empréstimo como investimento

Nota: O conteúdo a seguir sobre empréstimo como investimento foi escrito por Thiago Valente do nosso parceiro Biz Capital, fintech focada em produtos de crédito, em especial no produto de financiamento para capital de giro.

 

Ter um bom planejamento estratégico para empreender é fundamental. Tratar a gestão da empresa, amplia a visão de médio e longo prazo. Isso faz parte do exercício de ter um propósito bem definido. Todo bom empreendedor deve sempre querer se organizar. Isso é o que faz toda a diferença.

Planejamento estratégico é o que orienta as empresas na tomada de decisão e na distribuição de seus recursos durante as operações do dia a dia e principalmente para as ações futuras.

Esse é um trabalho que pode — e deve — ser desenvolvido por qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento de atuação. Crescer faz parte de empreender e fala muito sobre a administração do negócio. Agora, crescer organizado é o que dita o bom futuro ou não da empresa. É aquela máxima de crescer da maneira certa, com saúde.

E o que isso tem a ver com empréstimo como investimento? Tudo. Pois a solicitação de um empréstimo surge a partir de uma necessidade de dinheiro para a conquista de um determinado objetivo. Quando você conhece bem o seu negócio, você sabe exatamente do que precisa correr atrás. Aí entra o empréstimo na sua melhor solução, combinado com uma boa organização financeira.

Como fazer um planejamento estratégico para utilização do empréstimo como investimento?

Diagnóstico

Para ter um bom planejamento estratégico, você deverá saber qual a situação atual da sua empresa e assim conseguir definir o quanto de dinheiro você vai precisar e qual a melhor estratégia a utilizá-lo.

Tendo esse diagnóstico traçado, você vai ter claramente os motivos pelos quais você vai precisar de apoio financeiro e o melhor tipo de financiamento, aquele que a parcela caberá no orçamento da sua empresa.  

Organização

De acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade de pequenas empresas no Brasil é de mais de 40%. Uma parte significativa das falências se deve à falta de organização financeira e  pela má administração do dinheiro da empresa.

Por isso, antes de pedir qualquer empréstimo, com um diagnóstico bem feito e a situação atual do negócio mapeada, é imprescindível um bom planejamento financeiro. Nesse momento o empreendedor deve começar a pensar em qual o valor do crédito necessário para o seu investimento. Um bom planejamento financeiro é a base que permite que empresas e empreendedores cresçam em busca de seus objetivos, mantendo o controle administrativo do negócio e sempre focando em não comprometer a  saúde financeira da empresa.

Uma boa organização financeira nada mais é que apresentar as finanças da empresa de forma transparente. Permitindo entender como e onde dinheiro está sendo gasto e estimar os recursos necessários para o funcionamento da operação.

Metas e indicadores de sucesso

Manter o controle sobre os planos e as finanças do negócio é fundamental para o seu sucesso. Para uma boa gestão da sua empresa, o uso de indicadores é indispensável.

Indicadores como ponto de equilíbrio, custos fixos e variáveis e margem operacional  devem ser utilizados com frequência de forma a direcionar a sua gestão à um caminho mais estratégico e eficaz. Com esses dados em mãos, você conseguirá ter uma visão completa da Saúde Financeira.

Foco na execução e no acompanhamento dos resultados

Imagine, por exemplo, se o dono do restaurante não monitorar constantemente a satisfação do cliente?! Ele jamais saberá que o modo de preparo de certo prato não está agradando ou que o atendimento não está adequado. Futuramente, isso fará seu movimento cair e, consequentemente, não vai atingir sua meta de crescimento e, provavelmente, não terá dinheiro para cumprir com as obrigações de um eventual empréstimo como investimento.

O planejamento estratégico precisa ser algo dinâmico para a empresa, sendo revisitado constantemente, para ver se as metas estão sendo atingidas e, caso não estejam, medidas possam ser tomadas para acertar rapidamente o que está fora do lugar.

empréstimo como investimento

Conclusão

Ficou clara a importância de elaborar um bom planejamento estratégico antes de solicitar um empréstimo como investimento?

O que queremos com tudo isso é mostrar como é importante entender qual o melhor momento para pedir seu empréstimo e entender como fazer um bom uso desse dinheiro. Ele só tem uma finalidade aqui, ajudar a investir em sua empresa para que ela possa crescer!

 

E aí, gostou? Nós, da BizCapital, estamos aqui para ajudar seu negócio decolar! Compartilhe esse conteúdo e ajude a impactar outras vidas. Para ter mais dicas sobre o mundo do empreendedorismo, siga as nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.

Conheça melhor a Biz em nosso site bizcapital.com.br e para solicitar um empréstimo sem garantias de maneira rápida e fácil, acesse: bizcapital.com.br 😉

Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.