Uma dúvida comum entre os gestores de micro e pequenas empresas diz respeito a como dar feedback. Proporcionar esse retorno e comunicação com a equipe é fundamental, principalmente quando há necessidade de melhorar o desempenho do negócio.
Contudo, é possível que os responsáveis fiquem receosos sobre o modo como os feedbacks serão recebidos e a forma como eles são direcionados. Isso acontece porque eles influenciam no clima da empresa e no resultado das atividades realizadas.
Quer conferir 5 dicas práticas sobre como dar feedback para a equipe? Então continue a leitura do conteúdo!
1. Fazer um roteiro
Uma boa dica para dar um feedback eficiente para sua equipe é fazer um roteiro. Essa é uma etapa de preparação para o contato com os colaboradores, que serve para direcionar melhor a comunicação e trazer mais praticidade.
Apesar de determinados feedbacks poderem ser dados de forma mais natural e improvisada, é fundamental que exista uma comunicação mais elaborada.
A ideia de fazer um roteiro é organizar o parecer para que ele seja endereçado corretamente e consiga abranger todos os pontos de atenção necessários. Nesse momento, lembre-se de sempre nomear as pessoas que devem receber o feedback.
Afinal, uma comunicação muito abstrata — que não é endereçada corretamente — pode não atingir os objetivos esperados. Imagine que o gestor precisa dar um feedback para 3 pessoas da equipe que estão com a produção abaixo do esperado.
Se ele apenas reunir toda a equipe e falar: “pessoal, precisamos melhorar a produção nesse setor”, não há um direcionamento correto.
Nesse caso, os 3 profissionais que estão com o desempenho abaixo do esperado podem não entender o feedback. Ao mesmo tempo, os outros membros da equipe podem se sentir mais pressionados, ainda que estejam com um desempenho satisfatório.
2. Ter cuidado com as estruturas de poder
Ao pensar em como dar feedback, um cuidado importante, que não é muito considerado em micro e pequenas empresas, são as estruturas de poder. Todo negócio costuma ter uma hierarquia de pessoas clara: de forma geral, existem os sócios, os gerentes, os líderes e os colaboradores.
No entanto, uma dica relevante é manter uma cultura de horizontalidade no momento de dar um feedback. Isso significa que a opinião de todos deve ter a mesma relevância, o que evita gargalos recorrentes em empresas.
O primeiro problema de ter uma estrutura de poder muito enraizada é a falta de relevância do feedback de pessoas que não são os chefes diretos. Ou seja, o colaborador pode não adotar a sugestão de outros profissionais que não são seus superiores.
Outro problema é a possibilidade de acatar os feedbacks dos chefes, ainda que eles não estejam corretos. Se há uma estrutura de poder muito rígida, os funcionários podem ficar com receio de contestar determinados retornos, ainda que eles não se apliquem ao caso concreto.
Portanto, é fundamental que, pelo menos na cultura de feedbacks, o negócio deixe claro que as estruturas de poder são flexíveis e não há uma hierarquia no valor das opiniões.
3. Ser sincero e não-punitivo
Outra dica que os gestores devem se atentar no momento de dar o feedback para a equipe é ser sincero e não tratar a comunicação como uma punição. Vale ressaltar que essas considerações são uma forma de melhorar o desempenho dos colaboradores e reconhecer comportamentos positivos.
Logo, tratar essa comunicação como uma forma de punir os funcionários elimina esse caráter positivo, certo? Com o tempo, os feedbacks tendem a se tornar um momento que traz ansiedade para os colaboradores, afetando negativamente toda a empresa.
Uma boa dica é ser sincero — e não rígido demais —, além de sempre levar o feedback como uma forma de aprimorar os colaboradores.
4. Começar pelo feedback positivo
Uma dica que todos os gestores devem considerar é lembrar de que o feedback não deve ser somente negativo. O termo em inglês significa opinião ou parecer. Então é fundamental que a comunicação também seja positiva para a equipe.
Ainda, vale a pena começar a conversa com o feedback positivo. Comunique à equipe ou ao colaborador quais foram os pontos fortes do período, se a produção está adequada, quais foram os resultados obtidos e potencialize essas questões.
Há quem fale que não existe um feedback negativo, mas sim de melhoria. Isso acontece porque, como você já viu, a comunicação com a equipe não é uma punição e não serve como advertência. Na verdade, ela é um parecer sobre o trabalho realizado e até mesmo questões como engajamento e participação.
Logo, é relevante que os gestores encarem a ideia de feedback de melhoria e repassem à equipe. Se os responsáveis focam somente no feedback de melhoria (ou negativo), a própria equipe começa a adotar esse viés. Então ela direcionará todos os esforços em melhorar os pontos que o gestor tenha criticado.
Apesar de esse comportamento ser positivo — afinal, é preciso adequar os pontos negativos —, a equipe deve entender que o feedback de reconhecimento tem igual importância.
Focar somente em melhorar os pontos negativos pode trazer uma desatenção às atividades que o grupo já realiza corretamente, por exemplo.
Por outro lado, trazer também os feedbacks positivos demonstra que a empresa reconhece o bom trabalho e ajuda a incentivar o melhor desempenho do time.
5. Fazer um acompanhamento de resultados e clima organizacional
Por fim, é essencial realizar um acompanhamento de resultado dos feedbacks e do clima organizacional. Os gestores sempre devem estar preparados para adequar suas técnicas e rotinas para melhorar o desempenho da empresa — e isso inclui os feedbacks.
Se a forma que eles estão sendo comunicados ou recebidos não está trazendo resultados positivos, não tenha medo de buscar novas estratégias. A ideia aqui é perceber como é feito o acolhimento desses feedbacks.
Primeiro, a medida permite verificar se os pontos de melhoria foram realmente aplicados e deram resultados positivos. Aqui, os retornos positivos também devem ser considerados, visando acompanhar a evolução do trabalho com bom desempenho.
Segundo, porque os feedbacks também podem influenciar o clima organizacional. Quando a comunicação é realizada como uma forma de punição ou erroneamente, isso pode desmotivar a equipe e ou deixá-la receosas com os contatos.
Assim, é necessário adequar a forma de comunicação para que não se encare os feedbacks como uma maneira de desmotivar o trabalho.
Gostou dessas 5 dicas práticas sobre como dar feedback para sua equipe? Como você percebeu, é possível adequá-las ao seu negócio e colaboradores, visando influenciar a melhoria das atividades e reconhecer os pontos positivos do trabalho.
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