O controle financeiro da empresa, apesar de ser bastante usado no Brasil, ainda é uma barreira para muitos empreendedores. Uma pesquisa realizada pela equipe do Granatum com mais de 3000 micro e pequenos empresários revelou que 33% deles não fazem nenhum acompanhamento das finanças do negócio.
Para ajudar os empreendedores a vencer os obstáculos da gestão financeira começamos uma série de posts com dicas para transpor os desafios. O primeiro deles falou da importância de fazer o controle financeiro, mesmo tendo tantas coisas para cuidar no dia-a-dia da empresa.
Neste artigo, o obstáculo tratado será a falta de conhecimento.
No Brasil, é comum que uma pessoa abra um negócio sem nunca ter tido experiência em cuidar de uma empresa. Segundo a Endeavor, 77% dos empreendedores do Brasil são de primeira viagem.
Sem experiência, há uma grande chance de que o novo empresário se sinta assustado quando chega a hora de cuidar das finanças.
Para piorar, o assunto “gestão financeira” normalmente usa como exemplo as grandes empresas, que fazem um controle bem rígido das finanças. Nelas existe um departamento só para cuidar disto, com vários controles e pessoas dedicadas apenas à esta função.
Controle financeiro não é um bicho de sete cabeças
Você não precisa ser um expert em gestão financeira para manter as contas da sua empresa em dia.
Separamos cinco posts do blog Controle Financeiro da Empresa com dicas de coisas simples que você pode começar a fazer hoje e que vão te ajudar a dominar um pouco mais deste assunto.
– 5 passos para controlar o Fluxo de Caixa da sua empresa
– Saiba como gerenciar o Capital de Giro na sua empresa
– 4 dicas para evitar as dívidas na sua empresa
– Saiba como medir o desempenho da sua empresa
– 5 dicas para cuidar das contas a receber dos seus clientes
E agora? O que acha de começar a controlar suas finanças?
Deixe uma resposta