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Um dos indicadores bastante citados quando falamos de DRE é a margem de contribuição. Mas nem sempre é fácil entender para que ele serve e por que é tão importante para o seu negócio.

OK, vamos tentar explicar com bastante exemplos, mas primeiro um pouco de teoria.

Margem de contribuição é o quanto sobra da receita obtida com as vendas dos produtos e serviços para pagar os custos fixos (e ter lucro), após o pagamento dos custos e despesas variáveis (impostos, matérias-primas, fornecedores, salários do pessoal e outros gastos resultantes dessas vendas). Veja o exemplo abaixo:

Certo, mas o que eu faço com isto?

Através da margem de contribuição é possível definir o índice de margem de contribuição (IMC) que é a relação entre a margem de contribuição e a receita operacional bruta.

Ah… legal. Agora tenho um índice de margem de contribuição… mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que 37% de suas vendas são destinadas para pagar todos os custos diretamente ligados a produção e 63% serão utilizados para pagar todas os gastos fixos da empresa. Se der justinho para pagar essas despesas, você terá atingido seu ponto de equilíbrio. Se sobrar, você terá lucro e se faltar… prejuízo.

OK, mas não entendi ainda o que posso fazer com esse índice. Como avalio se 63% é bom, ruim ou mais ou menos?

Bom, na teoria, quanto maior este índice, melhor: mais dinheiro disponível e mais probabilidade de ter lucro. Mas vamos dar um outro exemplo para ficar mais claro:

Neste exemplo, o IMC é baixo, apenas 3,33%. Ou seja, 96,67% do valor do faturamento serve para pagar os gastos variáveis. O que sobra (R$ 5.000,00) será insuficiente para pagar os gastos fixos (R$ 27.000).

Mas e se eu aumentar minhas vendas? Só preciso de mais R$ 22.000, certo?

Errado… muito errado! Lembre-se que seus custos e despesas variáveis devem aumentar também.

Então quando devo vender para atingir meu ponto de equilíbrio?

É aí que entra o IMC. Dividindo seus custos e despesas fixas por este índice, você descobrirá quanto precisaria vender para ficar no zero a zero:

O quê? Tudo isso? Impossível!!! E agora?

Então… hora de pensar em outras alternativas, além de aumentar as vendas. Por exemplo trocar de fornecedores, reajustar preços, conceder descontos, etc.

Podemos concluir que avaliar a margem de contribuição é fundamental para verificarmos se nosso negócio está caminhando bem.

Mas não basta ver se a empresa está dando lucro ou prejuízo? O saldo de minha conta já não diz tudo?

Bom, nem sempre ter lucro ou prejuízo significa que um produto ou serviço é bom ou ruim. Há muitos outros fatores envolvidos na gestão de uma empresa e que devem ser considerados. A margem de contribuição é um deles. Vamos olhar um pouco mais para este DRE:

Note que o resultado final da empresa foi positivo. Ela deu um lucro de R$ 35.500,00. Mas este lucro não ocorreu por conta dos produtos e serviços vendidos, mas, sim, pelas aplicações financeiras e doações. Ou seja: vale à pena tanto esforço de vendas para ter uma margem de contribuição de apenas R$ 5.000,00? Não seria melhor parar com tudo que é produzido e aplicar estes demais recursos em outro negócio?

Aí entra uma outra avaliação interessante. Com um controle mais detalhado de cada produto ou serviço ou com a ajuda de um sistema financeiro como o Granatum Financeiro, é possível identificar qual é a margem de contribuição de cada produto ou serviço vendido e compará-la com os demais.

Veja um exemplo de um relatório DRE gerado pelo Granatum:


Com esta comparação conseguimos ver que o grande vilão desta baixa margem de contribuição é o Projeto Y. Vale à pena continuar investindo nele? E no projeto Z? Será melhor ficar só no Projeto X que nos dá um ótimo retorno?

Interessante, não?

É sempre bom lembrar que a margem de contribuição é apenas um dos índices a ser considerado para tomada de decisões. Basear o cálculo dos preços de venda somente com dados da margem de contribuição pode resultar em valores que não cubram todos os gastos necessários para manter as atividades a longo prazo. Um produto ou serviço que gera resultados negativos, pode ser estratégico para alavancar as vendas dos demais.

E então? Deu para entender? Falamos um pouco mais sobre margem de contribuição e ponto de equilíbrio neste outro post.

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, fique à vontade para enviar seus comentários.

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