Quando falamos de planejamento financeiro e estratégico, basicamente estamos nos referindo às estratégias que vão guiar as ações da empresa em busca do crescimento. “Se eu tivesse 8 horas para cortar uma árvore, gastaria 6 afiando meu machado”
Dois séculos depois e a famosa frase do Abraham Lincoln continua fazendo todo sentido.
Ele, na verdade, só quis dizer que o seu lado estrategista precisa vir a tona!
É preciso de muito mais empreendedores afiando seus machados do que apenas cortando árvores para ficarem ativos no mercado.
Dois séculos atrás e Lincon já falava sobre Planejamento e por mais clichê que pareça, o importante é começar!
Tenha em mente que a sua empresa terá uma postura de não só reagir às situações, mas de analisar os números e tudo que eles representam, para planejar ações mais certeiras.
Você pode começar por onde o planejamento pode trazer mais resultados práticos, mesmo em curto prazo, como é o caso do Planejamento Financeiro.
Aqui você vai encontrar dicas para criar metas e objetivos que podem ser compartilhados com sua equipe, explorando a criatividade de todos para encontrar soluções inovadoras que ajudem no crescimento do negócio.
Como fazer um Planejamento Financeiro
1. Construa uma cultura de planejamento
Inserir uma cultura de planejamento é provocar uma mudança de mentalidade e comportamento na empresa. É fundamental que o planejamento deixe de ser algo concentrado apenas nos diretores e sócios e comece a envolver o maior número de pessoas.
O ato de planejar permite que você tenha uma visão mais realista da empresa como um todo, analise as oportunidades de melhorias, e também proporciona um maior alinhamento de ideias e expectativas de todos os envolvidos, independente do nível hierárquico ou da importância da decisão. De verdade, tudo flui naturalmente quando todos entram em movimento com você.
2. Crie um Planejamento Financeiro a longo, médio e curto prazo
A melhor opção para estabelecer um plano de voo, que seja realmente eficiente para mudar a cultura e guiar as ações da empresa, é tratarmos o planejamento em três vertentes: estratégico, tático e operacional.Pensando no longo, médio e curto prazo respectivamente. Estratégico – 1 ano
Tático – 6 meses
Operacional – 1 a 3 meses
Nenhum processo pode ser iniciado sem a clara definição de metas. Afinal, para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. E quando falamos de planejamento financeiro e estratégico com foco em crescimento, esta definição inicial é ainda mais importante.
3. Defina o orçamento anual
Chegou a hora de transformarmos todo o planejamento (estratégico, tático, e operacional) em números. Isso mesmo, para todo planejamento financeiro ser eficiente é fundamental montar um orçamento anual, com estimativas de valores mais realistas possíveis. Isto permitirá que você compare se o que está sendo recebido e o que está sendo gasto está de acordo com os objetivos da empresa.
Comece refletindo sobre as seguintes questões:
– Quanto vou receber?
– Quanto vou gastar?
– Posso gastar mais do que recebo?
Usar como base o Fluxo de Caixa, bem como o rumo do mercado vão ajudar muito na tarefa de responder as questões. Estas reflexões vão ajudar você a construir um orçamento coerente com a realidade.
4. Faça Inspeções e adaptações:
O planejamento financeiro e estratégico deve ser visto como um trabalho contínuo. Exige disciplina, envolve toda a empresa e é cheio de informações detalhadas das ações que devem ser seguidas. Mas não existe um planejamento que mesmo seguido a risca não encontre falhas pelo caminho. Afinal, estamos em um ambiente caótico e dinâmico, onde o mercado, os concorrentes e a economia se movimentam a todo vapor. Por isso é importante que a inspeção e adaptação seja constante e em ciclos menores, para evitar falhas que invariavelmente acontecem. Fique de olhos abertos e não deixe nada passar despercebido.
5 . Deixe o planejamento vivo e dinâmico na empresa
Um dos erros mais comuns na gestão financeira é fazer o planejamento e abandoná-lo na gaveta. Não adianta seguirmos todos os passos anteriores, compartilhar com todos os envolvidos e ter em mente onde se quer chegar, se na prática, não houver execução e acompanhamento de toda a evolução do planejamento.
Aqui no Granatum, o planejamento está em nosso DNA desde o surgimento da ideia. Todos do time compartilham das mesmas informações e nossas ações estão sempre conectadas com os objetivos que definimos para aquele mês, semestre ou ano. Por isso, temos diversas dicas para compartilhar com você sobre como criar metas e objetivos, o que medir e acompanhar, como montar um orçamento e como deixar de fato o planejamento vivo na empresa com dicas que funcionam na prática.
Todo este conhecimento foi concentrado em um E-book que você pode baixá-lo no fim desta página. A verdadeira adrenalina está em planejar e cumprir cada detalhe do trajeto até atingir a meta, e em aproveitar intensamente cada conhecimento e desafio. Pronto para começar?
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