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Resumo do episódio:

A estratégia de precificação é um conjunto de técnicas utilizado para definir o preço de venda de um produto ou serviço, e varia de acordo com o momento ou propósito da empresa.

A precificação de um produto ou serviço é uma etapa fundamental nos processos de qualquer negócio. Ao fazê-la de forma inadequada, a empresa corre diversos riscos. Por exemplo, não atingir a meta de faturamento, não obter lucro ou ainda fechar o caixa com saldo negativo.

Por esse motivo, é fundamental definir uma estratégia de preço que possibilite arcar com os custos e as despesas, enquanto permite gerar lucro.

Para isso, você não deve apenas utilizar cálculos simplistas, sem considerar as nuances do negócio. É preciso fazer uma análise mais completa para uma precificação adequada. 

Quer entender como estabelecer uma estratégia de preço adequada para o seu negócio? Continue a leitura e confira 5 dicas!

O que é o preço de venda? 

Antes de conhecer as dicas para definir uma estratégia de preços, é importante entender alguns conceitos. O primeiro deles é o preço de venda, que se refere à quantia cobrada pela empresa sobre o seu produto ou serviço. 

Ele é composto por 3 elementos principais:

  • custos: gastos envolvidos diretamente na produção ou prestação de serviços, podendo ser variáveis conforme o volume de demanda — por exemplo, matéria-prima, mão de obra e equipamento;
  • despesas: gastos essenciais para o funcionamento do negócio, mas que não são oriundos da produção ou prestação de serviços. Eles não são variáveis ou apresentam margem de variação pequena. Por exemplo: água, energia, aluguel, folha de pagamento do administrativo etc.;
  • margem de lucro: é a porcentagem de ganhos que uma empresa tem sobre o seu faturamento. Assim, a margem líquida é a quantia restante para o negócio após os descontos dos custos e das despesas, incluindo os impostos.

Os objetivos de um preço de venda ideal é pagar os custos e as despesas, e obter lucro satisfatório, que permita manter a saúde financeira da empresa e o seu crescimento. Para isso, é importante encontrar uma estratégia de precificação que se alinhe ao negócio.

O que é uma estratégia de preço?

A estratégia de precificação é um conjunto de técnicas utilizado para definir o preço de venda de um produto ou serviço. Existem diversos métodos de precificação, sendo que cada um pode se encaixar em um momento ou propósito da empresa.

Por exemplo, há o preço de penetração, que consiste em colocar um preço abaixo do concorrente para conseguir participação no mercado. Geralmente, ele é utilizado para o lançamento de um produto ou serviço.

Já o preço acrescido é a forma de precificação mais comum. Nela, é encontrado o preço de custo da mercadoria ou do serviço — somando os custos e as despesas e subtraindo o resultado do faturamento. Então é adicionada uma margem de lucro, geralmente expressa em porcentagem.

Nesse contexto, saber escolher uma boa estratégia de preço é parte fundamental para que o negócio cresça e gere lucros. Afinal, esses são os principais propósitos de uma empresa privada.

5 Dicas para definir uma estratégia de preço

Como você viu, existem diversas estratégias de preço, sendo imprescindível acertar na escolha para o seu negócio. Para ajudar nessa tarefa, existem alguns fatores que você pode considerar.

Confira 5 dicas para definir a sua estratégia de preços!

1. Estabeleça objetivos

O primeiro passo para encontrar a estratégia de preços ideal para o seu negócio é estabelecer os objetivos com as vendas. Dessa maneira, é possível entender quais técnicas podem se encaixar melhor nesses propósitos.

Por exemplo, se a sua intenção é realizar vendas rapidamente para acabar com um estoque parado ou dificultar a entrada de um novo concorrente, reduzir os preços pode ser uma opção. Assim, os clientes são atraídos pelo menor preço, aumentando as suas vendas.

Em contrapartida, se o propósito é ser reconhecido como uma marca que leva exclusividade aos seus clientes, o preço definido pode ser mais elevado. 

2. Defina: qualidade ou preço

Outro ponto importante na hora de estabelecer uma estratégia de precificação é pensar no diferencial que se encaixa melhor em seu negócio — qualidade ou preço.

Na primeira opção, a empresa foca na qualidade de seus produtos ou serviços, considerando esse diferencial na definição de preços. Nesse caso, os custos para o consumidor costumam ser mais altos, então você consegue manter uma margem de lucro mais elevada.

Na segunda modalidade, o preço é o diferencial do negócio, sendo praticado na média ou abaixo dos concorrentes. Dessa maneira, a empresa lucra pelo maior volume de produtos ou serviços vendidos

3. Considere o seu público-alvo

Mais um dado que você deve saber ao escolher a sua estratégia de preços é o seu público-alvo e o seu poder aquisitivo. Essa questão tende a influenciar diretamente o volume de vendas. 

Ao deixar de considerar o poder aquisitivo dos seus potenciais clientes, há possibilidade de colocar um preço que não é atrativo para eles.

Por exemplo, com um público-alvo com menor poder aquisitivo, colocar um preço mais alto que a concorrência tende a causar perda de vendas. Afinal, esses consumidores costumam considerar o valor monetário de um produto ou serviço como parâmetro para suas compras.

Ao mesmo tempo, precificar seu produto ou serviço abaixo do mercado para um público de poder aquisitivo mais alto também oferece risco de poucas vendas. Isso porque esses clientes tendem a achar que preço baixo significa má qualidade, o que não os atrai.

4. Acompanhe o mercado

É importante observar atentamente a concorrência a fim de romper as barreiras de entrada e competir de igual patamar aos concorrentes diretos. Esse cuidado também ajuda a evitar que novos empreendimentos disputem o mesmo mercado que você.

Por esse motivo, é fundamental monitorar o panorama geral dos principais participantes do mercado, sem deixar de acompanhar as pequenas empresas que sobrevivem praticando preços baixos. Afinal, elas podem surpreender os clientes e alcançar o seu nível, o que pode levar a perda de mercado pelo seu negócio. 

5. Faça testes 

A estratégia de preço não precisa ser engessada. Isso significa que você pode fazer alterações e adaptações ao seu negócio, conforme o que gerar melhores resultados. Aqui, a dica é realizar testes para analisar qual método é mais eficaz.

Para isso, você pode definir preços diferentes e observar como os clientes e a concorrência reagem. Então compare os resultados de cada um e veja qual estratégia obteve melhor desempenho.

Neste conteúdo, foi possível aprender 5 dicas para encontrar a estratégia de preço mais adequada para o seu negócio. Agora, você pode utilizar esses conhecimentos para realizar uma precificação que permita o crescimento da empresa.

Que tal complementar os seus estudos sobre o assunto? Aproveite e aprenda como definir o melhor preço de venda para o seu negócio!

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