Vamos estudar gestão financeira?
Vídeos, artigos e webinars sobre gestão financeira. Controle Financeiro para Empresas - por Granatum Financeiro
Não enviamos SPAM.

2011 07 14 14erros

Há vários anos atendendo clientes do Granatum Financeiro, conseguimos elencar os principais erros cometidos pelos empreendedores em relação a gestão financeira das suas empresas.

É claro que essa não é uma lista definitiva, mas ela mostra uma forte relação entre as dificuldades financeiras enfrentadas por uma empresa e o nível de educação financeira dos seus gestores. Se você identifica alguns destes erros na sua gestão, tome uma atitude!

1) Não saber o saldo do caixa

Não existe um controle das entradas e saídas de dinheiro do caixa.

2) Não saber o valor dos estoques

Os produtos estocados não são contabilizados e sua depreciação é desconsiderada na formação dos preços de venda e nos resultados financeiros da empresa.

3) Não saber o valor das contas a pagar e das contas a receber

Ausência de planejamento para o recebimento e pagamento de contas futuras.

4) Não saber o valor das despesas fixas

O valor das despesas rotineiras, mínimas e necessárias, que permitem que o negócio funcione sem problemas, é desconhecido.

5) Não saber se a empresa está tendo lucro

O empreendedor está tão envolvido com a rotina operacional do seu negócio que esquece de verificar se o trabalho está dando retorno.

6) Não calcular o custo e o preço de venda dos produtos e serviços

O preço de venda de um produto/serviço deve ser, no mínimo, igual ao custo de produzí-lo/prestá-lo.

7) Não saber o valor patrimonial da empresa

A aquisição de equipamentos, materiais, estoques não são contabilizados no patrimônio da empresa.

banner-fluxo-caixa_728x90

8) Não saber o valor e a origem dos recebimentos

Qual é o produto que vende mais? Quais são os serviços mais prestados? Quais são os principais clientes?

9) Não saber o valor e o destino dos pagamentos

Quais são as principais despesas? Quais são os maiores custos dos produtos/serviços? Quais são os fornecedores mais importantes e quanto está sendo pago para eles?

10) Não determinar um valor fixo de pró-labore para os sócios

É fundamental que se determine um pró-labore (salário do sócio que trabalha na empresa) para considerá-lo nos custos da empresa e no seu planejamento financeiro.

11) Não administrar corretamente o capital de giro

Ter dinheiro disponível em caixa para honrar os compromisso imediatos da empresa é fundamental para manter o negócio saudável e uma boa imagem no mercado perante fornecedores e clientes.

12) Não fazer um fundo de reserva para demissões de funcionários

Todas empresas que possuem funcionários, pode também ter que demiti-los. É importante manter um fundo de reserva para pagar todos os direitos trabalhistas numa situação dessas.

13) Não fazer um fundo de reserva para pagamento do 13º salário e férias dos funcionários

O pagamento de férias e 13º salário deve ser provisionado e uma reserva mensal proporcional deve ser feita para que quando essas despesas aparecerem elas possam ser devidamente honradas.

14) Ter um gasto com folha de pagamento superior a 30% do faturamento

Algumas empresas acabam contratando mais funcionários do que podem. Ter um gasto com a folha de pagamento de até 30% significa que você será capaz de fazer um fundo de reserva para demissões, fazer um fundo de reserva para pagamento de férias e 13º salários e utilizar o restante do faturamento para reinvestir no seu negócio.

Esses erros, muitos deles primários, precisam ser eliminados por uma empresa para que ela tenha uma boa gestão financeira.

O Granatum pode ajudar a resolvê-los. Cadastre-se e aprenda como controlar as finanças da sua empresa.


Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

8 comentários para “14 Erros da Gestão Financeira de PMEs”

  1. Edi Sant´Ana

    Parábens, pude tirar muitas dúvidas,embora já tenha 66 anos de idade,trabalhei 24 anos em RH,joje,sózinha,aposentada,querendo retornar às atividades,procuro meus conhecimentos.
    Obrigada

    Responder
  2. Cristina jafhe nahim araujo

    Muito legal esses conselhos pois eu estou querendo abrir uma lojinha de roupas intimas na minha casa mais fico preocupada pois vou fazer emprestimo p iniciar meu negocio e tenho q ter retorno mais breve possivel(já trabalhei vendendo peças intimas no bairro muitos anos e tenho bons clientes)

    Responder
  3. Diego Santiago

    Adorei a matéria, sou empresário e alguns dos erros ali elencados ando cometendo, e me tirou uma dúvida enorme sobre o comprometimento com folha de pagamento da empresa. Obrigado!!!

    Responder
  4. CELSO GERALDO

    GOSTARIA DE TERMOS UMA ORIENTAÇÃO FINANCEIRA, VISTO QUE TRABALHAMOS INTENSAMENTE E SEMPRE ESTAMOS NO VERMELHO, ACHO QUE CALCULAMOS MAL NOSSOS
    LUCROS , OU COMETEMOS ALGUMAS FALHAS QUE AINDA NÃO DEDECTAMOS AS MESMAS.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Granatum a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Entendi e aceito