Geralmente a decisão de contratar um novo colaborador não é nada fácil. Quando percebemos a relação de custos de funcionários envolvidos além do salário, é preciso muita estratégia e planejamento para que uma nova contratação ou demissão não prejudique o caixa da empresa.

Acontece que muitas empresas, por não fazerem um bom controle financeiro, se sentem perdidas na hora de organizar e contabilizar os gastos com o funcionário, seja por causa dos muitos impostos que incidem sobre a Folha de pagamento ou pela dificuldade de encontrar informações claras sobre todos os processos burocráticos.

Para entender tudo sobre estes impostos e descontos sobre a Folha de pagamento, acesse nosso outro artigo: Tudo que você precisa saber sobre Folha de Pagamento. Hoje eu vou compartilhar uma forma simples de entender e controlar toda essa relação de custos, afinal nem todos são discriminados ou descontados na folha.

Por isso, fique atento! 😉

custosdefuncionariospost

Como controlar os custos de funcionários?

Primeiro, fuja dos maiores erros!

É muito comum encontrarmos empresas que apenas pagam um amontoado de guias que a contabilidade entrega sem entender o porquê daquilo, não reservam recursos para situações emergenciais como uma demissão ou afastamento, não criam reservas para o pagamento de 13º salário e férias, além de uma série de movimentações não planejadas.

O resultado disso é que, em períodos difíceis, a empresa pode ficar sem recursos para arcar com todos os direitos do funcionário e precisar recorrer a empréstimos ou até mesmo colocar a mão no dinheiro pessoal dos sócios para assumir com as obrigações da empresa. E você sabe que misturar o seu dinheiro com o da empresa é uma das principais armadilhas da gestão financeira, né? Não caia nessa!

Não estar atento às previsões de Fluxo de Caixa e aos custos dos funcionários pode te levar a péssimas situações. A melhor maneira de fugir desse cenário é controlar muito bem essa relação entre empresa e funcionário.
E este é objetivo da Planilha que você pode baixar logo no fim deste post. Com ela, você terá um apoio para controlar melhor os impostos, benefícios e custos que podem ou não ser descontados na folha e muito mais!

Antes disso, quero compartilhar uma dica de gestão com você! Afinal, fazer uma boa gestão de funcionários tem tudo a ver com conquistar o sucesso da empresa. Então, se liga: 

Invista em Educação financeira

Basta pesquisar um pouquinho ou assistir os noticiários atuais para ouvir que nunca esteve tão alto o número de brasileiros inadimplentes, de pessoas que estão totalmente atoladas em dívidas. É aquela velha história, o banco libera um limite maior para saque, o cartão de crédito aumenta o limite para compras e quando percebemos já caímos no maior perigo de todos: Gastar mais do que se ganha. E isso é mais comum do que se imagina. 🙁

Por isso, fique atento a vida financeira de seus funcionários. Geralmente o que ele precisa não é um aumento e sim de ajuda para entender mais sobre suas finanças. Um funcionário que está endividado, dificilmente consegue se concentrar por inteiro em suas atividades e a produtividade cai em meio a tantas preocupações.
Procure cursos, palestras e consultorias que possam ajudar seus funcionários a administrar melhor seu salário.
Uma ótima aposta é acreditar que eles irão render mais sem comprometer a saúde financeira da empresa.

Planilha para Download: Calcular os custos de funcionários

Como prometido: Faça o download da planilha para calcular todos os custos com seus funcionários e aproveite para deixar a gestão financeira muito mais eficiente.

Ah! Não esqueça de deixar seu comentário dizendo o que achou do material. Adoraria ouvir suas sugestões.

banner-blog-planilha-custos

 

Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.