Leia também, no novo Blog do Granatum:
6 melhores práticas para elevar o nível do serviço de atendimento ao cliente
Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado.
Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso. E não se engane: a captação de novos clientes tem tudo a ver com o bom atendimento que sua empresa presta hoje.
Muitas vezes, entendemos tudo sobre o produto ou serviço que oferecemos, sobre suas vantagens e benefícios, mas nos sentimos travados na hora de solucionar um problema, enfrentar objeções ou até mesmo estruturar um processo para um atendimento incrível.
Pensando nisso, reunimos aqui os 6 princípios do bom atendimento ao cliente. Depois, sugiro fortemente que você também confira nosso outro post com 7 dicas avançadas sobre Atendimento ao Cliente.
1. Entenda seu cliente
Não há como atendermos um cliente se não soubermos o que ele busca.
Por isso, é importante que, em cada atendimento, sua equipe esteja consciente das motivações que levaram o cliente a entrar em contato.
Faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente. Isto ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência.
Realize pesquisas periódicas que ajudem a revelar o que leva seu cliente a buscar sua empresa.
Exemplo prático:
No nosso software de controle financeiro, recebíamos muitos atendimentos sobre como controlar melhor o fluxo de caixa. Além de ajudar a aprimorar o software, entender o cliente também nos inspirou a escrever o post 5 passos para controlar o Fluxo de Caixa da sua empresa.
2. Sinta prazer em servir
Atender é servir. Por isso é importante que sua empresa contrate pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes.
A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são transformados em satisfação e fidelização. Nenhum cliente compra um produto para ter problemas ou para passar horas a fio com o serviço de atendimento!
Não existe algo mais frustrante que investir dinheiro em um produto ou serviço e, na verdade, ter comprado um problema. Além disso, quando um cliente é bem servido, naturalmente se sente motivado a falar bem da sua marca.
3. Não rime seu atendimento com antipatia
Seu atendimento precisa ter simpatia e empatia, mas nunca antipatia. Conceituar os diferentes tipos de envolvimento que podem acontecer entre atendente e cliente pode ajudar sua equipe a entender melhor que tipo de atendimento ela tem oferecido:
- Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo;
- Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo;
- Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.
4. Mantenha a comunicação S.C.O.T.
S.C.O.T. significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência.
No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se sua locução foi bem compreendida.
É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente. Nem sempre falar mais significa passar mais informação.
O cliente não espera buscar ajuda com alguém cheio de dúvidas e incertezas. Nem sempre temos a resposta, mas enrolar ou inventar uma solução não é o caminho.
Se precisar, peça um tempo para retornar depois com a resposta. O atendimento é o reflexo de sua empresa, e caso não haja segurança na mensagem passada, a imagem da sua equipe acaba sendo prejudicada. Vale lembrar que os clientes sentem-se mais satisfeitos quando as empresas oferecem respostas rápidas.
5. Não abandone seu cliente
Acompanhe o cliente até que o problema seja resolvido.
A palavra cliente teve sua origem na Roma antiga, e representava um plebeu que se encontrava sobre a proteção de um patrício (nobre). Assim como naquela época, sua empresa deve proteger o cliente de ter ainda mais problemas.
Pode ser que sua empresa não perca clientes por causa dos concorrentes, mas sim por causa do mal atendimento prestado a eles.
Dica: Manter um contato contínuo com o cliente ajuda até a melhorar no recebimento de suas contas. Dê uma olhada no post 5 dicas para cuidar das contas a receber dos seus clientes.
6. Fale a língua do bom atendimento
Um bom atendimento é pautado pelo tratamento profissional empreendido ao cliente. No entanto, não confunda profissionalismo com “robotismo”.
Fuja das respostas padrões e dos processos engessados, tão comuns nessa área. A linguagem empregada deve ser adequada ao cliente, com um vocabulário simples e claro.
Não utilize palavras difíceis ou termos técnicos para pessoas com menor grau de conhecimento sobre o assunto em questão. Na pronúncia não mutile as palavras, pois isto pode gerar dúvidas com relação ao entendimento.
Evite as expressões que transmitam incerteza, o tratamento íntimo, os diminutivos, os gerúndios, as expressões regionais e as gírias. Seja sóbrio em seu tom de voz e lembre-se dos princípios anteriores!
Conclusão
Um bom atendimento surte efeito a curto prazo e pode impactar, inclusive, no aumento de receitas do seu negócio. Lembre-se: ter clientes satisfeitos é uma das melhores propagandas que sua empresa pode ter.
Bônus: Ebook gratuito sobre captação de clientes!
Como atendimento tem tudo a ver com captar novos clientes, preparei um ebook para você baixar. Veja:
O que achou? Pratique estes seis princípios e nos conte depois o que mudou em sua empresa!
Emanuel
Gostei.
Jodir
Hum, bem interessante.
Polly
Achei o que buscava. Grata.
Milena Farias
Excelente, melhor que isso impossível. Me ajudou muito. Muito Obrigada!.
Adao Abreu
Muito bom nota 10
Roberta
Muito rápido e claro, está de parabéns!!! Com certeza irá ajudar bastante no meu ambiente de trabalho!!
Alexandre Ferreira
Oi Roberta.
Obrigado pelas suas palavras! Esperamos que nosso blog continue te ajudando.
Abraço
Paulo Moraes
mtooo bom as dicas realmente serviram pra mtas pessoas que aceitam o desafio de ser um bom empreendedor
vitor
gostei das dicas
Bruno
Ótima dica, pois vou fazer uma seleção. Desde já agradeço.
Jorge Zangui
Muito grato pelo ensinamento… Gostei das dicas.
maria eduarda
muito bom gostei, e aprende muito com essas 6 dicas.. 🙂
luane
Gostei muito das dicas, porque eu estava com dificuldade.
fabia renata do nascimento
Gostei muito. Foi uma otima elaboração de tópicos de orientação profissional.
Anny
Otimas dicas obg
Jovana Barbosa
Excelente! Vale apena ter bons principios,tambem é a alma do negocio
Nájella
Maravilhoso!
Texto perfeito ,e esclarecedor .
Elizabeth João
Olá;
gostei… e acredito que haverá melhoria depois desses tópicos.
mineiro
Gostei muito do texto, as dicas estão em linguagem clara e possuem coerência.
Um tema polêmico que vocês poderiam abordar é:
Hoje em dia a gestão de relacionamentos dentro da empresa vem sendo mostrada cada vez como algo mais necessário.
Aí fica a pergunta: Como proceder para lidar num caso eventual, com pessoas tóxicas dentro da empresa, aquele tipo mal humorado, irônico, que é capaz de jogar a auto estima de colegas para baixo….Obrigado… O psicanalista argentino Bernado Stamatteas (acho que o nome é esse mesmo) até possui um livro chamado “Pessoas Tóxicas”.
Granatum
Olá Mineiro, como vai?
Obrigado por acompanhar nosso blog e mandar sua sugestão!
Ter bons profissionais é o novo desafio das empresas que acreditam em uma nova forma de se trabalhar.
A Webgoal é um exemplo de empresa que tem como princípio valorizar as pessoas e a relação entre elas.
Um grande abraço e bons negócios.
Joao Neves Afonso
Gostei nota 10
rujothel gilca gilca
Valeu pela vossa dica!!!!! e vamos aplicar em nossa empresa!!!
roberto
muito bom curto e direto,sem arrodeios!!!!parabénsss
alday costa
muito legal
miguel guilherme silva
amei nota 10
Marcelo Vieira
Obrigado, eu trabalho com clientes de uma pousada em Campos do Jordão-sp, e é muito bom poder sempre melhorar o atendimento para conquistá-los. Muito útil as informações.
SIMEIA FIUZA
Gostei muito, é de grande importância os 6 princípios, vcs estão de parabéns.muito obrigada.
jose Barros Mamboma
na viad tudo e inportante por mas venhamos ser tao inportante mas nao a coisa ms linda ao nosso negocio saber atender os nssos clientes e sermos ma hulmido porq sem eles o negocio nao vai enfrente.
cinthya sampaio
AMEI OS MANDAMENTOS!!!
Valdir Grana
Parabéns pelo texto. As dicas são de suma importância para quem trabalha diretamente com o público.
Jornalista Valdir Grana
São Leopoldo – RS
Marizete Queiroz
Parabens, a todos da equipe do granatum
aprende muito com as dicas de vcs.
obrigado.
Renan Lucas de Castro
muito bom mesmo, me ajudou muito, obrigado!
Daniela
Parabéns , Pois é assim que Deve ser o Atendimento ao Cliente , de forma Clara e Direta , e Otima explicação de voces , me Ajudou e Muito ..
Renato
Muito bom, me ajudou muito, obrigado!
Yolanda hUAMBO
Amei a sua pagina, o bem saber mora aqui, é tudo pratico no entanto só se faz negócios com um atendimento vantajoso
JAMILI
Realmente uma ótima dica a todos !
Douglas
Realmente um bom padrão de linguagem , facilmente de ser compreendido e com dicas que realmente são bastante importantes para tirarem algumas de nossas duvidas . Obrigado (:’
Pericles
Muito bom!
Esses 6 princípios são fundamentais para o bom atendimento! Obrigado =)
Granatum
Olá Pericles, que bom que você gostou!
Obrigado por acompanhar nosso blog e enviar seus comentários.
Isis Reis
nota 1000
Isis Reis
muito obrigada pelas dicas excelentes
Granatum
Obrigado Isis!
Continue acompanhando nosso blog e enviando seus comentários!
raimundo regis de alencar neto
Gostei! cada dia a gente aprende coisas diferentes. Valeu.
Granatum
Olá Raimundo, muito obrigado pelo comentário.
Continue acompanhando nosso blog. Espero que possamos compartilhar informações, cada vez mais.
Paula souza
Muito bom , esclareceu o que eu estava em dúvida .obgd
Leda Melo
Adorei,otimas dicas!!!
andressa
muito bom ameeii de verdade muito claro e entendedor , com palavras de alta leitura e connhecimento …
Flavio Logullo
Olá Andressa, muito obrigado!
A gente tem tentado melhorar constantemente a forma de escrever. O desafio é descomplicar o caminho. =)
Continue enviando seus comentários e obrigado por acompanhar nosso blog.
Um grande abraço!
Williane de Sá
Muito bom esse texto, dá um belo ponta-pé pra quem tá começando a se integrar no mercado de trabalho, estão de parabéns!
Flavio Logullo
Muito Obrigado Williane!
Acreditamos que o bom atendimento ao cliente pode trazer ótimos resultados para as empresas. Atender bem e estar próximo dos clientes nos ajuda a aprender e melhorar sempre mais.
Um grande abraço e obrigado por acompanhar o nosso blog.
francisca luciana araujo
Parabéns Granatum,suas informaçoes são rápidas e obbjetivas,ou seja facil de se entender.
Deisiane
Gostei muito das dicas, porque eu estava com dificuldade.
lenivaldo rocha alencar
perfeito…..
VILMA MARIA GAMARRA
MUITISSÍMO BOM, UMA LINGUAGEM FÁCIL E CLARA…
leticia paula nascimento
parabens estava com muitas duvidas e voces me ajudaram
Willian de Queiroz Conçeição
Parabéns “”granatum””, por oferecer solucões apropriadas para tirar nossas dúvidas em relacão ao “atendimento ao cliente”.
JOAO RICARDO ALVES MENDES
nota 10 os 6 mandamentos
joao ricardo alves mendes
NOTA 10…………….