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Para cobrar o preço certo por um infoproduto é preciso conhecer sua audiência e sua concorrência, calcular os custos e definir uma margem de lucro. Seguir essas etapas corretamente é o que permitirá que o negócio escale e seja rentável para o infoprodutor.

O mercado digital tem crescido e atraído o interesse de muitas pessoas que desejam atuar no segmento online. Se esse é o seu caso, saiba que é preciso entender o que é um infoproduto. Assim, você pode aproveitar as grandes oportunidades que o digital oferece para construir um negócio lucrativo. 

Nesse contexto, muitos novos empreendedores digitais têm dúvidas sobre como precificar seus infoprodutos corretamente. Por essa razão, é importante obter mais conhecimento sobre o assunto antes de escalar o seu negócio.

Quer saber o que considerar ao precificar um produto digital e qual estratégia pode ser ideal para você? Acompanhe este post!

O que é um infoproduto ou produto digital?

Antes de aprender como precificar um infoproduto, é importante compreender o conceito. Na prática, ele é um produto digital produzido exclusivamente para ser comercializado e consumido no meio online. Ou seja, não há como adquiri-lo ou consumi-lo presencialmente.

Além disso, os infoprodutos têm como característica gerar valor para o cliente por meio da oferta de conhecimento e aprendizado. Um exemplo é a mentoria online, na qual o infoprodutor oferece sua expertise para orientar e acompanhar o aluno no estudo de um tema.

Desse modo, o aluno recebe apoio e conhecimentos que agregam no seu dia a dia profissional, podendo acelerar a sua carreira. Assim como a mentoria online, existem outros tipos de produtos digitais disponíveis no mercado, como:

  • e-books;
  • cursos;
  • audiobooks;
  • podcasts;
  • vídeo-aulas;
  • planilhas;
  • treinamentos.

Vale saber que os produtos digitais podem ser pagos ou gratuitos. Muitas vezes, um infoprodutor ou uma empresa lança um infoproduto de graça com objetivo de captar leads e aproximar o relacionamento com os clientes.

O que é preciso considerar antes de precificar um infoproduto?

Agora que você já sabe o que é um infoproduto, é essencial entender o que considerar antes de precificar o seu produto digital.

Conheça sua audiência

O primeiro fator para prestar atenção antes de precificar o seu produto é a audiência. 

Ou seja, você deve conhecer o seu público-alvo para adequar o preço do seu infoproduto aos possíveis clientes. Por exemplo, considere um produtor que vende um curso de produção de brigadeiros gourmet para quem está buscando renda extra.

Ele deve entender que, provavelmente, sua persona não dispõe de alto valor para pagar pelo curso. Assim, pode ser mais interessante vender um produto com ticket baixo inicialmente. Em contrapartida, uma mentoria de confeitaria avançada pode ter um ticket mais elevado.

Conheça sua concorrência

Outro ponto a considerar na precificação é a concorrência. É comum que os empreendedores observem o valor praticado pelos concorrentes para precificar o seu produto. Essa prática pode servir como informação, mas não deve determinar o preço do seu infoproduto. 

Isso porque existem outros fatores que devem ser considerados na precificação, principalmente a proposta de valor do seu produto digital. Sendo assim, reflita se o seu concorrente direto entrega para os clientes os mesmos benefícios que você. 

Se a resposta for não, isso é mais um motivo para não copiar o preço de outros infoprodutores. Afinal, com uma ideia diferenciada e mais atrativa, você pode aumentar o ticket e, mesmo assim, atrair clientes. 

Como precificar um infoproduto?

Após entender o que considerar antes de precificar um infoproduto, é o momento de aprender a colocar preço no seu produto digital. 

A seguir, você conhecerá dicas relevantes para esse processo!

Calcule o custo da produção

O primeiro passo é entender e calcular o custo da sua produção. Assim, você terá uma base para trabalhar o valor em cima dela e não ter prejuízos com o negócio. Um dos grandes erros que os infoprodutores devem evitar, inclusive, é pular esta etapa.

Por exemplo, é comum que muitos produtores digitais trabalhem no formato home office. Nessa situação, são grandes as chances de o infoprodutor não considerar os custos dessa instalação e dos equipamentos utilizados. Nesse sentido, para fazer um e-book, é necessário ter, pelo menos, um computador e uma câmera.

Logo, os gastos com esses aparelhos devem estar embutidos nos custos do infoproduto. Por mais que você não inclua o preço total do material, é importante calcular o custo deles pelo tempo de utilização. Uma forma interessante é se basear no preço do aluguel dos equipamentos.

Além disso, é essencial incluir os gastos com aluguel, internet, energia elétrica e manutenção das máquinas. Também existem os custos mais visíveis, como folha de pagamento (incluindo o seu salário), hospedagem de sites, comissão de afiliados (se houver), etc.

Defina a margem de lucro

Para crescer e ser bem-sucedido, todo negócio precisa gerar lucros. Eles se referem ao valor que sobra após o pagamento de todos os custos da empresa. Logo, é importante estabelecer uma margem de lucratividade para o seu infoproduto. 

Embora uma alta margem de lucro seja desejada, é fundamental considerar diversos fatores antes de estabelecer esse indicador. Afinal, para lucrar é necessário vender. E preços muito altos podem impactar as vendas.

Se um infoproduto tem o preço além da possibilidade de pagamento do público-alvo ou se ele não corresponde ao valor entregue ao cliente, haverá dificuldade em vendê-lo. Então é preciso escolher uma estratégia para a lucratividade.

Uma possibilidade é colocar um ticket mais acessível. Nela, o objetivo é lucrar pela quantidade de vendas. Como a maioria dos infoprodutos é altamente escalável, ou seja, pode ser reproduzida em grande quantidade por menor custo, esse é um método viável.

Outra opção é gerar a sensação de escassez, limitando o acesso ao infoproduto para aumentar o interesse do público. É o caso dos lançamentos. Nessa estratégia, é possível incluir uma margem de lucro maior, pois o público com demanda reprimida tende a consumir produtos de ticket mais alto.

Qual a importância de precificar corretamente?

Sabendo precificar o seu infoproduto, é interessante compreender a importância de estabelecer o preço de venda correto para ter sucesso nessa jornada online. 

Como você viu, se você precifica o produto abaixo do ideal, corre o risco de ter prejuízos financeiros. Isso porque a tendência é que o faturamento não seja suficiente para cobrir os custos e gerar lucros.  Consequentemente, o negócio fica suscetível a operar no vermelho. 

Em contrapartida, se o preço do produto se distancia demais das possibilidades do público-alvo, você já sabe que é provável que as vendas não tracionem. Por isso, é fundamental dar atenção à precificação para ter êxito enquanto produtor digital.

Neste post, você entendeu o que é infoproduto e qual é a importância de precificá-lo corretamente. Agora, não deixe de utilizar as dicas aprendidas aqui para estabelecer os preços dos seus produtos digitais e ter um negócio lucrativo!

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