Todo empreendedor quer ver o seu negócio decolar e, assim, ganhar mais dinheiro. No meio do caminho, porém, é comum que a empresa passe por turbulências financeiras e, justamente nesta hora, em que é preciso ganhar mais dinheiro, as chances de perdê-lo aumentam.
Parece contraditório, mas não é. Temos conversado com muitos empreendedores e neste artigo separamos as 5 armadilhas mais comuns que você precisa evitar para não perder dinheiro na hora em que sua empresa mais precisa dele. Vamos lá!
Descuidar do controle financeiro
Esperar resultados milagrosos sem acompanhar os principais indicadores financeiros é o erro mais comum. Uma empresa que não usa ferramentas como o fluxo de caixa ou o controle das contas a pagar e receber, por exemplo, é como um avião sem radar.
Não saber os números faz com que o negócio perca competitividade e aumenta as chances de se gastar mais do que se ganha.
Portanto, aprenda a controlar seu fluxo de caixa de maneira eficiente e, se possível, invista em um software de gestão financeira para planejar melhor suas ações antes de executá-las. Nós recomendamos o Granatum Financeiro, um software online que te dá 7 dias para testar gratuitamente com a total ajuda de especialistas, se precisar.
Baixar os preços sem nenhum critério
Se você pensa que simplesmente baixar seus preços é uma ótima ideia para aumentar sua lucratividade, cuidado. Essa conta não é tão simples! Na tentativa de atropelar a concorrência com um bom preço, muitas empresas erram em não se preparar para suprir a demanda que será criada, prejudicando os prazos e a qualidade do serviço.
E se a estratégia não funcionar e você precisar subir os preços de novo? Os consumidores podem notar essa montanha russa de preços, perder a confiança na sua empresa, e não querer mais fechar negócios com ela.
Antes de baixar os preços, faça sempre faça um estudo prévio para saber o quanto deve cobrar, analise sua concorrência e prepare-se para atender bem os consumidores que forem atraídos pela promoção.
Se precipitar para ter retorno financeiro imediato
Em alguns negócios, o retorno sobre o investimento demora um pouco para acontecer. Se você não tiver paciência para esperar pode se sentir forçado a adotar uma estratégia de negócios errada, como aumentar os preços sem critérios ou diversificar os investimentos para conseguir novos clientes.
É claro que isso pode variar de acordo com o seu modelo de negócios, mas perceba que ao aumentar os preços sem considerar a concorrência, por exemplo, pode te fazer perder mercado e, consequentemente, dinheiro. Da mesma forma, investir para lançar novos produtos ou serviços pode te fazer perder o foco, diminuir a qualidade e perder clientes.
Como já falamos, a melhor maneira de saber quando o seu negócio trará o retorno esperado é observar os indicadores financeiros da empresa e para isso é imprescindível fazer o controle financeiro regularmente.
Gastar o dinheiro destinado a pagar benefícios
Todo final de ano, muitas empresas se desesperam em uma corrida para pagar o 13º dos funcionários. Isso também é comum na época de pagar o PLR ou mesmo quando um funcionário tira férias.
Se, no caso do 13º salário, você se organizar para poupar 1/12 do salário dos funcionários mensalmente, sua empresa terá fôlego para cumprir com as obrigações e evitará ter que vender bens ou pedir um empréstimo.
Por isso fuja da tentação de gastar o dinheiro destinado ao pagamento de benefícios sem planejamento. Se puder, guarde um dinheiro extra para o caso de demissões e eventualidades.
Demitir funcionários para reduzir os custos
Fuja da ideia de que demitir funcionários é uma boa estratégia para cortar despesas. Mesmo quando a situação aperta, essa medida tem que ser planejada com extremo cuidado.
Ao dispensar um funcionário, você deve levar em consideração que a sua capacidade produtiva irá diminuir, a qualidade do seu atendimento pode piorar e você terá que arcar com uma série de custos de recisão, que podem complicar ainda mais o seu caixa. Além disso, demissões sempre trazem um clima ruim para toda a equipe.
Se a situação financeira da empresa está ruim, seja transparente. Envolva os funcionários e crie condições para que eles te ajudem a sair da crise. Como eles vivem o dia-a-dia do negócio, podem ter ótimas ideias para aumentar as receitas e reduzir os custos.
Conclusão
Agora que você já sabe as tentações que precisa evitar, que tal baixar o nosso eBook com 4 passos para ter uma gestão financeira eficiente?
Deixe uma resposta