ponto de equilibrio 1

Dia desses eu estava conversando com a minha esposa, a Dani (que também é empreendedora) e decidi escrever este artigo para lembrar que:

SE VOCÊ VENDER R$0,01 A MENOS DO QUE DEVERIA, SUA EMPRESA TERÁ PREJUÍZO.

Simples assim. A matemática é implacável.

Nessa conversa eu percebi que a Dani não tinha muito bem claro qual era o PONTO DE EQUILÍBRIO da confeitaria dela.

O que é Ponto de Equilíbrio?

Ponto de equilíbrio é a quantidade de dinheiro que a empresa precisa para EMPATAR AS CONTAS, ou seja, se faturar menos tem PREJUÍZO, se faturar mais tem LUCRO.

Simples assim. A matemática é implacável.(2)

O ERRO que ela, e 95% das pessoas que converso cometem, é o de olhar só para o total de gastos fixos e achar que aquele é o valor que a empresa precisa vender para empatar as contas no final do mês.

NÃO É.

Você tem que considerar também os custos e as despesas variáveis, e existe uma fórmula MUITO SIMPLES para encontrar este ponto de equilíbrio.

Como calcular o Ponto de Equilíbrio?

PONTO DE EQUILÍBRIO é igual os GASTOS FIXOS dividido pelo ÍNDICE PERCENTUAL DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.

Para descobrir o ÍNDICE PERCENTUAL DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO precisamos encontrar a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, que nada mais é do que o dinheiro QUE SOBRA da venda depois que os CUSTOS e GASTOS VARIÁVEIS são descontados.

ÍNDICE PERCENTUAL DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO nada mais é do que a relação entre a margem de contribuição e o preço de venda.

Aqui a Dani fez uma pausa para um grito de desespero:

grito-desespero-granatum

Se você também ficou com vontade de gritar, relaxe. Parece difícil mas na prática é simples. 😉

A primeira coisa que fiz para ajudar a Dani a CALCULAR o ponto de equilíbrio foi abrir o Granatum dela, olhar o fluxo de caixa e pegar a média dos últimos meses:

  • do total de gastos fixos
  • do total de gastos variáveis
  • do total de custos
  • do total de ganhos

Aí os cálculos ficaram mais ou menos assim:

Total de gastos fixos: R$9000,00
Total de custos e gastos variáveis: R$6300,00
Total de ganhos: R$15300,00

Primeiro passo, descobrir a Margem de Contribuição (MC).

(Ah, só para esclarecer por que isso se chama Margem de Contribuição, é por que esse valor representa uma MARGEM que CONTRIBUIRÁ para a empresa cobrir todos os gastos fixos.) 🙂

MC = R$15300,00 – R$6300,00
MC = R$9000,00

Depois, descobrir o Indice da Margem de Contribuição:

IMC = R$9000,00 ÷ R$15300,00
IMC = 58,82%

Com o percentual médio do Índice da Margem de Contribuição a Dani tinha tudo para descobrir QUAL O PONTO DE EQUILÍBRIO da confeitaria.

PONTO DE EQUILÍBRIO = R$9000 ÷ 58,82%
PONTO DE EQUILÍBRIO = R$15.300,92

OU SEJA, o ZERO A ZERO da Dani são R$15.300,92 por mês. Isso significa que para ela PAGAR R$9000,00 de gastos fixos ela tem que vender R$15.300,92 por mês, entendeu?

Se a média de vendas dela é de R$15.300,00, então o que FALTA EM MÉDIA por mês para ela fazer a divisão de lucros com a sócia e reinvestir na empresa são -R$0,92.

Um prejuízo que ela nem sabia que tinha.

O cálculo em QUALQUER empresa é o mesmo.

O que pode parecer estranho nas empresas de serviços é o fato do INDICE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO ser sempre muito alto.

Isso acontece porque em uma empresas de SERVIÇOS, a maior parte dos gastos estão na folha de pagamento que são GASTOS FIXOS.

Quer um exemplo?

Imagine que eu vou lá no Granatum de uma agência de MARKETING e ela tenha:

Gastos Fixos: R$12000,00
– Aluguel: R$1000,00
– Contas(Agua, Luz, etc…): R$1000,00
– Funcionários: R$10000,00

Gastos Variáveis: R$ 1500,00
– Reuniões e visitas: R$300,00
– Impostos: R$1200,00

Faturamento médio mensal: R$15000,00

Calculando…

Margem de Contribuição = R$15000,00 – R$1500,00
Margem de Contribuição = R$13500,00

Indice da Margem de Contribuição = R$13500,00 ÷ R$15000,00
Indice da Margem de Contribuição = 90%

Ponto de Equilíbrio = R$12000,00 ÷ 90%
Ponto de Equilíbrio = R$13.333,33

Nesse exemplo a agência precisa faturar R$13.333,33 para pagar os R$12.000,00 de GASTOS FIXOS e não ganhar NADA.

Entendeu?

Esse é UM DOS MOTIVOS pelos quais as empresas tem problemas, então fique de olho por aí também.

Espero que você tenha gostado do texto.

Compartilhe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários e ajude a deixar este conteúdo ainda mais completo.

Um grande abraço e bons negócios!


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