Se você tem uma empresa sabe como o tempo é algo valioso no seu dia, não é?  A sensação que fica é que ele tem passado rápido demais ou você tem muitas coisas para fazer que ele começa a faltar.

É preciso saber organizá-lo muito bem para colocar em ordem todas as atividades que a rotina de uma empresa exige.

Como dizem por aí, tempo é dinheiro…. e é mesmo!

post gestao financeira no dia a dia Como colocar a gestão financeira no seu dia a dia

 A falta de tempo não pode ser desculpa para deixar de fazer a gestão financeira

A falta de tempo é um problema que ouvimos de muitos empreendedores aqui no Granatum. Essa é a principal desculpa para deixar a importante tarefa de fazer o controle financeiro de lado.

Quando percebem a importância de fazer a gestão financeira, em alguns casos é tarde demais. Se você é um desses e não sabe como sua empresa está se saindo, é preciso parar, separar um tempo e tomar o controle da situação.

A atividade de fazer o controle financeiro da empresa deve estar priorizada no seu dia-a-dia. Afinal, somente assim é possível ter uma organização de todas suas movimentações, analisar seus resultados e tomar ações para um planejamento muito mais seguro e assertivo. Vai por mim, o crescimento é só uma consequência disso tudo.

Matheus Haddad, co-fundador da Webgoal, lida muito bem com essa organização de tempo e compartilhou com a gente a forma como prioriza a gestão financeira na empresa, além de dar algumas dicas bem legais.

Separe um tempo do seu dia para registrar suas movimentações financeiras

Matheus diz que para uma boa gestão financeira é importante estabelecer ciclos temporais, ou seja, separar um tempo, regularmente para fazer isso. Por exemplo:

  • definir um ciclo de 6 meses para apurar como a empresa está se saindo no mercado.

  • verificar, a cada semestre, os resultados financeiros do negócio (lucratividade e rentabilidade) para planejar seu crescimento ou pensar em medidas para melhorá-lo.

  • ter ciclos mensais de análise do fluxo de caixa para ajudar no controle das contas a pagar e a receber.

  • ter ciclos diários de atualização de despesas e receitas para o controle no dia-a-dia.

Para trabalhar com o tempo dessa forma, é preciso criar hábitos e atuar de forma disciplinada.

Determinar todos os dias um horário (das 9h às 10h, por exemplo) para controlar as contas a pagar e a receber, ajuda a colocar em prática o ciclo diário de controle financeiro.

Além disso, serve como referência para que você possa organizar todas as outras atividades do dia.

Gestão sempre a vista

Você sabia que mais de 75% da percepção humana é atribuída ao sentido da visão?

Portanto, nada mais lógico do que usar recursos visuais para ajudar na gestão financeira da sua empresa.

Crie e fixe na parede do escritório um grande cartaz com resultados financeiros naquela semana, mês, semestre ou ano. Isso incentiva o cuidado e o comprometimento com a gestão financeira. icon smile Como colocar a gestão financeira no seu dia a dia

E você? Separa um tempo para organizar seu financeiro? Conte pra gente nos comentários.

 

 

Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>