Dar desconto sem considerar seus custos e margem de lucro é uma forma de ter prejuízo no seu negócio. Mas, se feito corretamente, pode aumentar seu faturamento e fidelizar clientes.
A prática de dar desconto é utilizada em praticamente todos os empreendimentos. Essa é uma estratégia importante, pois a oportunidade de aproveitar um preço mais baixo atrai diversas pessoas. Assim, é possível gerar uma maior fidelização de clientes e impulsionar o crescimento para a empresa.
Mas abaixar o preço dos produtos e serviços não é sinônimo de garantia do sucesso. Para que essa estratégia seja eficiente e não gere prejuízos, é preciso tomar certos cuidados. Assim, você pode evitar erros e aumentar a efetividade das suas campanhas de desconto.
Ficou interessado em saber como fazer isso? Então confira a seguir as 5 dicas para dar desconto sem ter prejuízo!
Qual é a importância do desconto para um negócio?
Antes de analisar especificamente as dicas para dar desconto sem trazer prejuízos ao seu empreendimento, é necessário compreender por que vale a pena adotar essa prática. Nesse aspecto, existem diferentes motivos que podem ser citados.
Confira alguns deles a seguir!
Aumentar as vendas
Um dos benefícios principais em fornecer descontos é buscar o aumento de vendas em seu empreendimento. Quanto mais consumidores estiverem interessados em suas promoções, maiores serão as chances de ver suas vendas crescerem.
Contudo, para que isso aconteça de forma sustentável, não basta ofertar produtos ou serviços com um preço baixo. Também é fundamental garantir que o consumidor tenha uma boa experiência. Por isso, não deixe de prestar um bom atendimento ao cliente.
Aumentar a receita
Com o aumento das vendas, é natural que seu faturamento também aumente. Logo, a empresa pode ter recursos para fazer novos investimentos e gerar melhorias no empreendimento. No entanto, observe como o desconto é dado para não prejudicar seu faturamento.
Fidelizar clientes
Oferecer descontos aos seus clientes também ajuda a fidelizar mais pessoas. Afinal, todos gostam de consumir produtos e serviços com preços mais baixos, ainda mais quando são de boa qualidade. Ao encontrar um bom atendimento, as pessoas têm interesse em seguir comprando de você.
Quais fatores considerar no momento de dar desconto para o seu cliente?
Depois de compreender quais são as vantagens em fornecer descontos e promoções aos seus clientes, é necessário entender os fatores a serem considerados na hora de adotar essa estratégia. Você deve ter em mente que o desconto é uma ferramenta — e cabe a você utilizá-la corretamente.
Em primeiro lugar, sua estratégia precisa ser detalhada para que todos os detalhes relevantes sejam planejados. Para isso, defina aspectos como:
- seu ramo de atuação;
- o fluxo de caixa;
- seus objetivos com essa promoção;
- o contexto do mercado;
- como a concorrência tem se comportado.
Além dessas questões, é fundamental que você tenha clareza em relação ao tipo de cliente com quem está lidando. Afinal, dependendo do consumidor, a sua campanha de desconto pode mudar totalmente. Então é preciso entender o que o ele busca e quais ofertas seriam mais atrativas.
Para que a estratégia seja efetiva, é importante também que você se comunique bem, explicando como o desconto funcionará. Simplesmente reduzir os preços, sem apontar um motivo plausível ou detalhar as condições, pode gerar desconfiança em seu público.
Por fim, conheça bem seu produto ou serviço. Vale a pena, por exemplo, identificar a época mais adequada para implementar sua estratégia. Analisar o contexto do mercado ajudará a não lançar promoções e descontos de forma equivocada.
5 Dicas para oferecer desconto sem ter prejuízo
Agora você compreende a importância de dar desconto para seus clientes e sabe quais são os principais aspectos a serem considerados nesse momento. Diante disso, é possível aprofundar a análise e conhecer as 5 dicas para oferecer desconto sem prejuízo ao seu negócio.
Confira quais são elas a seguir!
1. Conquiste o cliente pela qualidade do produto ou serviço
O primeiro passo para fornecer descontos sem prejudicar seu empreendimento é entender a função da estratégia. Nesse contexto, o objetivo não é chamar a atenção do cliente apenas para o preço baixo, mas fazer com que isso permita a você fortalecer seu produto ou serviço.
No mercado, existem soluções conhecidas pelo nome e pela qualidade. São esses que perduram e ganham destaque, uma vez que o que mais chama a atenção não é o preço. Contudo, ter uma mercadoria visada apenas pela vantagem econômica, por exemplo, poderá comprometer o sucesso de seu negócio no longo prazo.
2. Reconheça seu lucro
Oferecer descontos de forma eficiente requer ter uma visão clara sobre os seus custos e margens. Assim, é essencial manter todos os cálculos de sua gestão financeira atualizados. Afinal, descontos mal planejados podem afetar o lucro da empresa — mesmo que gerem um faturamento maior.
Com um conhecimento nítido dos custos, você poderá pensar em qual margem de lucro deve ser considerada, já considerando os descontos que podem ser concedidos. Para isso, vale a pena investir em ferramentas de gestão de finanças, que mapeiam toda a situação econômica do empreendimento.
3. Estude a sazonalidade do produto
Tão importante quanto conhecer seu produto, é identificar a sazonalidade nas vendas dele. Portanto, estude em quais épocas há maior número de vendas e quando o fluxo é reduzido. Assim, o desconto pode ser usado como estratégia para aquecer o negócio em tempos de menor demanda.
4. Ofereça descontos específicos
Se você trabalha com vendas de produtos e tem um mix variado, por exemplo, sabe que algumas peças costumam ficar paradas no estoque. Então oferecer descontos especificamente para esses itens pode ser uma boa maneira de fazer com que eles saiam do estoque mais facilmente.
Nesses casos, vale a pena desenvolver sessões específicas em sua loja — seja ela virtual ou física — evidenciando quais itens têm desconto. É possível diminuir o valor da venda ou oferecer promoções de venda casada, que permitam agilizar a liberação dos itens que estavam parados.
5. Trabalhe com a urgência e seja firme
Por fim, para que a estratégia de desconto fortaleça sua marca e não atraia clientes apenas pelo preço baixo, é necessário demonstrar urgência. Quando uma promoção for colocada em prática, estipule um prazo para seu fim, demonstrando que ela é passageira.
Essa é uma maneira de deixar claro para o cliente que o desconto é uma oportunidade única. Para tanto, não deixe de respeitar as datas e condições estipuladas, impedindo que a barganha faça parte de seu negócio.
Afinal, isso pode desvalorizar a imagem da empresa, já que dará a impressão de que as ofertas não são reais. O motivo é simples: se após os prazos informados, o cliente consegue o mesmo desconto solicitando o benefício no momento da compra, a campanha anterior não terá sido real.
Como vimos, dar desconto aos clientes é uma estratégia válida e importante para aumentar suas vendas e fidelizar mais clientes. Contudo, para que essa tática tenha sucesso e não gere prejuízos, é necessário prestar atenção a certos detalhes e seguir nossas dicas!