Neste post vamos aprender como você pode fazer esta separação de forma que faça sentido para o seu negócio. Esta é uma atitude simples, que vai te ajudar a responder perguntas como: “Quanto o departamento de vendas está gastando este mês?” ou “Quanto vou ter de lucro neste projeto?”.
Diferenças entre categorias e centros de custo e lucro
Para começar, é importante entender a diferença entre categorias e centros de custo e lucro. Enquanto categorizar as receitas e despesas mostra com “o que” você está gastando ou ganhando dinheiro, agrupá-las em centros de custo e lucro mostra “onde” estas receitas e despesas estão acontecendo.
Por exemplo, se sua empresa tem uma matriz e uma filial, uma despesa na categoria “materiais de escritório” pode servir tanto para o centro de custo “Matriz” como para o centro de custo “Filial”.
Como dividir minha empresa em centros de custo e lucro?
Não existe uma regra a seguir. A primeira pergunta que você deve responder é: qual nível de detalhamento eu quero para os relatórios financeiros da minha empresa?
Se você já faz o controle financeiro e quer mais detalhes nos relatórios, pode dividir a empresa em mais áreas.
Por exemplo: se sua empresa tem uma área administrativa, uma de produção e uma de vendas. Você pode começar definindo cada uma delas como um centro de custo e lançar separadamente cada gasto. Ao final, pode tirar um relatório específico para saber “Quanto a área de produção está gastando este mês?”.
Vamos a um outro exemplo mais específico. Se você definir um centro de custo/lucro como um projeto, seria possível obter dados agrupados como: o total de custo e lucro que o projeto obteve. Ou ainda quanto este projeto gastou com energia elétrica ou mão de obra.
Por que é importante dividir a empresa em centros de custo e lucro?
Com uma divisão por centros de custo e lucro associada a uma boa categorização você consegue organizar os seus gastos e recebimentos de uma forma que seja possível gerar um resumo financeiro fácil de entender e analisar as diferentes áreas da sua empresa, agilizando a sua tomada de decisão.
Uma consequência bacana de usar centros de custo e lucro é a possibilidade de se determinar verbas para cada um. Assim, você pode fazer uma provisão financeira da sua empresa e dar mais autonomia para as áreas, projetos ou produtos para que eles usem o dinheiro da forma que acharem melhor. Você também pode determinar metas de faturamento, estabelecendo quanto um centro de custo e lucro deve vender num determinado mês.
Restou alguma dúvida sobre como definir os centros de custo e lucro?
Nas próximas semanas daremos mais dicas sobre como montar os seus centros de custo e lucro dependendo do seu negócio, conte suas dúvidas nos comentários e vamos continuar essa conversa!
Enquanto isso, que tal fazer um teste no Granatum Financeiro, software online, e colocar em prática o controle por centros de custos?
Hamilton Baptista Junior
Bom dia,
Tenho somente uma curiosidade, a definição de centros de custos e lucros é facilmente entendida em empresas que queiram obter seu resultado por filial por exemplo, mas em uma empresa de transformação, como faço para definir qual a receita que cabe para a área produtiva, por exemplo, para definir a lucratividade da mesma?
Alexandre Ferreira
Olá Hamilton
Pode nos dar mais informações sobre o funcionamento de sua empresa?
Abraço