Você sabe o que é análise SWOT? Essa ferramenta permite descobrir quais são as fraquezas e pontos fortes de uma empresa. Além disso, é possível detectar possíveis ameaças internas ou externas, visando melhorar os processos.

Por esse motivo, ela pode ser aplicada independentemente do porte e do segmento do negócio. Afinal, essa é uma técnica abrangente, que pode ser utilizada pelo empreendedor, gestor financeiro, gerente de marketing ou gestor de projetos, por exemplo.

Ficou interessado e deseja saber mais sobre análise SWOT? Siga a leitura e confira exemplos práticos para que você tenha uma melhor compreensão do assunto!

O que é a análise SWOT?

A criação da análise SWOT se deve ao norte-americano Albert Humphrey, que foi o pioneiro em aplicar a ferramenta na administração de negócios na década de 60. 

Cada letra da expressão SWOT faz referência a uma palavra que baseia a metodologia:

  • strenghts: forças
  • weaknesses: fraquezas
  • opportunities: oportunidades
  • threats: ameaças

Devido à tradução, em português o método também é conhecido como FOFA. Ao aplicar essa estratégia na empresa, é possível obter um diagnóstico do negócio. O objetivo é avaliar esses quatro fatores que costumam ter grande importância para o sucesso e crescimento do empreendimento.

Afinal, a análise SWOT ajuda a entender os pontos fortes (forças), aspectos a serem melhorados (fraquezas), oportunidades externas favoráveis ao negócio (oportunidades) e adversidades ou obstáculos com potencial de interferir negativamente na empresa (ameaças).

Para que ela serve?

Agora que você entendeu o que é a análise SWOT, é preciso entender qual a utilidade desse método quando aplicado em uma empresa.

O conceito contribui com o planejamento estratégico do negócio e traz dados para que os tomadores de decisões façam escolhas acertadas. Afinal, gerir uma empresa é uma atividade complexa e, muitas vezes, é um desafio identificar os aspectos mais relevantes para desenvolver o empreendimento.

Nesse sentido, a análise SWOT permite visualizar de forma ampla o que deve ser avaliado pelos gestores no planejamento estratégico. Por meio dela, os gestores podem ter insights do que precisa ser melhorado e quais são os ajustes necessários para alavancar as vendas ou melhorar processos internos.

Como aplicar a análise no empreendimento?

Após compreender o conceito de SWOT e a sua função, você deve saber como aplicar o método. Para tanto, comece mapeando os pontos fortes do seu negócio. Aqui, considere os seus diferenciais, os melhores produtos da sua esteira e a sua maior vantagem competitiva.

Na sequência, é o momento de avaliar as desvantagens e pontos que requerem melhorias internamente. Quais são as reclamações mais frequentes registradas pelo time de atendimento ao cliente? A sua logística de entregas precisa ser refinada? Enumere todas as suas fraquezas.

Em seguida, é necessário elencar as oportunidades. Esse fator está relacionado à conjuntura do mercado e fatores que podem ampliar as vendas. Vale considerar também outras questões externas que sejam favoráveis para o seu negócio.

Por último, reúna as ameaças no mercado que podem influenciar negativamente a empresa. Nesse tópico, vale considerar contextos externos, analisar em quais aspectos os seus concorrentes se destacam e avaliar se o cenário econômico pode impactar nas suas vendas.

Após reunir essas informações, é preciso alinhar os dados com o planejamento estratégico de forma a encontrar soluções para os desafios identificados. Traçar metas e estabelecer prazos também pode ajudar a fazer melhor uso da ferramenta SWOT.

Exemplo prático

Para entender como aplicar a análise SWOT no negócio, vale conferir um exemplo prático. Assim, fica mais fácil visualizar como ela funciona no âmbito empresarial.

Imagine uma escola com cerca de 40 funcionários. Pelo fato de o empreendimento ser pequeno, há muita dificuldade em obter um diagnóstico preciso do negócio. Diante desse cenário, foi aplicada a análise SWOT. 

Confira os achados e quais foram as ações definidas:

  • forças: os professores são altamente qualificados e a escola já se tornou referência na região;
  • fraquezas: o departamento financeiro perde muito tempo fazendo tarefas manuais, o que provoca alto número de erros e perda de prazos importantes;
  • oportunidades: a escola é a única a oferecer ensino bilíngue no bairro, o que atrai matrículas de modo constante;
  • ameaças: uma escola de curso de idiomas acabou de ser inaugurada no mesmo bairro da escola, configurando uma ameaça.

A utilidade da análise SWOT não deve se limitar aos dados levantados. A partir deles, você obtém condições de pensar em iniciativas para reverter os pontos desfavoráveis que apareceram na avaliação. 

Seguindo o exemplo, temos as seguintes soluções:

  • forças: o empreendedor pode usar as suas vantagens nas estratégias de marketing de modo a atrair ainda mais alunos para a sua escola;
  • fraquezas: vale contar com um sistema de gestão financeira. A solução otimiza tempo e automatiza tarefas, facilitando a rotina;
  • oportunidades: é válido aproveitar para explorar o diferencial do bilinguismo e expandir o negócio para outros bairros que não tenham essa opção de ensino;
  • ameaças: é possível criar campanhas de marketing educativas que elucidam os benefícios de um ensino bilíngue integral em detrimento de um curso livre.

Como a análise SWOT pode ser útil ao setor financeiro da sua empresa?

Com a leitura do exemplo prático, é mais fácil perceber o quanto a análise SWOT pode contribuir para identificar melhorias e ameaças ao seu negócio. Além disso, vale destacar que o setor financeiro costuma aparecer como uma fraqueza recorrente em pequenos negócios.

Isso porque, nesses casos, é corriqueira a sobrecarga de trabalho, pois a rotina de tarefas é feita de modo manual. A boa notícia é que, a partir da análise SWOT, você pode detectar esse ponto a ser melhorado e pensar em uma solução — como adotar um software de gestão financeira.

Como você viu, saber o que é análise SWOT é fundamental para todo empresário. Se bem utilizada, a ferramenta contribui de modo significativo para o planejamento estratégico do negócio. E, se o problema estiver na gestão financeira, o software em nuvem do Granatum pode ajudar!

Quer superar as fraquezas financeiras do seu negócio? Experimente gratuitamente o Granatum Financeiro

Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Período para comentar encerrado.