Se você é empresário ou gestor, precisa saber que o comportamento empreendedor pode influenciar de modo negativo ou positivo os negócios. Isso porque, além dos conhecimentos técnicos, é fundamental cultivar certas habilidades ao conduzir um empreendimento.
Dificilmente uma empresa terá sucesso e será capaz de conquistar os clientes apenas oferecendo produtos ou serviços. O empreendedor deve investir nas relações e, ainda, ter uma boa postura durante o desempenho da função.
Mas qual o comportamento empreendedor ideal? Aprofunde-se no assunto e confira 6 habilidades que toda pessoa que empreende precisa ter!
Qual o comportamento empreendedor ideal?
O comportamento empreendedor ideal é aquele capaz de reunir as hard skills e soft skills necessárias para conduzir de forma adequada e eficiente o negócio. Mas o que significam essas expressões inglesas?
As hard skills referem-se aos conhecimentos técnicos e competências específicas para realizar determinado tipo de trabalho. Alguns exemplos de hard skills, são: fluência em idiomas, habilidade com o uso de um determinado software e saber gerir um estoque.
Já as soft skills são habilidades comportamentais de caráter subjetivo que ditam as relações e influenciam como o negócio é conduzido. Alguns exemplos de soft skills, são: inteligência emocional, habilidade de liderar e resiliência.
Assim, é fundamental que todo empresário procure desenvolver o seu comportamento empreendedor de forma a aperfeiçoar as habilidades mais usadas no seu campo profissional. Para tanto, é indispensável estar disposto a obter novos aprendizados e praticar o senso crítico.
Quais são as 6 principais habilidades que todo empreendedor deve ter?
Agora que você já sabe qual é o comportamento empreendedor ideal, é natural que queira entender quais são as habilidades necessárias para alcançá-lo.
Embora cada empreendimento tenha seus próprios atributos, necessidades e particularidades, algumas habilidades são essenciais para todo tipo de segmento.
A seguir, confira 6 delas!
1. Resiliência
Resiliência é a habilidade de converter a dificuldade em uma experiência positiva. Ser resiliente, muitas vezes, resulta em um novo aprendizado e na busca por soluções de um desafio que precisa ser enfrentado.
Ainda que a resiliência seja importante para os gestores de empresas de todos os portes, a habilidade torna-se ainda mais necessária para os micro e pequenos empreendedores. Isso porque, nesses casos, os obstáculos costumam ter um impacto maior no negócio.
2. Liderança
Quem comanda uma empresa precisa desenvolver a sua capacidade de liderar. Essa habilidade está diretamente ligada ao poder de influência e às melhores tomadas de decisão. Afinal, é o líder quem indica os caminhos e orienta as equipes.
Por isso, muitas vezes, empresas com líderes sem preparo ou pouco comprometidos acabam lidando com colaboradores desmotivados. Afinal, eles não terão o suporte de um bom líder para guiá-los diante dos desafios.
3. Aprendizado constante
O mundo está em constante mudança — e uma prova disso são os avanços tecnológicos que não param de surgir. Diante desse cenário, é fundamental que o empreendedor busque novos aprendizados constantemente e esteja alinhado com as novidades do mercado.
É nesse sentido que aparece o conceito lifelong learning. A ideia pressupõe, justamente, que a necessidade de novos aprendizados é contínua e que sempre há novidades a serem conhecidas ao longo da vida.
Por isso, é fundamental estabelecer um comportamento empreendedor que leve em consideração a importância de estudar e reciclar os conhecimentos adquiridos durante a sua trajetória.
4. Inovação
Além da atualização de conhecimentos, a capacidade de inovar na prática é uma habilidade indispensável para empreendedores. Inovar refere-se à capacidade de ser criativo, inventivo e visionário.
Assim, um líder inovador consegue trazer novas propostas para o negócio e aproveitar melhor as oportunidades. Nesse sentido, quem não inova pode perder chances valiosas de melhorar os seus processos e de se destacar no mercado.
5. Inteligência emocional
Ter inteligência emocional significa saber lidar com os próprios sentimentos e emoções frente aos relacionamentos e às dificuldades. É por meio dessa capacidade que os empreendedores tomam melhores decisões e conseguem administrar os negócios com mais sabedoria.
Quem investe na inteligência emocional consegue assimilar melhor as frustrações e as eventuais adversidades. Os ganhos costumam aparecer na melhora dos relacionamentos, em decisões mais acertadas e no aumento da autoconfiança.
6. Persistência
Ser persistente e ter paciência é fundamental no comportamento empreendedor — principalmente no começo do empreendimento. Afinal, esse momento é marcado por dúvidas, e o retorno financeiro costuma demorar um pouco.
Além disso, tenha em mente que empreender envolve erros e acertos. É natural que nem tudo saia conforme o planejado e que seja preciso fazer ajustes com o tempo. Caso você não seja suficientemente persistente, as chances de desistir são maiores.
Como cultivar as habilidades de um comportamento empreendedor?
Após entender qual é o comportamento empreendedor ideal e quais são as 6 principais habilidades para alcançá-lo, é importante saber como cultivar ou desenvolver tais competências. Em primeiro lugar, é preciso estudar e procurar conhecer a fundo as habilidades necessárias.
Para isso, leia livros sobre os assuntos, assista palestras e faça mentorias — não apenas técnicas, mas também comportamentais. Como você viu aqui, é preciso investir em medidas para desenvolver as soft skills, tanto com aspectos teóricos quanto práticos.
Além de estudar, coloque as habilidades em prática e treine-as no seu cotidiano profissional e pessoal. Ainda, é preciso ser paciente e estar disposto a realmente se comprometer em cultivar essas competências ao longo do tempo.
Lembre-se de que o processo é gradativo e, assim como todo novo hábito, tende a se tornar natural quando praticado de modo consistente. Ao aperfeiçoar suas habilidades, é possível obter ganhos significativos, como equipes mais comprometidas e maiores chances de sucesso nos negócios.
Tudo isso poderá trazer muitos resultados na empresa, em especial no setor financeiro. Com o comportamento empreendedor certo, seu negócio se tornará mais sólido e haverá melhoria nas vendas, margem de lucro etc.
Agora você sabe quais são as 6 habilidades essenciais para o comportamento empreendedor. Não deixe de considerá-las para ter cada vez mais sucesso na sua jornada sendo dono do próprio negócio!