A gestão financeira tem como objetivo maximizar os resultados financeiros de uma empresa a partir do controle, análise e planejamento das suas movimentações financeiras.
Assim, a maneira de gerenciar as finanças de uma empresa pode variar de acordo com o tipo e o tamanho do negócio.
Entretanto, podemos listar alguns objetivos comuns a gestão financeira de uma empresa:
1. Captar e aplicar recursos financeiros
Consiste em analisar e negociar a capitação dos recursos financeiros (investimentos, empréstimos, etc) necessários para o crescimento e bom funcionamento da empresa, bem como a utilização sensata dos recursos financeiros disponíveis.
2. Crédito e cobrança
Analisar e conceder créditos aos clientes (pagamentos a prazo, por exemplo) e administrar o recebimento dos créditos concedidos, a partir de um processo de cobrança.
3. Contabilidade
Registrar as operações realizadas pela empresa, apurando impostos e emitindo guias de recolhimento fiscal. Geração de relatórios contábeis da empresa, como, por exemplo, balancete, balanço patrimonial e DRE.
4. Análise e planejamento financeiro
Analisar os resultados financeiros, apurando lucro ou prejuízo, e identificando quais são os maiores custos e de onde estão vindo as principais receitas. Planejar as ações necessárias para obter resultados financeiros cada vez melhores.
5. Caixa
Efetuar os recebimentos e pagamentos, controlando o saldo disponível para as operações da empresa. Toda entrada e saída de dinheiro deve ser registrada.
6. Contas a receber
Controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo. A atividade de contas a receber está relacionada com a atividade de Crédito e Cobrança.
7. Contas a pagar
Controlar as contas a pagar relativas às contas a prazo, impostos e despesas operacionais. O agendamento de contas recorrentes (água, luz, telefone, aluguel, internet, honorários do contador, etc) auxilia na previsão de resultados financeiros.
Todas essas atividades da gestão financeira geram dados e informações para elaboração de relatórios financeiros, como controle de vendas, apuração dos resultados, fluxo de caixa e balanço gerencial.
Também podemos elencar alguns indicadores financeiros, que ajudam a acompanhar o desenvolvimento financeiro da empresa: lucro sobre vendas, rentabilidade do negócio, poder de pagamento, nível de endividamento, margem de contribuição e ponto de equilíbrio.
Eu sugiro você assistir a gravação do Webinar que está logo abaixo. Nele, o especialista financeiro do Granatum – Flavio Logullo – faz um detalhamento ainda maior sobre estes indicadores e mostra de forma prática como organizar, analisar e acompanhar o desenvolvimento financeiro do seu negócio.
Deixe uma resposta