Resumo do episódio:
O preço de venda é uma quantia monetária cobrada por um produto ou serviço, enquanto o valor é uma medida subjetiva que representa os benefícios que esse produto ou serviço representará para o seu usuário.
É comum a utilização dos termos preço e valor como sinônimos, mas você sabia que existe diferença entre eles? Na prática, um produto pode ter um alto preço, mas apresentar um baixo valor, e vice-versa.
No empreendedorismo, saber distinguir esses conceitos é fundamental para ter uma visão mais profunda sobre o negócio. Por esse motivo, se você ainda utiliza preço e valor para se referir à mesma concepção, é melhor entender como diferenciá-los.
A seguir, você descobrirá o que é preço e valor, quais as diferenças entre eles e como gerar valor para o seu cliente!
Vamos lá?
O que é preço?
O preço está diretamente ligado à quantia monetária cobrada por um produto ou serviço. Desse modo, um preço de venda é composto pelos seguintes elementos:
- despesas: gastos essenciais para a sobrevivência da empresa, mas que não têm relação direta com a produção ou a prestação de serviço. Alguns exemplos são o pagamento do setor administrativo, aluguel e impostos;
- custos: gastos relacionados à produção ou prestação de serviço, por isso são variáveis conforme o volume da demanda. São eles: pagamento da mão de obra, matéria-prima, maquinário, entre outros;
- margem de lucro: quantia que a empresa ganha pelas suas vendas, depois de pagar os custos.
Além disso, há outros fatores que devem ser considerados para encontrar uma estratégia de precificação. Afinal, o preço de venda acompanha os objetivos da empresa, devendo se adequar ao que o negócio deseja conquistar e o que ele entrega ao público.
O que é valor?
Se o preço se refere ao dinheiro pago pelo produto ou serviço, o valor representa os benefícios que o cliente adquire quando faz uma compra. Sendo assim, ele está relacionado aos sentimentos que o consumidor tem ao adquirir o item. Logo, o valor é subjetivo e pode variar de pessoa para pessoa.
Por exemplo, um celular pode não ter muito valor para alguém que possui diversos aparelhos, mas ser um objeto valioso para um indivíduo que nunca teve um smartphone. Ambos os dispositivos podem apresentar o mesmo preço, mas não ter o mesmo valor para cada um dos clientes.
Ainda que seja subjetivo, o valor é um componente que deve ser considerado na hora de colocar o preço em um produto ou serviço. Para isso, é necessário mensurar o benefício que o item proporciona ao dia a dia do seu público-alvo.
Qual a diferença entre preço e valor?
Sabendo o que é preço e valor, é o momento de entender a diferença entre os dois termos. Para facilitar a compreensão, é interessante conhecer uma expressão utilizada por Warren Buffett, um dos melhores investidores do mundo.
Para ele, “preço é o que você paga, valor é o que você leva”. Isto é, preço é o quanto de dinheiro uma pessoa precisa desembolsar para adquirir um determinado produto ou serviço. Portanto, ele é estabelecido pelo dono do negócio.
Já a definição de valor parte do cliente. Ou seja, é o próprio consumidor que avaliará as vantagens do produto ou serviço para ele. Enquanto um objeto pode ter um valor alto para alguém, ele pode não ter relevância para outra pessoa.
Por que é importante entender e diferenciar os conceitos?
Agora que você já sabe a diferença entre preço e valor, é o momento de descobrir a importância de diferenciar esses termos na gestão do negócio. Na prática, um cliente não compra um produto ou serviço, ele adquire os benefícios relacionados à aquisição.
Por exemplo, imagine uma fábrica de computadores que vende diversos modelos de dispositivos. Um deles é mais básico (e com preço menor). Já o outro exemplar tem processadores e placas de vídeo de última geração, sendo mais caro.
Qual deles terá mais valor para uma pessoa que deseja somente navegar pela internet? O primeiro, mesmo sendo mais básico e barato, provavelmente entregará mais valor para o comprador. Afinal, cumprirá todas as funções necessárias com um melhor custo-benefício.
Isso acontece porque cada um dos computadores gera benefícios para diferentes tipos de clientes. Entender esse contexto é fundamental para agregar valor aos seus produtos e serviços à medida que você percebe qual é o seu público-alvo.
Dessa maneira, gestão e o setor comercial devem estar alinhados para entender o valor do seu produto ou serviço e saber como incluí-lo no preço de venda. Afinal, se o seu bem ou serviço apresenta mais benefícios que o seu concorrente, o preço pode ser mais alto.
Como gerar valor ao seu cliente e aumentar suas vendas?
Ao estudar o assunto, também é preciso aprender a gerar valor ao seu cliente. Dessa maneira, você pode aumentar as suas vendas. Veja as principais dicas sobre o assunto!
Fortaleça a sua marca
Uma marca validada no mercado tende a ser a escolhida pelos clientes. Quando se fala em leite condensado, por exemplo, logo vem à mente o Leite Moça. Isso porque a marca conseguiu gerar valor aos seus clientes e se tornou referência.
Desse modo, é importante fortalecer a sua marca para que as pessoas pensem nela ao buscar qualidade. Com isso, os clientes tendem a escolher os seus produtos ou serviços pelos benefícios que eles oferecem, não apenas pelo preço.
Tenha um diferencial competitivo
O diferencial competitivo é o que torna um produto ou serviço único e faz com que ele se destaque no mercado. Isso faz o consumidor preferir a sua marca em relação a do concorrente, mesmo que o preço seja mais alto.
Se você ainda não entendeu qual é esse diferencial, avalie o seu modelo de negócio e as soluções ofertadas para identificá-lo ou trabalhar novas estratégias. Por exemplo, a maior rapidez na entrega de um produto ou na prestação do serviço podem agregar mais valor e destacar sua marca.
Entenda o que seu público deseja
Por mais que você queira trazer inovação para a empresa, é fundamental considerar os desejos do seu público-alvo. Por isso, pense: os seus novos produtos ou serviços atendem às necessidades dos seus clientes? Se a resposta for sim, esse pode ser o caminho adequado.
Se a resposta for não, é possível que a alteração não gere valor para os seus consumidores. Assim, sempre analise quais problemas a sua solução se dispõe a resolver para determinar se, de fato, ela pode ser atrativa no mercado.
Neste post, você descobriu a diferença entre preço e valor. Então é possível aplicar os conceitos corretos no dia a dia da sua empresa. Além disso, vale a pena considerar as nossas dicas de como gerar valor ao seu cliente para aumentar as suas vendas!