Quem inicia qualquer atividade empreendedora sabe que tem um caminho bem difícil pela frente.

A parte financeira é vista por muita gente como um destes obstáculos. Acontece que ela é fundamental para que a empresa cresça e se desenvolva. Ou seja, em vez de ser encarada como obstáculo, deve ser  vista como aquele degrau que o faz tomar impulso para alcançar um objetivo maior.

Saber da necessidade de um bom gerenciamento financeiro é o primeiro passo e que irá garantir estabilidade e perenidade ao seu negócio. Uma gestão financeira bem estruturada permite enxergar a situação real da empresa naquele exato momento e, a partir disso, planejar, analisar e controlar as ações para tornar os resultados ainda melhores e aplicar bem seus recursos.

E há uma série de ferramentas que podem ajudar nesse processo. Muita gente, quando está começando, controla o financeiro usando o bom e velho trio: papel, caneta e Excel.

O Excel, por melhor software que seja, não é a ferramenta ideal para um gerenciamento apropriado. O controle financeiro tem muitos detalhes e cálculos que tem de ser feitos manualmente no Excel. Portanto, para um controle adequado e à altura do que você sonha para a empresa, o melhor mesmo é optar por um software de gerenciamento.

Seguem abaixo algumas perguntas que você pode se fazer para escolher o software ideal e de acordo com suas necessidades.

Você ainda usa papel, caneta e Excel? Sua empresa pode estar ficando para trás…

O que precisamos?

Existem softwares para todas as realidades empresariais. Conheça bem a sua situação e analise suas necessidades reais para que não fazer gastos desnecessários já no início.

É fácil de usar?

Vale lembrar que você terá que ensinar praticamente toda a sua equipe a utilizar a nova ferramenta (ao menos quem lida com comercial e administrativo). Portanto, saber se ela é adaptável à sua realidade é imprescindível para uma escolha certa.

É possível adaptar?

Saber se o software pode ser adaptado a possíveis mudanças é importante. Ele deve ser capaz de refletir e projetar situações futuras também.

É seguro?

É de extrema importância que todos os dados e informações colocados e extraídos do software sejam mantidos em sigilo e em local seguro. Portanto, alinhe bem as expectativas junto ao provedor para que não haja futuras complicações.

Você ainda usa papel, caneta e Excel? Sua empresa pode estar ficando para trás...

A gestão financeira não é nenhum bicho de sete cabeças e, ao contrário, pode fornecer vantagens competitivas. Quem sabe ao acompanhar o dia a dia financeiro da empresa você não acabe descobrindo algumas oportunidades?

O gerenciamento financeiro em si é fundamental. Mesmo aquele feito com papel, caneta e Excel. Mas se você sente necessidade de ir além do clássico trio, nós podemos ajudar. Compartilhe sua dúvida nos comentários!

Nós estamos à disposição.


banner-blog-ebook-captação
Fique atualizado!
Gostaria de receber mais dicas no seu e-mail?

7 comentários para “Você ainda usa papel, caneta e Excel? Sua empresa pode estar ficando para trás…”

  1. filipy

    Na minha empresa ainda se usa muito o excel, mas qual programa mais adequado, para o gerenciamento dos gastos, sendo que trabalhamos com obras no setor elétrico (construção de subestações, linhas de transmissão), e na maior parte só compramos e gastamos com alugueis, vendendo apenas o serviço, qual seria a melhor opção de software para gerenciar esse financeiro? Sendo que somos uma empresa de pequeno/médio porte.

    Responder
    • Granatum

      Obrigado por comentar em nosso blog!

      Hoje temos uma opção para gerenciar o financeiro de pequenas empresas como a sua, o http://www.granatum.com.br. Ele é simples de usar e fácil de aprender e se encaixa perfeitamente no seu modelo de prestação de serviços com obras.

      Um abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.