Muitos empreendedores, quando sonham em abrir seu próprio negócio, ficam empolgados em ganhar dinheiro com aquilo que gostam de fazer. Mas, na hora do “vamos ver”, é preciso dedicar seu tempo a tarefas que, muitas vezes, não faziam parte dos seus planos.

Uma destas tarefas essenciais para manter a empresa nos trilhos é o controle financeiro. Afinal, o pré-requisito básico para que a empresa se mantenha é que ela dê lucro. Sem a gestão financeira, o trem fica desgovernado e o sonho pode acabar nas primeiras curvas.

imagem planejar comeco 5 motivos para cuidar das finanças da empresa desde o início

A equipe do Granatum selecionou 5 motivos para usar a gestão financeira a favor do seu negócio. Ela serve para:

1. Validar o que foi planejado a longo-prazo

Toda empresa precisa de planejamento. Controlar as finanças ajuda a saber se ela vai ter lucro ou prejuízo no futuro e em quanto tempo isso vai acontecer. Assim, é possível corrigir a rota caso algo esteja dando errado.

2. Tomar as melhores decisões sobre investimentos

Investir corretamente é essencial para o sucesso da empresa. Não adianta sair gastando todo o dinheiro em qualquer coisa, a qualquer momento. Com o controle financeiro é possível saber como investir em algo e o quanto dinheiro vai retornar para o caixa da empresa.

3. Ajudar na gestão de riscos

É preciso estar preparado financeiramente para riscos reais como crises financeiras, incerteza da inflação, mudanças rápidas de preços, baixo volume de vendas etc. Ter um planejamento sólido das finanças finanças da sua empresa, baseado no histórico do seu fluxo de caixa, é ter uma carta na manga para não ser pego de calças curtas!

4. Validar possíveis mudanças a curto-prazo

É importante validar o andamento da empresa dia-a-dia para promover mudanças seguras. É preciso saber, por exemplo, quanto dinheiro se pode investir em recursos para alcançar objetivos de curto-prazo, como treinamentos, infra-estrutura e pessoas. Além disso, saber negociar com os fornecedores e definir boas estratégias de crédito aos clientes só é possível se você controlar suas finanças na ponta do lápis.

5. Avaliar o desempenho para gerar motivação

Ao iniciar um negócio, é importante fixar metas financeiras que motivem as pessoas a alcançá-las, e isso só é possível com a projeção do fluxo de caixa. Quando se tem um alvo definido, a motivação é maior!

Fazendo o controle financeiro através de ferramentas como o Granatum, é possível ter o fluxo de caixa organizado e manter sua empresa saudável e com uma estratégia de negócio sólida.

Um abraço e até a próxima!


ebook banner 4 passos ciclo 5 motivos para cuidar das finanças da empresa desde o início
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

2 comentários para “5 motivos para cuidar das finanças da empresa desde o início”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>