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O planejamento é primordial para todos os negócios — em especial, para aqueles que estão começando. Afinal, ele ajuda na organização e na preparação para os mais diversos desafios que costumam surgir ao longo da trajetória empresarial.

Nesse sentido, saber o que é o Canvas e como utilizá-lo é fundamental. Isso porque essa é uma ferramenta que pode ser útil para empreendedores no momento de estruturar seus modelos de negócio. Na prática, ela ajuda a tirar ideias do papel de forma segura e organizada. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira as informações a seguir! A partir delas, você compreenderá o que é o Canvas e como usá-lo.

Tenha uma ótima leitura!

O que é e como funciona o Canvas?

O Canvas é uma ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar os empreendedores na elaboração de seus modelos de negócio. Na prática, ele consiste em um esboço de um projeto ou mapa visual, baseado no Business Model Canvas — ou quadro de modelo de negócios.

Essa ferramenta funciona como um mapa estratégico com um resumo dos pontos-chave para usar no planejamento de negócios. Ao elaborar esse quadro, existem 9 aspectos essenciais que você deve considerar.

São eles:

  • segmentação de clientes;
  • proposta de valor;
  • canais;
  • relacionamento com clientes;
  • fontes de receita;
  • recursos;
  • atividades-chave;
  • parcerias;
  • estrutura de custos.

A partir desses fatores, é possível ter uma visão mais ampla, clara e estratégica a respeito dos principais pontos para o crescimento e sucesso de um negócio.

A seguir, entenda sobre cada um dos aspectos do Canvas com mais detalhes!

Segmentação de clientes

O primeiro item do quadro Canvas refere-se à segmentação de clientes. Afinal, é preciso saber com precisão quem é o público-alvo e a persona da sua empresa.

Todo negócio, independentemente do porte ou área de atuação, deve ter essas informações muito bem definidas. Isso porque elas permitem ter uma visão mais apropriada e estratégica sobre seus consumidores, desde o perfil que eles têm até suas dores, vontades, expectativas e necessidades.

Proposta de valor

A proposta de valor diz respeito ao que a sua empresa se diferencia das demais. Ou seja, nesse quadro é essencial informar porque os clientes escolherão o seu negócio e não a concorrência.

Canais

O terceiro quadro que você deve preencher no modelo Canvas está associado aos canais que a sua empresa atuará para conseguir clientes. Por exemplo, ela pode recorrer a:

  • um site ou blog;
  • páginas nas principais redes sociais;
  • número corporativo no WhatsApp;
  • e-mails;
  • entre outros.

Relacionamento com clientes

Após estruturar os três aspectos anteriores, é hora de pensar em como será o relacionamento do seu negócio com os clientes. Nesse quadro, você deve pensar em como será, por exemplo, a abordagem, a comunicação, a linguagem e a interação com clientes.

Fontes de receita

Para um negócio se manter e prosperar, ele precisa de dinheiro. Sendo assim, no quinto quadro, você deve informar quais serão as fontes de receita do negócio. O foco é responder como a sua empresa conseguirá capital para viabilizar as operações.

Recursos

No sexto quadro, é preciso descrever de quais recursos a sua empresa necessita para tirar as ideias do papel. Entre eles, estão recursos financeiros, humanos, tecnológicos, intelectuais e outros.

Atividades-chave

Em relação ao quadro de atividades-chave, você deve descrever quais ações serão necessárias para atender à proposta de valor e permitir que a operação aconteça de maneira sustentável. Também é o momento de identificar as tarefas mais relevantes do negócio.

Parcerias

O oitavo e penúltimo quadro refere-se às parcerias que a empresa fará para garantir o bom funcionamento das operações. Afinal, é muito mais difícil crescer sozinho, então é essencial pensar nos fornecedores ou parcerias estratégicas, por exemplo.

Estrutura de custos

Por fim, há a estrutura de custos. Nesse item, você deve refletir sobre os gastos e despesas que terá para manter o negócio e expandir as suas operações, conforme os planos.

Qual a diferença do Canvas para o plano de negócios?

Como visto ao descobrir o que é o Canvas, o plano de negócios tem relação direta com esse tipo de ferramenta. Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não são iguais. 

Na prática, o Canvas serve para ilustrar as estruturas-base de um plano de negócios. Já o plano de negócios é um documento mais detalhado e completo. Ele envolve todas as áreas da empresa, desde as estratégias e o marketing até o mercado e as vendas.

Ademais, por meio desse plano são descritos todos os passos que devem ser dados para que as metas e objetivos da empresa sejam alcançados.

Quais os benefícios de usar essa metodologia?

Após conhecer o conceito do Canvas, assim como a sua diferença para o plano de negócios, é válido compreender os benefícios dessa ferramenta. Conheça os principais:

  • oferece uma visão macro sobre os elementos do negócio e como eles se conectam;
  • permite traçar ações e campanhas direcionadas, sólidas e estratégicas;
  • possibilita um melhor alinhamento entre empresa, sócios e funcionários;
  • aumenta a organização e objetividade para a empresa;
  • otimiza a tomada de decisão.

Como começar a usar o Canvas?

Até aqui, você descobriu o que é o Canvas e como ele funciona. Agora, é interessante entender como usar essa ferramenta. Para essa finalidade, você deve iniciar estruturando os nove quadros do Canvas — o que pode ser feito no papel, em uma planilha ou em um software, por exemplo.

Em seguida, preencha cada quadro conforme você acompanhou ao longo do artigo. Então, comece pela segmentação dos clientes e termine na parte sobre a estrutura de custos. O indicado é colocar as informações em tópicos e palavras-chave que sejam fáceis de entender e visualizar.

Por fim, apresente os quadros para as equipes e gestores, explique para que eles servem e por que foram criados. Em seguida, peça feedbacks para ter a chance de otimizá-los, tornando-os mais adequados e alinhados com a empresa.

Entendeu o que é Canvas e como você pode utilizá-lo em sua empresa? Como você viu, essa é uma ferramenta visual e estratégica que permite estruturar o seu modelo de negócio de forma mais adequada.

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