Quando se fala da atual crise econômica, logo enxergamos uma nuvem escura sobre os empreendedores e o pessimismo toma conta da situação. Certo?
Não, não é bem assim.

Com a crise, muitas pessoas tem buscado novos caminhos e tem ideias inovadoras para ter seu próprio negócio. Buscar a luz no fim do túnel mesmo e mostrar que crise também é oportunidade e é nela que muitos projetos bem sucedidos são iniciados.

post crise significa oportunidade e numero de empreendedores crescem Como não deixar a crise abater seu negócio

 

No entanto, sabemos que muitos fatores influenciam para uma empresa ser atingida pela crise e manter-se ativa nesses tempos pode ser uma tarefa difícil. Por isso, mais importante do que ter uma energia empreendedora é ter foco, objetivos bem traçados e, principalmente, planejamento.

Aqui vão 5 dicas para te ajudar a ficar ativo em tempos de crise:

Aproveite para se fortalecer

Use esse cenário de crise como um laboratório, faça testes e busque dominar o seu negócio. Você pode aproveitar para conhecer ainda mais seu público e criar as melhores experiências que ele pode ter com seu produto ou serviço. É comum que muitas empresas pausem os investimentos e aguardem a “poeira abaixar”, por isso é uma ótima oportunidade para se fortalecer diante dos seus concorrentes.

Seja positivo

Assim como a economia é cíclica, devemos acreditar que a crise ou momentos difíceis também terminam.
“Manter a motivação é fácil quando tudo está bem. Quem tiver essa postura agora será reconhecido”, diz José Cláudio Securato, da Saint Paul, escola de negócios de São Paulo.
O cenário é difícil, mas ficar o tempo todo dizendo que vai dar errado, contamina o ambiente e aumenta o pessimismo, o que só prejudica a produtividade.
Pense no que pode ser feito para que as coisas melhorem, não o contrário.

Cabe uma redução de custos?

Se você não se preparou para esse momento e as contas não estão batendo por aí, uma redução de custos pode tirar você do sufoco.
Antes de sair dispensando funcionários e enfraquecer sua equipe, faça suas contas e analise o que pode ser reduzido ou alterado para diminuir seus gastos. Esse é o melhor caminho.
Uma simples ação de conscientização para economia de energia elétrica, por exemplo, já pode fazer uma grande diferença.

Preze pela comunicação interna

Deixar exposto seus objetivos, metas e também seus planos para reduzir gastos é uma ótima maneira de deixar todos da equipe bem alinhados com os objetivos da empresa.
Vou compartilhar um exemplo com você: Aqui no Granatum, empresa que mantém esse blog, o time é totalmente adepto a uma comunicação interna bem visual. Colar diversos cartazes e atribuir a visão para reforçar seus objetivos, pode ser muito eficaz. Que tal experimentar por aí?

Tenha organização financeira

Mais de 50% das empresas fecham por inadimplência e falta de capital de giro, o principal motivo disso é a falta de gestão financeira no dia-a-dia.
Saber a fundo o que acontece com o financeiro e ter o controle exato do que entra e sai no seu caixa é fundamental para se manter ativo em meio à crise.
Com suas movimentações financeiras organizadas e atualizadas você poderá analisar o fluxo de caixa e planejar suas próximas ações com mais segurança. E nada melhor do que ter o real controle da situação para se posicionar firme e forte diante da situação econômica que vivemos, não é mesmo?

E você? Tem conseguido se manter e crescer em tempos de crise? Compartilhe sua experiência e dúvidas com a gente nos comentários.

 

ebook banner 4 passos ciclo Como não deixar a crise abater seu negócio
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

7 comentários para “Como não deixar a crise abater seu negócio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>