Para que serve essa tal contabilidade?

Para que serve essa tal contabilidade?

A contabilidade, vista por muitos como uma burocracia que nos ajuda a calcular o imposto de renda, é uma ferramenta das mais importantes para a boa gestão de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Cada um dos relatórios financeiros gerados pela contabilidade analisa a companhia sob uma perspectiva diferente e dá uma visão importante e diferenciada sobre a sua saúde financeira. Elencarei abaixo os alguns dos principais demonstrativos financeiros e darei uma breve explicação sobre as suas utilidades:

Balanço Patrimonial (BP)

Mostra tudo que a empresa possui (Ativos = Bens e direitos) ou deve (Passivo = contas a pagar/empréstimos) e o quanto os sócios têm de direito (Patrimônio Líquido = Ativos – Passivos). Na prática podemos utilizar o BP para descobrir uma série de informações úteis, tais como:

  • Conseguirei pagar minhas dívidas com os ativos que possuo?
  • Tenho condições de distribuir lucro aos sócios (tirar dinheiro da companhia) sem que prejudique sua saúde financeira?
  • Quanto valem meus estoques?

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Mostra o quanto a empresa teve de lucro ou prejuízo em um determinado período. Vale ressaltar que a DRE considera as receitas pelo regime de competência (trataremos a diferença entre regime de caixa e competência em tópicos posteriores).

Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)

Mostra a entrada e saída (fluxo) de dinheiro (caixa) da companhia. A DFC se divide em três fontes de geração de caixa:

  • Operacional (proveniente das transações da empresa): considera todo o montante recebido por pagamento de clientes (seja a vista ou pagamentos a prazo), todo o montante pago para realizar as operações da empresa;
  • Das atividades de financiamento: caixa (dinheiro) proveniente da aquisição de empréstimos ou pagamento deles;
  • Das atividades de investimento: caixa (dinheiro) recebido de venda de ativos imobilizados (máquinas, prédios, etc) e pagos na aquisição destes.

A DFC é importante para se entender quanto foi gerado em termos de caixa e a qualidade dessa geração de caixa. Por exemplo: é importante para uma empresa gerar caixa com suas operações, porém a geração de caixa por financiamentos implica no aumento do pagamento de juros futuros e por investimento significa uma diminuição dos seus bens de capital.

Com o relatório de Fluxo de Caixa do Granatum, fica mais fácil visualizar suas movimentações financeiras e interagir com a sua contabilidade. Você pode dar um acesso personalizado ao seu contador para que ele veja esse relatório específico direto no seu Granatum.

Como vimos, a contabilidade é uma ferramenta de fundamental importância para a gestão de um empreendimento. Por meio dela é possível se extrair uma série de informações importantes para a tomada de decisão, controlar e acompanhar as operações, além de facilitar o planejamento como um todo. Nos próximos artigos trataremos de alguns outros conceitos importantes da contabilidade e de finanças como um todo.


eBook Ciclo Financeiro Granatum
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

2 comentários para “Para que serve essa tal contabilidade?”

    • Oscar

      Estou utilizando o Granatum para gerir o meu fluxo de caixa e obter informações necessárias para preenchimento de minhas ferramentas contábeis.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.