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Montar o próprio negócio e usá-lo como meio para alcançar seus objetivos é a intenção de muitos brasileiros. Entretanto, a rotina de empreendedores tem obstáculos, especialmente quando o início da jornada é solitário — como ocorre no nanoempreendedorismo.

Ademais, construir uma empresa sozinho traz desafios únicos — e superá-los pode ser mais difícil, principalmente em relação ao planejamento financeiro. Portanto, compreender o cenário permite encontrar as soluções para os obstáculos e ter sucesso ao empreender.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a ler este artigo para entender o que é o nanoempreendedorismo, os principais desafios e como superá-los!

O que é nanoempreendedorismo?

Abrir a própria empresa pode ser tanto um sonho quanto uma necessidade para muitas pessoas. Nesse segundo cenário, é comum que ela seja o “negócio de uma pessoa só” e funcione de maneira informal até determinado ponto.

Essa realidade recebe o nome de nanoempreendedorismo. O grupo é composto por pessoas que criam seu próprio negócio, de forma individual, com o objetivo de gerar uma fonte de renda. Isso pode acontecer comercializando produtos ou vendendo serviços na sua comunidade.

Por um lado, os nanoempreendedores são responsáveis por movimentar recursos financeiros e contribuírem ativamente para a economia brasileira. Porém, é comum que eles não sejam incluídos em muitas das estatísticas sobre empreendedorismo.

Isso acontece porque a formalização não faz parte da realidade de muitos deles. Logo, ao trabalharem e gerarem renda de maneira informal, os desafios que aparecem em seu cotidiano são diferentes daqueles enfrentados por outros empreendedores.

Qual o cenário no Brasil?

O nanoempreendedorismo é uma realidade presente no mercado brasileiro. Especialmente em cenários de instabilidade econômica e aumento do desemprego, abrir o próprio negócio se torna uma necessidade.

No Brasil, o contexto do nanoempreendedorismo é muito comum em famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Historicamente, esses grupos são mais impactados por crises financeiras. Assim, vender serviços e produtos é um dos meios viáveis para gerar renda.

Existem diversas atividades nas quais o nanoempreendedor brasileiro pode concentrar seus esforços. Há aqueles que optam por prestar serviços, como faxina ou costura, e outros que criam espécies de comércios para vender diferentes tipos de mercadoria.

Quais os principais desafios do nanoempreendedorismo?

Agora que você sabe o que é o nanoempreendedorismo e qual o cenário no Brasil, é oportuno conhecer os desafios de quem se encontra nessa realidade. A seguir, você entenderá as principais situações com as quais os nanoempreendedores lidam diariamente.

Confira!

Falta de recursos financeiros

Como você acompanhou, o nanoempreendedorismo é, em muitos casos, uma necessidade em vez de uma escolha. Então diversas pessoas que seguem esse caminho dão início à jornada justamente porque precisam gerar renda para se sustentar.

Dessa maneira, a limitação ou falta dos recursos financeiros é um dos principais desafios que o nanoempreendedorismo apresenta. É comum que esses empreendedores não tenham capital para investir na estruturação do negócio ou na formalização dele.

Difícil acesso a linhas de crédito

A falta de formalização dos nanoempreendedores é um dos fatores que impede o acesso deles às linhas de crédito. Por conta dessa situação, conseguir recursos por meio de empréstimos ou financiamentos costuma ser mais difícil. 

Ademais, mesmo quando é possível receber capital, não é incomum que as condições sejam menos flexíveis. Dessa forma, sem o planejamento adequado, o nanoempreendedor corre maior risco de se endividar.

Dificuldades para equilibrar o orçamento

Outro desafio que os nanoempreendedores enfrentam no campo financeiro é o equilíbrio no orçamento. É comum que, especialmente nos primeiros momentos da jornada, não exista diferença entre as finanças pessoais e o dinheiro do negócio.

Logo, os recursos que entram em suas contas a partir do trabalho servem para lidar com os custos cotidianos pessoais. Como o dinheiro para investimentos é limitado, os empreendedores enfrentam dificuldades para expandir o negócio.

Organização pessoal do tempo

Os nanoempreendedores também podem encontrar desafios com a organização pessoal do tempo. Geralmente, como os negócios são criados por necessidade, é preciso ter um processo para definir o período do trabalho e o momento destinado para tarefas pessoais.

Além disso, a rotina do nanoempreendedor demanda atenção com a autogestão do tempo — visto que não há chefes para regulá-lo. Portanto, o momento de se organizar pessoal e profissionalmente para obter sucesso pode ser complexo — em especial, no início da jornada empreendedora.

Escassez de políticas de fomento

Até aqui, você já entendeu que o nanoempreendedorismo é muitas vezes pautado pela informalidade. Isso significa que o negócio de uma pessoa não será tratado como micro e pequena empresa (MPEs).

Consequentemente, as políticas de incentivo e fomento que existem para as modalidades empresariais não costumam se estender para os nanoempreendedores. Isso amplia as dificuldades para levantar recursos.

Como superar essas dificuldades?

Chegando aqui, você já entendeu que o nanoempreendedorismo é uma realidade desafiadora. No entanto, existem maneiras de superar as adversidades e aumentar as chances de sucesso da empreitada.

Acompanhe!

Busque organizar as finanças

Uma das etapas iniciais para superar os desafios do nanoempreendedorismo é a organização das suas finanças. Para isso, é importante acompanhar o capital que entra nas contas para evitar o descompasso financeiro.

Também é preciso fazer um planejamento. A prática permite que você defina mais estrategicamente como será o uso do dinheiro. Assim, é possível se planejar para ter capital para usar no âmbito familiar e separar recursos para aplicar no negócio.

Crie uma comunidade

Você já viu que é bastante usual que o nanoempreendedorismo ganhe força em comunidades. Dessa maneira, é possível usar o ambiente para criar uma rede com pessoas que oferecem serviços complementares aos seus — fortalecendo os nanoempreendedores da sua região.

Fidelize seus clientes

Também há como superar os desafios do nanoempreendedorismo fidelizando seus clientes. Criar uma base de consumidores recorrente permite otimizar o seu trabalho e aumentar a segurança do seu planejamento financeiro.

A criação da comunidade de nanoempreendedores também contribui para a fidelização. Com esse núcleo de suporte, é possível que todos se beneficiem da retenção dos clientes e da chegada de novos interessados.

Como você viu, o nanoempreendedorismo é uma necessidade para muitos brasileiros. Porém, a criação de um negócio individual impõe diversos desafios que precisam ser superados. Portanto, desenvolver um bom planejamento efetivo é essencial para ter sucesso na sua empreitada.

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