Se você tem uma empresa, imagino que já tenha percebido que captar clientes tem se tornado cada vez mais difícil. Você até imagina a direção, arrisca algumas estratégias, mas ainda assim parece não ter encontrado o caminho certo. Não é mesmo?
Neste artigo, você vai encontrar as melhores e possíveis alternativas para acelerar o crescimento da sua empresa utilizando novos recursos que vai te ajudar a ter mais resultados e gastar menos em suas estratégias de marketing. Vamos lá?
Você sabe por que é difícil captar clientes?
A dificuldade que gira em torno de captar novos clientes é mais comum do que você imagina. Isso acontece porque a internet, a todo momento, é usada para impactar as pessoas com diversos conteúdos e anúncios de vendas, sejam de seus concorrentes ou não.
Os clientes se tornaram mais exigentes e preocupados em fazer a melhor compra diante de tantas opções e excesso de informações. Veja algumas estatísticas sobre o comportamento do seu cliente na internet:
- 92% dos usuários pesquisam em sites de compra e comparam preços
- 76% procuram informações em fóruns ou blogs
- 63% comentam experiências sobre produtos e serviços
- 52% acessam as mídias sociais para obter informações sobre o que pretendem comprar
Então, milhões de pessoas procuram se informar, comparar, e compartilhar suas vivências de compra na internet. Por isso, coloque os seus esforços em ser encontrado pelo seu cliente e causar-lhe a melhor experiência possível.
Porém, antes de entrarmos a fundo nas dicas que separamos para você captar clientes, gastar menos e obter mais resultados com o marketing online, acho importante você perceber o quanto as estratégias mudaram. Assim, poderá adequá-las de acordo com o seu negócio.
Vejas as vantagens e como o novo marketing está mudando a comunicação das empresas:
- Custa 62% menos que o velho marketing
- 97% mais visitantes para seu site
- 46% dos usuários realizam pesquisas diárias para buscar informações sobre produtos/serviços
- Alto retorno de investimento
- Baixo custo médio na aquisição de um novo cliente
- Criação de conteúdo em blogs e vídeos para entreter e educar
- Marketing viral e a propaganda boca-a-boca
Talvez seja a hora de você aplicar estas vantagens e começar a ter o controle sobre como você pode encontrar os usuários certos, interagir com eles e vender para eles. Quer saber como?
Fique atualizado!
Conheça seu cliente
Conhecer a fundo o seu público-alvo é indispensável para a criação de qualquer estratégia para captar clientes. Nos meios digitais, a importância de saber exatamente quem são seus clientes é ainda maior, devido a necessidade de segmentar o seu público para direcionar anúncios ou saber para quem se escreve um conteúdo.
Aí vai uma dica:
Crie suas personas – personagem dos seus típicos clientes – Ajuda a conhecer o seu público-alvo com uma riqueza maior de detalhes.
Quais são seus desejos e problemas? Onde estão localizadas e onde trabalham? Qual cargo possuem? Onde buscam informações?
Essas são algumas perguntas que te ajudarão a fugir de personas estáticas e obter informações valiosas o suficiente para saber as necessidades em torno de todo ciclo de compra.
Conheça o gerador de personas que a Rock Content e a Resultados Digitais disponibilizaram em seu blog
Identifique as fases do usuário
Saiba o quão perto ou longe o usuário está do seu produto. Segundo o novo marketing, existem três fases:
Descoberta – Ele tem um problema, mas ainda não o identificou. Para usuários que estão nessa fase, a criação de conteúdo deve ser para ajudá-lo a identificar o problema.
Consideração – Ele reconhece que tem o problema e vai atrás da solução. O conteúdo deve fornecer formas de ajudá-lo, dê dicas para a solução deste problema.
Decisão de compra – Ele pesquisa qual empresa pode lhe oferecer a melhor solução. Mostre que sua empresa é a melhor para entregar o que ele procura.
Identificando suas personas e em qual fase ela está, fica mais fácil na hora de criar sua estratégia 🙂
Produza conteúdo
Não importa se você tem uma empresa física ou digital, você pode criar conteúdos que ajudem seus potenciais clientes a entenderem que o seu produto ou serviço é a melhor solução.
A divulgação de conteúdos úteis e informativos para o seu público-alvo aumenta a confiança entre o usuário e a empresa. Pode ser que ele se torne fiel antes mesmo de se tornar cliente, por encontrar em sua empresa uma fonte de informações que ele se identifique.
A rede mais usada para a criação de conteúdos é o Blog. Mas por que ter um Blog?
- Empresas que utilizam blogs têm 97% mais links para seus sites.
- 92% já adquiriram um cliente através do seu blog.
Basicamente, você só precisa fazer o que já faria nas redes sociais. O seu sucesso com o blog depende apenas do seu conhecimento e esforço.
Faça uma divulgação segmentada
Você poderá criar campanhas direcionadas para levar o conteúdo certo para as pessoas certas e no lugar certo.
Existem empresas especializadas em criação de campanhas com anúncios pagos, Google Adwords, Facebook Ads e Linkedin Ads. Estas mídias possibilitam a escolha do público por idade, localização, cargo, entre outras opções.
Mas procure ter certeza que o seu público está utilizando estas redes para buscar informações. Pode ser uma boa investir aqui e os resultados podem ser grandes.
Automatize suas interações
Uma boa dica para manter sua base de clientes sempre ativa é automatizar suas interações.
Não deixe que sua memória fique encarregada de cuidar desse contato, e também não interrompa seus possíveis clientes com ligações ou visitas. A forma mais barata e eficaz de trazer clientes utilizando o novo marketing é deixando que seu cliente o encontre e o procure quando quiser um contato mais próximo.
Mas para que ele não se esqueça da sua empresa, envie e-mails com assuntos que lhe possam interessar. Com essa ação, você conseguirá medir quem está respondendo e interagindo com os seus conteúdos, ficando mais próximo da empresa.
PS: Automatize interações e não mensagens, o robótico não funciona. Tenha uma comunicação mais próxima e humana com o seu cliente.
Time de vendas preparado
Se você aplicar todas estas dicas e começar a ter um marketing de conteúdo ativo em sua empresa, o retorno do investimento pode ser incrível. Os clientes chegarão até a sua empresa sabendo o que oferecem e provavelmente sem grandes dúvidas sobre seu produto ou serviço.
Por isso, o atendimento com esse cliente tem que ser incrível, memorável! Tenha um time preparado para vencer objeções e fechar negócios.
Toda a estratégia, desde o início, só vai te trazer retorno se sua empresa estiver realmente preparada para oferecer uma experiência única ao cliente.
Conclusão
Captar clientes é necessário para toda e qualquer empresa. Sem eles, não tem dinheiro no caixa.
Mas não se desespere e não atire para todos os lados, criar uma estratégia de marketing online não é assustador e a própria internet te ajuda a colocar todas as dicas acima em prática.
São diversas ferramentas e muitos conteúdos educativos (a maioria grátis) para você se inspirar e criar a sua estratégia matadora para captar clientes!
E você, já está antenado às novas estratégias para trazer clientes? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários 🙂
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