Já oferecemos aqui no blog algumas dicas para melhor controlar os custos. Mas são muitas dúvidas que surgem quando a gente fala sobre esse tema.
A principal pergunta gira em torno das diferenças entre os conceitos de “custo” e de “despesa”. Vale a pena aprofundar um pouco – e seu negócio vai agradecer!
Sob o ponto de vista dos contadores, custos são aqueles gastos que a empresa faz com o objetivo de colocar seu produto ou serviço para ser oferecido no mercado, ou seja: tudo que sai do caixa com a intenção de produzir ou de fornecer o contrato ao cliente.
O custo, portanto, vai trazer algum retorno financeiro no futuro. Ele pertence à atividade-fim para qual a sua empresa foi criada.
Já as despesas são gastos com a atividade-meio. Elas não geram retorno financeiro direto, apenas propicia a funcionalidade e dá uma base para a empresa existir e para que aquelas atividades possam ser exercidas.
Quer ver um exemplo? Uma agência de internet precisa de webdesigners para fornecer o serviço de criação de sites para os clientes. Sem o trabalho desse profissional, esse produto não poderá ser colocado no mercado.
Ou seja, a contratação dos webdesigners é um custo. Já o plano de telefonia que a empresa usa para entrar em contato com os clientes é uma despesa, que faz parte da atividade-meio.
Tem mais… Os custos também se dividem em fixos e variáveis. Vamos ver a diferença?
O que são custos fixos?
São os custos que não dependem da quantidade de produtos criados ou de serviços. São os salários, a energia elétrica, a internet – gastos que a empresa tem todo mês.
O que são custos variáveis?
São aqueles custos que mudam diretamente com a variação das quantidades produzidas.
O controle de custos é o processo pelo qual a sua empresa vai gerenciar e planejar quanto vai sair do caixa no futuro. É uma forma de buscar diminuir as chances de perdas financeiras sem necessidade.
A elaboração e a aplicação de um sistema assim permite determinar os preços de venda dos produtos ou serviços da empresa de uma forma responsável, que garanta a sustentabilidade do negócio. Por essa razão a gente acredita que é essencial conhecer a fundo os números sobre tudo que envolve o financeiro da empresa.
Com o controle de custos é possível saber quando a produtividade aumentou, quando há oportunidades a aproveitar e como diminuir despesas que ameaçam os lucros.
O controle é um integrador de diversas áreas da empresa e fornece a segurança de a qualquer momento poder tomar uma decisão informada.
Você ainda não faz controle dos custos? O que está esperando? Se forem mais informações, é só compartilhar sua dúvida nos comentários.
Deixe uma resposta