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Para obter resultados satisfatórios, é preciso mais que oferecer diferenciais e qualidade nos seus produtos ou serviços. Na prática, a empresa também deve ter uma boa estratégia de vendas B2C. Afinal, com a alta concorrência, é preciso saber como disputar a preferência do consumidor.

Nesse sentido, existem métodos e ferramentas que podem ser aplicados para driblar os concorrentes e alavancar as vendas. Portanto, se você deseja vender mais e aumentar o faturamento, é fundamental saber quais são esses processos.

Para saber mais, continue a leitura. Neste artigo, você conhecerá 9 estratégias de vendas para B2C que valem a pena!

1. Construa a persona

A persona é um personagem semifictício, já que é composto pelas características detalhadas do cliente ideal. Assim, ao contrário do público-alvo — que é mais abrangente —, a persona é mais específica, ajudando a construir estratégias de marketing e de vendas mais eficientes.

Para melhorar sua compreensão, imagine uma loja de velas artesanais que têm como público-alvo mulheres entre 25 e 55 anos e com poder aquisitivo mais elevado. Isso faz sentido porque a proposta da marca é oferecer produtos de primeira qualidade, o que gera um preço final mais alto.

Além disso, ela oferece linhas de produtos diferenciados, como as velas sofisticadas, divertidas e místicas. Nesse caso, a empresa deve ter 3 personas diferentes, já que cada tipo de vela cria identificação com uma parte do público-alvo.

Dessa maneira, é possível criar um branding e uma comunicação mais acertada para cada perfil de cliente. Por exemplo, para vender as velas mais sofisticadas, a linguagem pode ter menos informalidades. Já para oferecer as velas divertidas, é possível utilizar um linguajar mais despojado.

2. Analise a concorrência

Outro ponto fundamental para ter uma estratégia de vendas eficiente no B2C é observar a concorrência. Afinal, com essa análise, você consegue verificar o que funciona com o público de interesse e pode adaptar ao seu negócio, além de identificar os erros para evitá-los.

Ademais, fazer essa análise permite que você entenda como está a posição da empresa no mercado para tomar medidas focadas em melhorar a colocação, se for necessário. Caso contrário, o desempenho do negócio pode ficar aquém do esperado.

3. Defina metas realistas

Definir metas também é fundamental para conquistar mais vendas. Afinal, sem elas, o empreendimento pode ter mais dificuldades para entender como e quando dar os próximos passos para atingir novos patamares — como expandir a atuação.

Contudo, é preciso que as metas sejam realistas e alcançáveis. Caso contrário, há mais chances de ocorrer frustração e desmotivação, afetando o desempenho da equipe comercial. Então estabeleça metas desafiadoras, mas que façam sentido para o momento do negócio e recursos disponíveis.

4. Ouça o que o cliente tem a dizer

Um dos maiores erros das empresas, independentemente de seu porte, é não ouvir os seus clientes e insistir em elementos que não funcionam. Nesse caso, a tendência é que ocorram quedas nas vendas e no faturamento, comprometendo a saúde do negócio.

Sendo assim, é preciso considerar as impressões de quem compra o produto ou contrata o serviço para realizar melhorias e aprimorar a marca. Uma dica interessante é conduzir pesquisas de satisfação para saber a opinião dos clientes.

5. Venda soluções e benefícios

Quando um cliente compra um produto ou serviço, muitas vezes ele não tem a intenção de apenas obter aquele item. Em geral, ele busca uma solução para sua dor. Por exemplo, quando uma pessoa compra um perfume, ela não quer simplesmente ter um cheiro agradável, mas ter a sua autoestima elevada pela fragrância.

Desse modo, em vez de apenas vender o seu produto ou serviço, venda as soluções e os benefícios que eles podem gerar ao seu cliente final. Essa estratégia chama mais atenção dos consumidores, permitindo um aumento nas vendas por agregar mais valor.

6. Faça a precificação correta dos seus produtos e serviços

Muitas vezes, a empresa tem um bom produto ou serviço, uma estratégia de marketing eficiente, realiza melhorias em seus processos, mas ainda assim tem que lidar com vendas mais baixas. Um dos motivos para isso é a precificação incorreta.

Se o seu negócio visa atingir o público da classe C, os preços devem ser condizentes e competir com os concorrentes diretos. Já se a marca mantiver os preços muito acima do poder aquisitivo do consumidor, consequentemente, ela pode ter dificuldade nas vendas.

Nesse exemplo, pode ser necessário reduzir a margem de lucro para ganhar sobre o volume de vendas e não pelo percentual de lucro. Porém, cada negócio exige uma análise criteriosa sobre os custos e objetivos para encontrar o valor certo a ser cobrado.

7. Ofereça uma boa experiência ao consumidor

O novo consumidor deseja ter uma experiência de compra que começa ainda na sua captação e segue até o pós-venda. Dessa maneira, é fundamental se preocupar com todas as etapas do processo de marketing, vendas e atendimento — e não somente com a qualidade do produto ou serviço.

Adotando essa medida, é possível encontrar meios de se diferenciar dos concorrentes, alcançando a preferência dos consumidores e, até mesmo, a sua fidelização.

8. Tenha uma apresentação condizente

A apresentação da marca, do produto e do serviço são essenciais para atrair o consumidor e despertar o desejo de consumo. Portanto, ela deve ser condizente com o cliente que a empresa deseja atingir.

Produtos com aparência muito sofisticada para determinado público, por exemplo, podem afastar os possíveis clientes. Isso ocorre porque o público deduz que eles têm um preço mais elevado, mesmo que não seja verdade.

Porém, isso não significa que a marca que pretende conquistar o consumidor de menor poder aquisitivo deve se apresentar de qualquer maneira. Como a boa apresentação demonstra cuidado e respeito ao cliente, ela é essencial para todos os públicos.

9. Dê atenção à identidade visual

A identidade visual diz muito sobre a marca, afinal, com ela é possível transmitir mensagens inconscientes e de forma instantânea para o consumidor. Por exemplo, um restaurante em tons de rosa-claro e branco pode comunicar ao consumidor que se trata de uma confeitaria ou sorveteria.

Desse modo, há pouca procura de pessoas que desejam fazer refeições como o almoço. Por isso, é fundamental se preocupar com a identidade visual para se comunicar de forma eficiente com o cliente final.

Neste artigo, você conheceu 9 estratégias de vendas B2C que podem ajudar a melhorar os resultados do negócio. Agora, basta colocar as dicas em prática para ajudar a alavancar as vendas e aumentar o seu faturamento.

Quer saber como melhorar os ganhos do negócio? Aprenda técnicas para perder o medo de vender o seu produto ou serviço!

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