Ao administrar a vida financeira da sua empresa existem termos tão assustadores que nossa cabeça já trava antes mesmo de tentar entender o que eles significam.
Contabilidade de Custos é um deles. Mas calma: não é um bicho de sete cabeças. E neste post, você verá como entender, identificar e organizar os custos dentro da empresa de forma bem simples e prática.
O que é contabilidade de custos?
Vamos entender, antes de mais nada que, para fazer a contabilidade de custos temos que contabilizar os custos. E o que é contabilizar os custos?
Contabilizar = Registrar.
Custos = O dinheiro que sua empresa gasta para produzir o que será oferecido aos clientes.
E se você ainda tem dúvidas sobre o que deve ser levado em conta na hora de identificar os custos, é importante que você entenda a diferença entre custos, despesas e perdas. Assim, não tem erro na hora de colocar tudo no papel e identificar certinho o quanto é gasto para produzir o seu produto ou serviço.
Ok, mas depois de contabilizar os custos, depois de registrar o dinheiro que sua empresa gasta para produzir o que será oferecido aos clientes, como fazer a análise dos custos e ver onde podemos melhorar?
Simples: fazendo a contabilidade de custos da sua empresa!
Contabilidade de custos = entender onde estão e como se comportam os custos dentro da sua empresa.
Mas, para que serve a contabilidade de custos?
De forma rápida e objetiva? Para te ajudar a tomar decisões, pois entendendo melhor os custos da sua empresa você terá respostas para perguntas como:
- Estou cobrando certo?
- Vale a pena prestar este serviço?
- Quanto ganhei no último projeto?
- E muitas outras…
Respondendo a essas perguntas vai ficar mais fácil decidir se você pode dar aquele “descontinho” para o seu cliente, se você deve aumentar o preço do seu produto ou serviço, se você está vendendo bem os seus projetos, e por aí vai. As vantagens são muitas.
Como identificar os custos da minha empresa?
Já atendemos milhares de empresas e, uma frase que sempre ouvimos é:
“Nunca sei o que é despesa e o que é custo na minha empresa. Energia elétrica é ou não é um custo? Salário é ou não é um custo? Material de escritório é ou não é um custo?”
Essa não é uma dúvida só sua! Ela mora na maioria das empresas em que já atendemos, desde micro empreendedores individuais (MEI) até empresas de médio porte.
E sabe por que responde-la parece tão difícil? Porque a resposta é: depende! O que define o que são custos dentro de uma empresa é o que ela faz e o método de custeio que ela usa.
Você deve estar pensando: “Oh meu Deus, lá vem mais um daqueles termos assustadores (de novo) pra cima de nós.” Mas calma, esse é fácil.
– O que é método de custeio?
Método de custeio nada mais é do que o jeito como sua empresa entende o que é custo. Existem vários métodos de custeio mas, isso não importa agora.
Voltando ao “depende”, existe uma pergunta chave para identificar os custos. Sempre que acontecer um gasto pergunte-se:
- Este gasto foi usado para produzir o que eu vendo?
Se a resposta for sim, este provavelmente é um custo. Caso contrário, é uma despesa.
Mas, se ainda assim existirem dúvidas, pergunte-se: - Se eu não tiver este gasto, consigo produzir o que eu vendo?
Se a resposta for não, este com certeza é um custo.
E é aí que entra o depende…
Vamos imaginar 3 tipos de empresa: uma empresa que faz sites, uma empresa que vende fotocópias e uma empresa que vende consultoria.
Cada uma delas pode responder de forma diferente a mesma pergunta.
Por exemplo, no caso da energia elétrica:
Para a empresa que faz sites a pergunta seria: Energia elétrica foi usada para produzir meus sites? Se eu não tiver energia elétrica, consigo produzir meus sites?
Para a empresa que vende fotocópias a pergunta seria: Energia elétrica foi usada para produzir minhas fotocópias? Se eu não tiver energia elétrica, consigo produzir minhas fotocópias?
Para a empresa que vende consultoria a pergunta seria: Energia elétrica foi usada para prestar minha consultoria? Se eu não tiver energia elétrica, consigo prestar minha consultoria?
Dá para ter uma idéia de qual seria a resposta mas, isso é tão particular que, até mesmo empresas do mesmo ramo, podem ter respostas diferentes.
Imagine duas empresas que desenvolvem sites, uma tem todos os projetos desenvolvidos dentro do seu escritório, a outra tem o desenvolvimento dos seus projetos terceirizado para profissionais freelancers.
No primeiro caso, a empresa poderia considerar a energia elétrica como um custo, já no segundo, não.
Isso porque, no primeiro caso, a energia que seria usada nos equipamentos seria a energia elétrica da própria empresa. No segundo caso, a energia elétrica seria responsabilidade do freelancer.
A missão
Procure encontrar e anotar onde estão os custos da sua empresa. A cada gasto faça as perguntas chave e anote.
Criamos um material que pode te ajudar nesta tarefa:
Procure usar este material como um exercício para fortalecer seu entendimento sobre os custos da sua empresa.
adriana
Olá estou começando a trabalhar com encomendas de tortas , doces e salgados em minha casa mesmo por enquanto e tenho muitas duvidas, porque não tenho muito recurso financeiro ainda , gostaria de dicas.
Flavio Logullo
Olá Adriana, como vai?
Parabéns pela iniciativa de criar um novo negócio! Não se preocupe se não souber nem por onde começar. A grande maioria dos empreendedores tem essas e muitas outras dúvidas.
Para começar, gostaria de sugerir a leitura de alguns artigos aqui no blog:
https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/aperte-agora-o-botao-start-da-gestao-financeira/
https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/5-dicas-para-separar-de-vez-o-seu-dinheiro-e-o-dinheiro-da-sua-empresa/
https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/custos-despesas-e-perdas-qual-a-diferenca/
https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/porque-e-importante-manter-o-equilibrio-do-dinheiro-na-empresa/
https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/quanto-custa-para-produzir-o-seu-produto-ou-servico/
https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/fluxo-de-caixa-o-que-e-isso/
https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/saiba-quanto-cobrar-pelo-seu-produto-ou-servico/
https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/4-dicas-para-evitar-as-dividas-na-sua-empresa/
https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/pro-labore-o-salario-do-socio/
https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/contabilidade-de-custos-desvendando-os-seus-misterios/
https://controlefinanceiro.granatum.com.br/dicas/dicas-simples-para-melhor-controlar-os-custos/
Estes artigos podem ser bem úteis para você identificar os custos, definir seu preço e buscar um lucro que seja suficiente para financiar o crescimento da sua empresa.
A medida que as dúvidas apareçam compartilhe com a gente aqui nos comentários. Suas dúvidas podem ser as dúvidas de outros também.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço e bons negócios!
ananias
bom d mais suas dicas
Granatum
Obrigado por acompanhar nosso blog Ananias!
Continue enviando seus comentários.
Um grande abraço e bons negócios!
Luiz Barbosa
Me ajudou muito.
Muito obrigado.
sonia
Adorei!, muito importante esses ensinamentos, vou aplicá-los IMEDIATAMENTE.
Obrigada
Sonia
Flavio Logullo
Muito obrigado Sônia!
Continue acompanhando nosso blog e enviando seus comentários.
Um grande abraço e bons negócios!
alinaldo
Parabéns,
Gostei muito e está me ajudando na gestão de minha micro empresa.
Abraços
Flavio Logullo
Muito obrigado por acompanhar nosso blog Alinaldo.
É muito bom saber que, de alguma forma, estamos conseguindo ajudar você a fazer a gestão da sua empresa.
Um grande abraço e bons negócios!