Ter alguém competente e de confiança responsável pelas finanças é o sonho de qualquer empreendedor.
Quem está começando precisa mesmo de um braço direito (ou vários!). É onde entra a figura do diretor de finanças.
Afinal, quem é o diretor de finanças e o que ele faz?
O diretor de finanças é quem organiza, planeja e controla a área financeira de empresas.
Diversas são as áreas que precisam de apoio administrativo e financeiro e essa pessoa é quem cuidará dos recursos disponíveis bem como implantar, ou melhor, estruturar serviços administrativos dentro do que a empresa precisa.
E quando um pequeno negócio deve contratar um diretor de finanças?
Você pensa no tamanho do faturamento e pensa: “ainda não é a hora…”. Mas quando vê o volume de trabalho que está acumulando, a ideia muda?
É que as finanças de pequenas empresas não têm o volume das empresas grandes, claro. Mas o gerenciamento é tão complexo quanto!
Com o crescente fortalecimento dos pequenos negócios, a presença do diretor de finanças se faz necessária tão logo a pequena empresa comece dar sinais de crescimento e de desenvolvimento.
Sua empresa já se estabeleceu? Então você pode se dar o direito de contratar um especialista em finanças.
A contratação desse especialista é crucial nesse momento, uma vez que com o crescimento da empresa será preciso ter alguém com uma visão ampla sobre negócios. Mesmo estabelecida, a empresa agora tem que se manter e continuar crescendo.
Para cumprir com esse desafio, o profissional da área financeira irá trabalhar focado nos seguintes aspectos:
- Investimentos
O profissional estará sempre atento e buscando os melhores investimentos com os menores níveis de risco, para que os lucros possam ser investidos de forma segura e que gerem bons resultados. - Financiamentos
As pequenas empresas têm acesso a várias linhas de financiamentos e caberá a esse profissional encontrar o que vai de encontro às necessidades da empresa, bem como os que têm os menores juros. - Estratégias
Os diretores de finanças se dedicam também a criar estratégias para captar mais clientes e aumentar o mercado de abrangência do negócio, através de relações empresariais. - Orçamentos e controles
Tanto quanto nas grandes empresas, os orçamentos e controles são fatores determinantes para o sucesso do negócio – e nesse aspecto o diretor financeiro, além de estar por trás dos cálculos e planilhas, poderá dar suporte direto à sua equipe através de informações sobre serviços e fornecedores, por exemplo.
Como o orçamento de pequenos negócios fica limitado a certo número de empregados, talvez seja necessária a contratação da assessoria ou consultoria de um profissional de finanças.
Mas um sábio conselho é que, se possível, coloque-o em seu quadro de funcionários. Afinal, esse profissional certamente será uma peça importante para que o se negócio mantenha-se firme e crescendo.
Vocês já contrataram alguém para cuidar exclusivamente do financeiro ou estão pensando em contratar? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!
wellinton
ola boa tarde
tenho muito interesse em contratar um diretor de finanças,mas nao sei o quanto isso vai me custar, e tambem nao sei quem procurar.
obrigado
Flavio Logullo
Olá Wellinton, como vai?
A média salarial de um diretor de finanças varia de acordo com o estado, experiência, etc. A Catho tem uma página com mais informações sobre: http://home.catho.com.br/profissoes/cargo/diretor-financeiro/#o-que-faz.
Se você já está sentindo a necessidade de ter uma pessoa dedicada a isso e tem condições de pagar o salário, invista. Certamente um profissional trará novas idéias de como organizar as finanças e investir melhor para sua empresa crescer.
Obrigado por acompanhar nosso blog e enviar seu comentário.
Um grande abraço e bons negócios!