continuar liderando o setor.

Como fazer a sua empresa se destacar no mercado?

Além da análise da concorrência, existem diversas medidas que podem ser colocadas em prática para dar destaque para sua empresa em relação a outros negócios. Nesse sentido, alguns processos ajudam a trazer mais robustez e diferenciação.

Por exemplo, conheça bem o seu público-alvo e invista na boa comunicação e atendimento. Além disso, fique atento às condições de pagamento oferecidas, para aumentar a praticidade dos consumidores e incentivar novas vendas.

As estratégias de marketing também merecem atenção especial. Afinal, elas são responsáveis por atrair interessados e aumentar as chances de obter receita. Portanto, adote práticas que engajem público por meio da internet.

Outro fator indispensável para se destacar frente à concorrência é ter uma organização e gestão financeira eficaz. Uma das principais maneiras de fazer isso é contar com tecnologia para otimizar os processos financeiros — como o Granatum Financeiro

Esse é um software que tem como objetivo melhorar o negócio dos seus clientes, tornando-os mais modernos, organizados, lucrativos e atraentes para o mercado e para o público. 

Para isso, a ferramenta conta com soluções tecnológicas que facilitam o trabalho de analistas, diretores financeiros e empreendedores. Com isso, ele pode ser uma solução estratégica para cuidar melhor das finanças e conquistar resultados cada vez melhores.

Agora você sabe o que é análise de concorrência e viu como realizá-la de modo a buscar mais destaque para a sua empresa no mercado. Então vale a pena colocar essa estratégia em prática para construir um negócio de sucesso. 

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