Nota: O conteúdo sobre métodos ágeis que você lerá a seguir foi escrito por Thiago Coutinho, CEO da Voitto, escola online de negócios.

No dia a dia corrido da atualidade, você provavelmente já ouviu falar das metodologias ágeis não é mesmo?

Estas metodologias se baseiam na adaptação constante do modo de trabalhar nos requisitos de um projeto e na execução de entregas incrementais que garantem maior velocidade de resposta perante os resultados.

Interessante não é? Calma que fica mais!

E se eu te disser que estas metodologias são aplicáveis, não somente no desenvolvimento e produção, mas também em diversos outros setores e, entre eles, o setor financeiro da sua empresa?

Quer saber como? Descubra neste artigo!

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são um conjunto de conceitos oriundos do Manifesto Ágil, criado por um grupo de programadores em 2001.

Dentre os pontos de destaque deste manifesto está a priorização das interações dos indivíduos, do funcionamento de softwares, da colaboração com o cliente e da capacidade de resposta a mudanças.

Tudo isso em detrimento, respectivamente, à processos e ferramentas, documentação vasta, negociação de contratos e seguir um plano.

Como se aplicam os métodos ágeis no setor financeiro?

Sabemos que a gestão financeira pessoal é vital para o indivíduo, assim como a de uma empresa é vital para ela. Sendo assim, as finanças devem ser a base firme que dá suporte para os demais dos setores da sua empresa.

As metodologias ágeis, poderosas aliadas como já dissemos, podem trazer resultados incríveis também para a gestão financeira da sua empresa.

A gestão financeira pode se mostrar um desafio devido, principalmente, à complexidade e importância da tomada de decisões e também da dificuldade de se controlar todas entradas e saídas de uma empresa.

Para auxiliar neste desafio, as metodologias ágeis propõem que, ao invés de definir estratégias financeiras gerais para organização, estas sejam divididas em sub-etapas e executadas de maneira adequada ao desenrolar de cada processo.

Veremos mais especificamente como cada metodologia ágil ajuda no setor financeiro no tópico a seguir!

Quais são as metodologias ágeis?

Do Manifesto Ágil citado no tópico anterior surgiram as metodologias ágeis.

Assim, citaremos as principais e mais difundidas delas aqui, para que você comece a vislumbrar a utilização de alguma delas na sua empresa.

Scrum

O Scrum é a mais difundida metodologia ágil.

Isso porque grandes empresas como Google, Locaweb, Yahoo! e Globo já comprovaram a capacidade da metodologia de melhorar resultados nos mais diversos cenários.

A metodologia é implantada por meio de Eventos Scrum, que consistem em reuniões com duração e objetivos pré-definidos, para que não gastem mais tempo do que o necessário e sejam eficazes.

O coração da metodologia são as Sprints Scrum, que consistem em ciclos de entregas incrementais.

Uma Sprint Scrum vai, a partir de um Backlog, passar por todos eventos da metodologia. Assim, ocorrem a reunião de planejamento para definir a Sprint, as Daily Scrums (reuniões diárias), a Retrospectiva e a Revisão da Sprint.

O Scrum define ainda responsáveis por cada tarefa dentro do Scrum, temos assim o Time de Desenvolvimento, o Scrum Master e o Product Owner.

Está se perguntando como Scrum pode ajudar na gestão financeira do seu negócio?

A metodologia propõe como dissemos, a divisão das estratégias financeiras gerais da empresa, assim como seus processos rotineiros, em sub-etapas menores, com curta duração e equipes especialmente dedicadas.

Desta maneira, um possível erro tem um efeito muito menor do que teria caso a entrega fosse completa e, é fácil voltar atrás e corrigi-lo. Ou seja, o Scrum diminui muito o risco das ações e decisões tomadas.

Assim, as metodologias ágeis diminuem também possíveis prejuízos.

Além disso, os processos iterativos deverão focar na maximização do lucro a ser obtido nos processos da empresa. Dessa maneira, deve-se atuar buscando o corte de custos e a eliminação de desperdícios.

Devido a divisão das estratégias em sub-etapas, tem-se ainda um ganho no foco do time em determinadas tarefas, isso traz aumentos de produtividade e qualidade nas execuções, já que os profissionais se aprofundarão mais no processo em questão.

Kanban

Achou que o Kanban só servia para controlar o estoque? Vou te mostrar que ele é muito mais do que isso!

O Kanban é um sistema completo de gerenciamento de materiais. Ou seja, ele gerencia toda a produção da planta industrial, o estoque é apenas uma das últimas etapas.

A palavra em japonês significa quadro de sinais e o método se baseia em uma maneira de sinalização que indica e autoriza as etapas da produção em sistema puxado.

Dessa maneira, o Kanban controla visualmente toda a produção de maneira a manter o estoque entre um número mínimo e um máximo pré-estabelecidos.

Agora, se você está se perguntando como ele se aplica no setor financeiro, vou te falar a seguir!

Não há nada melhor do que uma ferramenta visual para uma boa gestão financeira e de fluxo de pagamentos e recebimentos. Abuse do Kanban no setor financeiro definindo etapas e acompanhando os processos de compra, produção, venda e efetuação do pagamento.

Extreme Programming XP

Extreme Programming (XP), ou Programação Extrema no bom português, é um método que se assemelha muito com o Scrum na maneira como desenvolve os projetos de maneira ágil, incremental e segura.

A principal diferença porém, é que o XP foca menos na gestão e mais na engenharia do projeto.

Sendo assim, o XP busca aplicar consistentemente boas práticas na engenharia de software. E a base destas boas práticas é o teste!

O método prega que mais vale testar do que buscar defeitos e preza ainda por: revisão e refatoração constantes, soluções simples, iterações curtas (entregas complementares).

Assim, pode atuar no setor financeiro realizando testes rápidos de uso dos melhores softwares e planilhas para adequação destas ferramentas à realidade da empresa.

Lean Agile

O Lean Agile é o nome dado a junção do pensamento enxuto com os conceitos ágeis.

O pensamento enxuto é baseado nos processos de entrega de valor, visando eliminar ou diminuir todos desperdícios envolvidos na produção de itens e na prestação de serviços.

Ao integrar-se com o Agile, este método vai buscar sua eficácia a nível de equipe, complementando-a com estruturas de gerenciamento de trabalho para equipes multifuncionais.

O Lean tem a responsabilidade da priorização de projetos, equipes e backlog, complementando a etapa de planejamento do Agile.

Com envolvimento direto e muito claro com o setor financeiro, por ser justamente a filosofia de redução de desperdícios, o Lean Agile vai buscar maior organização nos dados de clientes e processos de vendas e priorização dos processos de entrega de valor.

Agile Inception

Uma Agile Inception é um tipo de evento, ou seja, uma grande reunião com o objetivo da descoberta/criação de um produto.

Assim, é essencial que a Inception seja extremamente colaborativa para o sucesso do projeto.

Talvez você tenha reparado semelhanças com os Eventos Scrum, mas a Inception é uma semana de trabalho colaborativo que reúne vários conceitos e técnicas ágeis que visam idealizar o lançamento incremental de um MVP

Dentre os problemas e desafios a serem solucionados na Inception, muitos deles podem (e terão) cunho financeiro, já que trata-se da base para que qualquer empreendimento dê certo.

Tudo começa por você!

Agora você, dono, CEO, gestor, presidente ou diretor, já sabe da importância e do potencial que as metodologias ágeis têm de elevar os lucros e melhorar a gestão financeira da sua empresa.

Mas sente-se preparado para implementar isto?

Para tanto você deve agir, e o Grupo Voitto, a maior escola de negócios do país, pode te ajudar.

Capacite-se já com o curso gratuito de Introdução ao Agile Scrum, a mais difundida metodologia ágil!

Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.