O caixa de toda empresa funciona do mesmo jeito: é dinheiro que entra e dinheiro que sai.
Porém, essa movimentação financeira acontece em prazos diferentes, o que pode deixar o empreendedor um pouco perdido na hora de fazer o controle financeiro.
O controle dessa movimentação é seu Fluxo de Caixa!
Um exemplo para entender o Fluxo de caixa
Para começar, veja um exemplo:
Sua empresa vendeu bastante, só que o primeiro recebimento será daqui a 60 dias. As contas de água, luz, telefone e aluguel vencem daqui a 30 dias.
Perceba que será necessário pagar os seus fornecedores antes de receber dos seus clientes. Para resolver este problema, pode-se fazer a venda a vista para outros clientes, recorrer a empréstimos ou pagar a multa por tempo de atraso. Como vimos, ter despesas com multas e juros nunca é uma boa ideia.
Esta matemática fica bem mais fácil quando se usa o fluxo de caixa.
O que é o fluxo de caixa
Ele é uma ferramenta de apoio, que o empreendedor preenche com os dados financeiros da empresa em um determinado período. Ele pode ser diário, semanal ou até mesmo mensal.
O fluxo de caixa tem 5 partes básicas:
- Saldo inicial;
É o dinheiro disponível em caixa e em todas as contas bancárias. - Entradas de caixa;
São vendas a vista e outros recebimentos do dia. - Saídas de caixa;
São todos os pagamentos feitos no dia. - Saldo operacional;
É o resultado das Entradas de caixa menos as Saídas de caixa. - Saldo final de caixa;
É a soma do Saldo inicial com o Saldo operacional.
Pra que serve o fluxo de caixa
O fluxo de caixa ajuda o empreendedor a enxergar essas movimentações financeiras ao longo do tempo e tomar as melhores decisões com o dinheiro da empresa.
Com o fluxo de caixa, o empreendedor consegue responder:
- Vai faltar ou vai sobrar dinheiro no futuro?
- Posso dar mais prazo para os meus clientes?
- Preciso negociar algum prazo com meus fornecedores?
- Preciso pegar dinheiro emprestado?
[Pôster] Faça o seu fluxo de caixa
Existem várias maneiras de fazer o controle do fluxo de caixa. Pode-se fazer em papel, em planilhas eletrônicas (como o Excel) ou em sistemas de controle financeiro online, como o Granatum.
Para começar, a equipe do Granatum preparou um poster em papel. Basta imprimi-lo e preencher com as informações da sua empresa.
Este pode ser um ótimo exercício para você entender como funciona o movimento do dinheiro na sua empresa. Vale lembrar que este poster te ajuda a fazer o fluxo de caixa básico.
Apesar de ser muito simples, o fluxo de caixa exige que o empreendedor tenha disciplina para registrar todas as movimentações.
Para entender o comportamento de consumo da sua empresa será necessário detalhar mais o seu fluxo de caixa. Este é um assunto para os próximos artigos.
PROJEF.PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EFICAZ.
PARABENS PELO MATERIAL CRIADO POR ESTA EMPRESA,ESTE MATERIAL AJUDA MUITOS QUE PRESISAM DE ORIENTAÇÃO NO MUNDO EMPRENDEDOR,E PRINCIPALMENTE DO MICRO E PEQUENO EMPRENDEDOR,CASO O MICRI EMPRENDEDOR JUNTO A ESTE CONHECIMENTO APRENDER TAMBÉM EDUCAÇÃO FINANCEIRA EFICAZ,COM CERTEZA IRA LONGE.
Osvane
Muito bom artigo.
Abri uma microempresa recentemente e logo nos primeiras entradas e saídas percebi que tinha que fazer esse controle.
Como no começo da ME as saídas geralmente são mais frequentes que as entradas, devido a todas as despesas de abertura, se não houver esse controle o dinheiro acaba sumindo sem você saber pra onde ele foi. Daí pra quebrar é um passo.
João N
Artigo muito bom!
Quando os pequenos empresários (principalmente) compreenderem e utilizarem essa ferramenta, certamente o número de falências de pequenos empreendimentos diminuirá.
Tiago da Costa
Obrigado, João!
Nossa expectativa é que, cada vez mais, os empreendedores tomem consciência de como é importante cuidar bem do dinheiro da empresa.
Bem bacana o conteúdo do seu blog. Compartilhar o conhecimento é bom pra todos. Continue!
Um abraço e boa sorte.
João N
valeu, e obrigado!
O granatum já faz parte da minha lista de favoritos.