Quem inicia qualquer atividade empreendedora sabe que tem um caminho bem difícil pela frente.
A parte financeira é vista por muita gente como um destes obstáculos. Mas acontece que ela é fundamental para que a empresa cresça e se desenvolva.
Ou seja, em vez de ser encarada como obstáculo, deve ser vista como aquele degrau que o faz tomar impulso para alcançar um objetivo maior. Saber da necessidade de um bom gerenciamento financeiro é o primeiro passo e que irá garantir estabilidade e perenidade ao seu negócio.
Uma gestão financeira bem estruturada permite enxergar a situação real da empresa naquele exato momento e, a partir disso, planejar, analisar e controlar as ações para tornar os resultados ainda melhores e aplicar bem seus recursos. E há uma série de ferramentas que podem ajudar nesse processo.
Muita gente, quando está começando, controla o financeiro usando o bom e velho trio: papel, caneta e Excel.
O Excel, por melhor que seja, não é a ferramenta ideal para um gerenciamento apropriado. O controle financeiro tem muitos detalhes e cálculos que tem de ser feitos manualmente no Excel.
Portanto, para um controle adequado e à altura do que você sonha para a empresa, o melhor mesmo é optar por um software de gerenciamento.
Seguem abaixo algumas perguntas que você pode se fazer para escolher o software ideal e de acordo com suas necessidades.
1. O que precisamos?
Existem softwares para todas as realidades empresariais. Conheça bem a sua situação e analise suas necessidades reais para que não fazer gastos desnecessários já no início.
2. É fácil de usar?
Vale lembrar que você terá que ensinar praticamente toda a sua equipe a utilizar a nova ferramenta (ao menos quem lida com comercial e administrativo).
Portanto, saber se ela é adaptável à sua realidade é imprescindível para uma escolha certa.
3. É possível adaptar?
Saber se o software pode ser adaptado a possíveis mudanças é importante. Ele deve ser capaz de refletir e projetar situações futuras também.
4. É seguro?
É de extrema importância que todos os dados e informações colocados e extraídos do software sejam mantidos em sigilo e em local seguro. Portanto, alinhe bem as expectativas junto ao provedor para que não haja futuras complicações.
A gestão financeira não é nenhum bicho de sete cabeças e, ao contrário, pode fornecer vantagens competitivas.
Quem sabe ao acompanhar o dia a dia financeiro da empresa você não acabe descobrindo algumas oportunidades?
O gerenciamento financeiro em si é fundamental. Mesmo aquele feito com papel, caneta e Excel.
Mas se você sente necessidade de ir além do clássico trio, nós podemos ajudar. Compartilhe sua dúvida nos comentários! Nós estamos à disposição.
Francine Leal
Ótimo… estava mesmo precisando de umas dicas. Obrigado
filipy
Na minha empresa ainda se usa muito o excel, mas qual programa mais adequado, para o gerenciamento dos gastos, sendo que trabalhamos com obras no setor elétrico (construção de subestações, linhas de transmissão), e na maior parte só compramos e gastamos com alugueis, vendendo apenas o serviço, qual seria a melhor opção de software para gerenciar esse financeiro? Sendo que somos uma empresa de pequeno/médio porte.
Granatum
Obrigado por comentar em nosso blog!
Hoje temos uma opção para gerenciar o financeiro de pequenas empresas como a sua, o http://www.granatum.com.br. Ele é simples de usar e fácil de aprender e se encaixa perfeitamente no seu modelo de prestação de serviços com obras.
Um abraço!
CLAUDIO
CARA ESTAS DICAS SAO SUPER BACANAS ADOREI VALEU !!!
Flavio Logullo
Olá Cláudio, como vai?
Muito obrigado por acompanhar nosso blog e enviar seu comentário!
Um grande abraço e bons negócios.
ananias
Estava com muitas duvidas e consegui esclarecer com seus comentarios. Obrigado!
Flavio Logullo
Olá Ananias!
Obrigado por acompanhar nosso blog e enviar seu comentário!
Um grande abraço e bons negócios!