Além de comemorar com os amigos, pular sete ondinhas e se esbaldar com espumante, o início de um novo ano também é um ótimo momento para pensar o que melhorar nas finanças da sua empresa. Mas não basta fazer promessas e cruzar os dedos: se quiser começar o próximo ano com as finanças da empresa no azul, você precisa tomar algumas atitudes agora.

É por isso que nós, da equipe Granatum, além de desejar que o seu ano seja próspero e cheio de novos negócios, preparamos algumas dicas fundamentais para uma boa gestão financeira. Vamos lá?

empreza no azul 1200x630 post O que fazer para deixar a empresa no azul em 2017

1) Faça o fluxo de caixa regularmente

Seria ótimo se você pudesse desde agora já prever o futuro da sua empresa para o próximo ano né? Mas você pode! O fluxo de caixa é uma ferramenta que dá capacidade para que sua empresa aprenda com o passado e visualize uma estimativa do futuro do caixa, projetando os ganhos e gastos para os próximos meses.

Além disso, o controle de fluxo de caixa te dá base para antecipar períodos de baixa no mercado e tomar, antecipadamente, decisões importantes relacionadas à saúde financeira do seu negócio.

Então, separe suas contas e faça a previsão de pagamentos e recebimentos. Neste vídeo você pode conferir como fica organizado e fácil de analisar suas previsões.

2) Organize as finanças da sua empresa

Controle financeiro é disciplina. Muitos empreendedores passam um bom período do ano com uma folga no fluxo de caixa e acabam deixando o controle financeiro de lado. Quando menos imaginam, se veem sem dinheiro para honrar as contas. Para que sua empresa fique no azul, é essencial que você se organize para saber regularmente quanto dinheiro entra e quanto sai e como isso impacta no seu caixa.

Portanto, procure ter disciplina e acompanhe suas finanças de perto para que não haja imprevistos no final do mês. O ideal é que você tenha uma dedicação diária para atualizar os controles da empresa, registrando tudo o que entra e sai, além de atualizar o saldo de suas contas. Caso o controle diário seja difícil para você, comece com um controle semanal e depois parta para o controle diário. É tudo uma questão de hábito!

3) Determine seus custos e corte gastos desnecessários

Para garantir que todas as áreas da empresa operem no azul, é necessário detalhar seus custos fixos e variáveis mensais. Assim, o empresário pode descobrir para onde vai o dinheiro do seu negócio a cada mês. Já escrevemos aqui no blog sobre a diferença entre custos, despesas e perdas. Pode ser bastante útil!

Uma vez que o detalhamento estiver pronto, é hora de cortar gastos desnecessários. Otimizar seus custos é essencial para que os gastos da empresa não cresçam mais que os ganhos e se transformem uma bola de neve no futuro. Se quiser saber mais, veja estas dicas para melhor controlar os custos.

4) Mantenha um bom capital de giro

A falta de capital de giro é uma das maiores razões pelas quais os empresários não conseguem manter a estabilidade financeira de seus negócios. Portanto, tenha como prioridade organizar suas contas de modo que consiga manter um bom equilíbrio entre pagamento de fornecedores e recebimento de clientes.

Além disso, é bom guardar um bom fundo de emergências para ter mais poder de reação nas finanças e contra-atacar suas despesas a fim de não cair nos juros. Isso, é claro, sem se esquecer de manter seu controle financeiro, ou seu capital de giro não irá sobreviver por muito tempo!

Veja também nossas dicas sobre como gerenciar o capital de giro na sua empresa.

5) Deixe o passado para trás e use um software de controle financeiro

Se até agora você ainda realiza a gestão financeira da sua empresa usando as boas e velhas planilhas do Excel, chegou a hora de adotar métodos mais modernos e atuais: é o momento certo para investir em um software de controle financeiro.

Nós recomendamos o Granatum Financeiro, que te ajuda a deixar o seu Fluxo de Caixa redondinho. Dessa forma, sua gestão será mais simples e eficiente, direcionando o controle do seu dia a dia e garantindo que a empresa se mantenha com as finanças saudáveis durante todo o ano!

E você? O que tem planejado para melhorar a gestão da sua empresa em 2017? Compartilhe com a gente nos comentários.


ebook banner 4 passos ciclo O que fazer para deixar a empresa no azul em 2017
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>