Você sabia que um cliente não escolhe uma marca simplesmente porque o produto é melhor ou tem mais qualidade que as concorrentes? Na verdade, essas características são apenas algumas das quais ele observa no momento da compra.

A verdade é que o consumidor busca por uma experiência completa, incluindo a sua identificação com a essência da marca — que é o propósito de uma empresa. Esse elemento é fundamental para atrair e engajar o público, além de motivar os próprios colaboradores.

Você sabe qual é a razão da sua empresa existir? Continue a leitura e entenda o que é o propósito de uma marca e como aplicá-lo em seu negócio!

Afinal, o que é propósito? 

Como definição geral, um propósito é o motivo pelo qual se tem uma grande vontade de alcançar um objetivo. Assim, uma pessoa pode ter como propósito oferecer melhores condições de vida para a família, por exemplo.

E as empresas também podem ter propósito. Nesse sentido, a motivação de uma empresa é a razão de ela funcionar e existir no mercado. Para além do objetivo de gerar lucro, os negócios têm como meta contribuir para melhorar a vida das pessoas. 

Por exemplo, ao vender brigadeiros, uma confeitaria não deseja apenas que o cliente coma um doce. Ela pode ter a intenção de fazer com que ele se sinta mais feliz durante aquela experiência. Portanto, o seu propósito é levar felicidade aos clientes por meio das suas guloseimas.

Dessa maneira, o propósito começa no ambiente interno da empresa, consolidando os valores, a ideologia e a cultura organizacional. Na prática, ele pode ser considerado a essência de um negócio. 

Qual é a diferença entre missão, visão, valores e propósito?

Agora que você já sabe o que é propósito, é possível que tenha dúvidas sobre a diferença entre esse elemento e os demais que envolvem a empresa — como missão, visão e valores. 

Por essa razão, é importante diferenciá-los. Veja cada conceito:

  • missão: é a definição do que o negócio realiza;
  • visão: são os objetivos futuros, ou seja, onde a empresa quer chegar;
  • valores: são os princípios éticos da organização;
  • propósito: é a razão da existência do negócio. 

Qual a importância do propósito em qualquer empresa? 

Após entender a diferença entre os elementos que compõem a cultura de uma empresa, é o momento de saber a importância de definir um propósito para o seu negócio. Dessa maneira, você pode perceber os benefícios desse componente para a sua marca.

Na verdade, estabelecer uma razão para existir faz com que a marca seja única e se diferencie das concorrentes. Assim, a empresa descobre a própria identidade e, a partir disso, atrai o público que se identifica com ela e o seu posicionamento no mercado. 

Ademais, com a motivação definida, é possível ter um guia de ideias para realizar escolhas mais alinhadas. Logo, a empresa consegue manter um padrão em suas inovações, estratégias de marketing, produção e outros departamentos. 

Voltando ao exemplo da confeitaria: para que ela possa levar alegria e felicidade ao seu consumidor, é preciso que toda a experiência de compra e degustação tenha esse objetivo. Então a empresa pode se preocupar em oferecer:

  • qualidade nos insumos e produção dos brigadeiros;
  • embalagem que desperta interesse e encantamento;
  • apresentação que resulta em um doce ainda mais atrativo;
  • eficiência e cordialidade no atendimento;
  • infraestrutura que permita ter uma experiência visual incrível e conforto.

Sem um propósito, a marca entrega apenas um doce, o que outras confeitarias também podem fazer. Ou seja, a empresa corre o risco de ser apenas mais uma no mercado e não ser competitiva. Desse modo, ter um propósito é importante para ter um diferencial e conseguir se destacar.

Contudo, é preciso saber que, além de definir o propósito, ele deve ser divulgado e demonstrado a partir das ações da empresa. Afinal, o consumidor deve estar ciente do que motiva a empresa para se engajar com a marca.

Como definir o propósito da sua empresa? 

Sabendo a importância do propósito, você deve ter curiosidade em entender como é possível definir esse elemento e aplicá-lo em sua empresa. Por isso, a seguir, você descobrirá dicas que podem ajudar nessa tarefa.

Veja!

Entenda a contribuição da marca para o mundo

O primeiro passo para definir o propósito da sua empresa e entender qual é a contribuição dela para o mundo. Para isso, é interessante fazer as seguintes reflexões:

  • o que a empresa faz que torna a vida das pessoas melhor?
  • no que os produtos e serviços ajudam os consumidores?

Por exemplo, uma marca de itens de limpeza biodegradáveis não contribui apenas para que a casa fique limpa, mas também para que menos poluentes sejam emitidos na natureza. Dessa maneira, seus produtos podem ter o propósito de limpar com eficiência e promover a sustentabilidade.

Tenha uma identidade natural

Como você viu, o propósito ajuda a criar uma identidade para a empresa. No entanto, ele deve ser definido de modo a gerar uma personalidade natural. Isso porque os consumidores percebem quando a marca força uma motivação que não é dela.

Para melhor compreensão, tome como exemplo a marca de produtos de limpeza biodegradáveis que têm como propósito contribuir para a sustentabilidade. Se o processo produtivo dela gera impactos negativos na natureza, o consumidor entende que a motivação por trás dos itens biodegradáveis não é genuína.

Busque a melhoria constantemente

O propósito de uma marca pode ser alterado sempre que necessário. Afinal, o mundo é dinâmico e o comportamento dos consumidores acompanha essas mudanças. Como exemplo, existem as empresas que antes não se preocupavam com o meio ambiente e passaram a ter esse cuidado.

O movimento ocorreu porque a pauta da sustentabilidade ganhou relevância com o público ao longo do tempo. Por isso, considere o fator social em seu propósito. As marcas que contribuem para uma sociedade melhor tendem a chamar atenção, pois as pessoas estão engajadas nessas pautas.

Neste post, você aprendeu o que é propósito, a importância desse elemento e como aplicá-lo na sua empresa. Agora, é possível aplicar as dicas em seu negócio para motivar tanto os funcionários quanto o seu público e ter aumento na produtividade e nas vendas!

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