É comum que muitos empreendedores tenham receio de cobrar mais pelo seu serviço, mas essa decisão pode ser fundamental para a saúde financeira da empresa. Afinal, embora se acredite que o aumento de preço pode afastar novos clientes, na verdade, a atitude tende a trazer inúmeras vantagens — especialmente no longo prazo.

Assim, se você percebe que o valor cobrado pelos seus serviços está defasado ou inadequado, é indispensável saber como aumentá-lo. Contudo, nesse processo, é necessário tomar alguns cuidados para evitar transtornos.

Quer saber como cobrar mais pelos seus serviços da maneira correta e usufruir dos benefícios dessa decisão no seu empreendimento? Então confira nossas 7 dicas de ouro!

Qual é a importância de cobrar adequadamente pelo seu serviço?

Antes de analisar como cobrar mais por um serviço, é válido conhecer os motivos que tornam a precificação correta importante. Um deles envolve o fato de que a precificação dos serviços permite manter o capital de giro da empresa em um nível adequado.

Caso o preço do serviço esteja muito defasado, a empresa pode passar por dificuldades para pagar as contas — resultando em dificuldades para a gestão financeira do negócio. Diante disso, para o bem do empreendimento, é preciso compreender como cobrar mais — e melhor — pelo seu serviço.

Além disso, é preciso que o preço cobrado esteja adequado aos custos que a empresa possui para entregar suas soluções com qualidade. Isso permitirá que ela continue gerando valor ao seu público-alvo e atraindo novos clientes. Logo, é possível garantir o desenvolvimento e o crescimento do negócio ao longo do tempo.

Quais as 7 dicas de ouro para cobrar mais pelos seus serviços? Descubra!

Agora que você entende a importância de saber cobrar mais pelos seus serviços, é possível conhecer as 7 dicas para alcançar esse objetivo. Ao adotar pequenos hábitos e considerar elementos estratégicos do negócio, será viável lucrar mais e garantir saúde financeira e a continuidade da empresa.

Portanto, acompanhe as 7 dicas a seguir!

1. Entenda seu valor para o mercado

O primeiro passo para entender como cobrar mais pelos seus serviços é avaliar o valor do seu trabalho para o mercado. Para tal, é necessário conhecer a relação entre oferta e demanda que existe no seu ramo de atividade.

Pense no que você pode oferecer em termos de habilidades profissionais e diferenciais competitivas e considere o que o seu consumidor precisa. Vale a pena refletir sobre de qual maneira seu trabalho se destaca e o que faz com que você cobre mais pelo que oferece.

2. Conheça a concorrência

Outro ponto importante na precificação é conhecer a concorrência. Essa é uma maneira eficiente de compreender se o preço que você tem cobrado está abaixo ou acima da média. Embora não seja adequado se guiar totalmente pela concorrência, vale a pena conhecê-la.

Entendendo como os preços são estipulados no mercado, é possível traçar estratégias para precificar melhor os seus serviços. Nesse contexto, uma dica é aumentar sua competitividade e entregar mais valor ao cliente. Assim, você pode cobrar mais do que os seus concorrentes.

3. Calcule sua hora de trabalho

Depois de analisar com cautela o mercado, é preciso calcular sua hora de trabalho. Essa estimativa pode ser feita com base no valor de um salário fixo para um profissional com o seu perfil, ou por meio de uma análise média da prestação do serviço que você oferece no mercado — se for o caso.

É importante lembrar que você não precisa seguir à risca os valores cobrados em carteira de trabalho, por exemplo. Mas compreender esse quesito é fundamental para ter uma noção realista a respeito da dinâmica do mercado e cobrar o preço adequado pelo seu serviço.

4. Coloque os custos no papel

Além de perceber o valor do seu trabalho na média do mercado, é importante considerar quais são os custos de sua atividade. Para isso, considere todas as despesas que interferem em seu processo produtivo.

Mesmo que você não desenvolva um produto físico, por exemplo, existem gastos externos que estão presentes na oferta do seu serviço. É o caso de contas de água, internet, energia, aluguel, além de possíveis cursos de formação e especialização, por exemplo.

5. Atenda os clientes certos e de forma adequada

Grande parte da remuneração de uma empresa depende de quem são seus clientes. Por isso, você deve saber como atrair o público certo — e como atendê-lo com a qualidade que ele procura. Afinal, consumidores normalmente estão dispostos a pagar mais por serviços diferenciados.

Portanto, o melhor cliente é aquele que contrata seus serviços porque reconhece suas habilidades e diferenciais, e não porque está buscando um preço mais baixo.

Diante disso, é fundamental que você forneça um ótimo atendimento e uma boa experiência a esses clientes. Dessa forma, as chances de fidelização e indicação são maiores.

6. Valorize sua marca

Se você deseja cobrar mais pelos seus serviços, é indispensável dar valor à sua marca. Isso vale para empreendimentos de todos os portes — até mesmo para negócios individuais. Afinal, sua empresa precisa ser reconhecida pela excelência dos serviços prestados.

Nesse sentido, é necessário trabalhar constantemente a imagem da marca, fazendo com que ela ganhe força e destaque no mercado. Ainda que seu serviço seja inovador, ele terá concorrência. Portanto, para cobrar mais por ele, você deve se diferenciar dos demais — fortalecendo a marca enquanto desempenha um bom trabalho.

7. Considere a margem de lucro

Por fim, pensar no preço do seu serviço não é suficiente para estabelecer um aumento adequado na tabela de valores praticados. Afinal, ter um alto faturamento não significa, necessariamente, alcançar bons lucros. Portanto, você deve considerar a análise da sua margem de lucro.

Para isso, avalie os custos do negócio e o preço que está cobrando para identificar os números atuais e o potencial de lucro da sua empresa em um cenário de preços mais elevados. Esse dado é uma peça-chave para impulsionar o seu empreendimento, manter o fluxo de caixa positivo e realizar investimentos que promovam crescimento.

Como vimos, cobrar mais pelo seu serviço pode ajudar a sua empresa a ampliar sua posição no mercado e crescer. Para que o processo seja feito de forma correta, siga nossas 7 dicas e adeque sua precificação!

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